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EJA NO CURRÍCULO DA UFPA

A EJA é um programa de ensino que foi designado para proporcionar oportunidade a pessoas que, de alguma forma, não tiveram acesso a escola, ou se tiveram, por algum motivo não concluíram o ensino básico. A finalidade é diminuir a taxa de analfabetismo no Brasil e em outros países que possuem esse programa de ensino.
Na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Bragança, o processo de ensino voltado a esta modalidade educacional está integralmente inserido nos currículos das licenciaturas, onde existe uma grade que permite a inserção dos graduandos nas escolas municipais e estaduais, ou seja, nos currículos da UFPA a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos de EJA (FTM de EJA) com carga horária de 75h, tem como principal objetivo fazer o discente conhecer e compreender o histórico, os métodos e as práticas da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, preparando-o à verificação in loco dos assuntos apresentados em sala de aula, dando suporte para o futuro estágio.
Outra disciplina importante na grade curricular da UFPA é o Estágio Supervisionado na EJA, que objetiva desenvolver reflexões teórico-práticas sobre as experiências educativas realizadas na EJA nas séries iniciais do Ensino Fundamental, além de articular estágio e pesquisa como estratégia metodológica para a investigação das práticas pedagógicas e da realidade vivenciada no cotidiano das turmas de EJA e programar um plano de trabalho que intervenha no cotidiano escolar e possa contribuir no processo desenvolvido na EJA.

            A partir desse contexto foram desenvolvidos alguns trabalhos nas escolas do município de Bragança pelas turmas de Pedagogia (2009 regular) e Pedagogia (2009 intervalar) que estaremos divulgando em breve.