Skip to Content

História do Fórum Metropolitano

O Fórum Metropolitano de EJA da Região Metropolitana de BH – Fórum METRÔ é um movimento construído com diversos segmentos da sociedade, entre eles: Universidades, Sistema "S", Movimentos sociais e ONGs, Sindicatos, Administrações Públicas.

O objetivo desse movimento é discutir, avaliar e propor políticas públicas para a EJA, em níveis federal, estadual e municipal. Enquanto tal, o movimento caracteriza-se pela sua dimensão plural, apartidária e democrática, não circunscrito a nenhum grupo específico, mas comprometido com a luta pela efetivação do direito constitucional de "educação para todos" e com a transformação da realidade social.

O Fórum METRÔ também objetiva contribuir na discussão sobre a "configuração" da EJA na atualidade: para além de "ensino compensatório" ou "supletivo": essa modalidade educativa tem especificidades próprias consolidadas, tanto no campo teórico, quanto no campo de regulamentação legal, concretizando-se também em espaços e tempos diferentes à lógica escolar formal.

Esse movimento iniciou–se em Minas Gerais, no ano de 1999, a partir de alguns encontros sobre a EJA que já vinham acontecendo em outras partes no Brasil e tem sua origem nos movimentos em defesa da Educação Popular. Desde esse período, o Fórum Mineiro de EJA, vem realizando um grande trabalho de mobilização, intervenção e socialização dessa modalidade educativa.

Muita paixão, estudos e concepção política regados a alguma teimosia e a enorme utopia de que ‘um outro mundo é possível, urgente e necessário’ tem nos mantido nessa desafiante estrada de idas e vindas que contabilizam muitas dúvidas e uma única certeza:Educação de Jovens e Adultos é direito que foi negado e que, enquanto ação afirmativa, deve ser resgatado.  Atualmente, totalizamos dez fóruns regionais, a saber: Fórum do Leste, Fórum do Oeste, Fórum da Zona da Mata, Fórum dos Inconfidentes, Fórum do Norte de Minas, Fórum "A caminho do mar", Fórum dos "Campos das Vertentes", Fórum do Sudeste, Fórum Centro-Oeste Mineiro e Fórum da Região Metropolitana de BH.

O Fórum METRÔ surge nesse contexto para discutir, trocar experiências, socializar informações sobre a EJA a partir das especificidades, diferenças e semelhanças vividas nos municípios da Região Metropolitana. 

Atualmente, algumas cidades da região metropolitana de BH vêm participando do Fórum Metropolitano, através de seus segmentos que militam, fazem a EJA. Entre elas estão Belo Horizonte, Betim, Contagem,  Itabira, Juatuba, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano.

Nossos encontros ocorrem na última sexta-feira do mês, bimestralmente. Temos um grupo articulador, encarregado de organizar e pensar politicamente esses encontros – GRUAR. Esse grupo se reúne toda primeira quinta-feira de cada mês.