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REUNIÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MATO GROSSO DO SUL (FEJA/MS)

Participantes da Reunião

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS DE MATO GROSSO DO SUL (FEJA/MS)

No dia 11 de fevereiro de 2021 (quinta-feira), às 19 horas (horário de MS), foi realizada via google meet, a primeira reunião do FEJA/MS em atenção à necessidade de planejamento, organização e construção do V EREJA, cuja realização prevista para o mês de outubro de 2021, está sob responsabilidade do FEJA/MS. Participaram desta reunião:
Lucilene Paniago, Joana Durbem, Augusto Teixeira (Nova Andradina), Victor Areco, Madalena Pereira da Silva, Liliam Cristina Caldeira e Dayana de Oliveira Arruda.
Os apontamentos desta reunião tiveram como base, o documento (memória) da reunião regional (Centro Oeste) realizada no dia 15 de janeiro de 2021, que contou com a participação da Coordenação do FEJA/MS, sob responsabilidade de Lucilene Paniago e Joana Durbem; o mencionado documento que relaciona pontos desta reunião regional, foi disponibilizado via aplicativo de mensagens a todos os participantes da agenda virtual que trata este registro (reunião do FEJA/MS de 11 de fevereiro de 2021).
Pela extensão dos apontamentos e questões levantadas por todos os participantes ao longo de quase 3 horas de reunião, considerando os efeitos deste registro enquanto memória da mesma (e não como ata propriamente dita) e ainda, dada a necessidade de síntese que evidencie os encaminhamentos propostos, relacionamos em sequência, em forma de tópicos, o que segue: 1. Destaques das participações/colaborações; 2. Articulações gerais necessárias no âmbito do FEJA/MS e por fim, 3. Encaminhamentos.

1 DESTAQUES DAS PARTICIPAÇÕES/COLABORAÇÕES

• Lucilene e Joana ressaltaram a importância da participação e da responsabilidade de cada um dos presentes na reunião, na organização do V EREJA, desta vez aos cuidados do FEJA/MS; evento em cuja programação imperam orientações e anseios de âmbito nacional e regional, para que sejam efetivamente contempladas na programação e por intermédio das abordagens e temáticas a serem discutidas no EREJA, celebrações, manifestações e/ou abordagens acerca do centenário de Paulo Freire;
• Apresentação de alguns dados estatísticos (Pesquisa Pnad Contínua Educação/2019), com destaque aos 11 milhões de pessoas acima dos 15 anos não alfabetizadas, entre outros subsídios de enorme importância no contexto atual, no intuito de fundamentar a responsabilidade do FEJA/MS para com o público da EJA, sobretudo no que tange às questões e exigências do mercado de trabalho (empregabilidade e renda);
• Como estão os sujeitos da EJA no contexto da pandemia? Entraves e dificuldades relacionadas às condições de vida dos sujeitos da EJA, potencializados pelas estratégias de proteção e cuidado impostas pela pandemia, sobretudo no que diz respeito à interrupção das atividades escolares; ausência de recursos tecnológicos e demais condições sociais, culturais e econômicas de muitos destes sujeitos da EJA, para prosseguir os estudos de forma remota; abandono ou desistência (novamente) de seus respectivos processos de escolarização, entre múltiplos fatores e justificativas, em razão de problemáticas atreladas à necessidade de sustento e sobrevivência de si mesmo e família, de modo que tais sujeitos optem sempre pelo trabalho em detrimento da escola; fechamento expressivo de salas e escolas que ofertavam EJA em Campo Grande e municípios do interior do estado, com destaque ao segundo semestre de 2019 em diante (situação recorrente que segue reforçando o desprestígio e a marginalização da EJA no âmbito das políticas educacionais);
• Aprofundamento de desigualdades sociais, econômicas e culturais em função da pandemia, de modo que no grupo dos mais afetados no campo da escolarização, estão os sujeitos/estudantes da EJA;
• De encontro às problematizações e questionamentos referentes às conjecturas potencializadas pela pandemia, Joana ressalta a realização (em andamento) de uma pesquisa que propõe um panorama a respeito das condições mencionadas (dificuldades de permanência nos estudos e outras relacionadas) de estudantes da EJA no contexto da pandemia;
• O Professor Augusto Teixeira (Nova Andradina) aborda as dificuldades de permanência da educação escolar direcionada ao público da EJA nas circunstâncias atuais: evasão, abandono da escola no meio do caminho, incertezas.
Ressalta que o Município tem buscado orientações para o chamamento do público da EJA, por intermédio da flexibilização de suas práticas, já que o ensino remoto não se concretizou como viável e acessível para este público;
• Risco de pequena participação dos sujeitos da EJA no EREJA em face dos últimos acontecimentos e imposições ainda atreladas à pandemia e à desistência (por parte destes sujeitos) dos estudos, da escola, das relações estabelecidas neste meio, interrompidas sem previsão de retorno como antes;
• Sobre “o que” apresentar no EREJA em meio a tantos questionamentos: é importante apresentar a realidade da EJA diante dos retrocessos que vem sofrendo sobretudo em relação à sua oferta, antes mesmo da pandemia, cuja síntese é o fechamento de escolas e salas de EJA, fazendo com que o estudante desta modalidade de ensino, não se disponha a frequentar qualquer escola distante de sua residência, ou ainda do itinerário que o leva de casa ao trabalho, e desse modo, desista dos estudos de forma temporária (mais uma vez) ou desta vez, como caminho sem volta.

2 ARTICULAÇÕES GERAIS NECESSÁRIAS NO ÂMBITO DO FEJA/MS

• Treinamento, reestruturação e migração do Portal dos Fóruns de EJA, na internet;
• Proposta de alimentar o Portal do FEJA/MS com pesquisas/trabalhos concluídos e ainda, artigos e outras formas de textos e conteúdos que discutam e reafirmem a importância da EJA;
• Articulação dos Fóruns de EJA com os Sindicatos como a FETEMS e ACP, bem como demais parcerias institucionais ou não, no intuito de fortalecer suas ações;
• Repensar e redesenhar as discussões e ações do FEJA/MS;
• Urgência de repensar a EJA em relação ao momento estritamente atípico em que estamos vivendo; necessidade de levantamento, bem como mapeamento estratégico e sistemático de dados e informações a respeito da EJA como um todo, que possam fundamentar e corroborar as ações e demais contribuições do Fórum enquanto movimento coletivo em prol das políticas e práticas efetivas da EJA, como parte intrínseca de suas estratégias;
• Necessidade de ações integradas com a assistência social, para que seja possível alcançar os grupos e sujeitos mais vulneráveis, considerando a rede de conhecimentos e práticas que podem vincular e estreitar dinâmicas concretas entre os campos da educação e do serviço social.

3 ENCAMINHAMENTOS

EVENTO DE ÂMBITO ESTADUAL ANTES DO EREJA: discutir proposta de título e ementa do evento, tendo como foco o centenário de Paulo Freire e suas contribuições essenciais às práticas educativas da EJA;
• Evento base e neste sentido, preparatório, “ponta pé” para mobilizar, trazer ânimo e motivar a comunidade escolar (professores e estudantes da EJA, sujeitos e grupos vinculados a organismos da sociedade) a participar do EREJA;
• Evento a ser realizado no prazo máximo de 30 a 45 dias contados a partir de hoje (11/02/2021); será realizado contato, convite e articulações com a pesquisadora Anelise para participar e colaborar com a fala principal (aberta a discussões e interações possíveis pelas condições do ambiente virtual) a respeito da centralidade de Paulo Freire nas práticas da EJA;
• Contar com apoio e articulações possíveis da Undime;
• Augusto Teixeira se comprometeu a mobilizar a comunidade escolar de Nova Andradina a participar.
V EREJA: proposta de evento em formato remoto pela utilização dos recursos do youtube e do google meet, com destaque à participação efetiva dos educandos da EJA (pensar e mobilizar estratégias para que participem);
• Quanto ao tema e enfoques que irão mobilizar e fundamenta a elaboração da programação, sugestões e propostas deverão ser enviadas no grupo específico de articulação do EREJA, via aplicativo de mensagens (whats app), para que possam ser sistematizadas pela Coordenação do FEJA/MS, e então, socializadas em reunião regional (Centro Oeste);
• Estabelecer contato com os professores para acessar os estudantes da EJA em suas mais distintas realidades e circunstâncias no momento atual;
• Proposta de constituir grupos de estudos que envolvam para além da própria formação no âmbito do FEJA/MS, estudantes e professores da EJA.