Skip to Content

XL Encontro Estadual do Fórum de EJA da Paraíba

Informamos que no dia 18 de agosto de 2012, será realizado o XL Encontro Estadual do Fórum de EJA da Paraíba.

Este evento acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, situado na Av. 1° de Maio, 720 - Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa/PB.

Com o tema central  "A formação do educador da EJA: o que e como temos feito" , o encontro objetiva, do ponto de vista teórico, refletir sobre a importância da formação do educador da EJA e do ponto de vista prático, apresentar um panorama sobre o que e como esta formação vem se constituindo em nosso Estado, sob diversos olhares.

A programação constará de uma mesa dialógica no turno da manhã, e a realização de oficinas no período da tarde.

 

Mesa dialógica:

·         Galdino Toscano de Brito Filho (Coord. Curso de Pedagogia/UFPB)

·         Laura Maria de Farias Brito (Profa. UFPB)

·         Cláudia Costa Duarte (SEE/GEEJA/PB)

·         Cidilene César de Andrade (SEDEC/JP)

·         Vanilda Ferreira Lopes (UVA)

·         Salete Van der Poel (RELEJA)

·         Maria José N Moura Araújo (Projeto Escola Zé Peão)


Oficinas:

REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO - EDITAL – 2011

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

 

REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO

EDITAL – 2011

A Comissão Editorial da Revista Temas em Educação (ISSN 0104-2777) está recebendo artigos, resenhas, memórias científicas originais para os próximos números (1 e 2) referentes ao volume 20, ano base 2011. A Revista encontra-se no Qualis e publica trabalhos sobre as mais variadas questões educacionais.

Os textos deverão ser encaminhados em duas cópias impressas e em CD-ROM até o dia 15 de outubro do corrente ano, respeitando as normas editoriais da Revista que encontram-se abaixo deste Edital ou na secretaria da Revista.

Os originais devem ser encaminhados pelos correios abaixo indicado:

 

TEMAS EM EDUCAÇÃO

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Centro de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Campus Universitário 58059-900 – João Pessoa – PB - Brasil

Fone: 083- 32167702 Fax:

 

João Pessoa, 01 de setembro de 2011.

 

Maiores informações, acessem: http://www.ce.ufpb.br/ppge/selecao2012/EDITALRevistaTemas.pdf

 

A EJA no XX Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste (EPENN)

Acontece em Manaus/Am, de 23 a 26 do corrente mês,  o XX Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste (EPENN), abordando o tema “Educação, culturas e diversidades”. A educação de jovens e adultos tem lugar garantido no evento, exemplo disso é o Grupo de Trabalho (GT 18). Neste ano, o GT aprovou 61 trabalhos para serem apresentados. Trabalhos acadêmicos que versaram sobre a EJA e suas diferentes interfaces: avaliação da aprendizagem, aprendizagem significativa, currículo escolar, livro didático, política pública, gestão escolar, formação do educador, práticas pedagógicas, ensino de língua portuguesa, Matemática, educação do campo, movimentos sociais, gênero, cidadania, multiculturalismo, etnia, dentre outras questões. O evento é uma promoção da ANPED Regional, tendo como organizador os Programas de Pós-graduação do Norte e Nordeste e, em especial, do Programa de Pós-graduação e Educação da Universidade Federal do Amazonas.

XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA/Salvador-Ba

O Fórum de EJA da Bahia irá sediar o XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA que acontecerá em Salvador/BA, de 20 à 23 de setembro de 2011, tendo em vista discutir o cenário da educação de jovens e adultos pós CONFINTEA VI, no momento da instituição do Plano Nacional de Educação (PNE)  - 2011 a 2012  -, identificando os avanços, desafios e estratégias de luta para construir coletivamente ações que resultem em uma efetiva participação dos Fóruns de EJA do Brasil nas políticas públicas, no sentido de consolidar o direito e reconfigurar  o campo da EJA à Educação Popular através da discussão colegiada. Espera-se uma participação de 600 delegados, sendo 20 de cada unidade da federação, que serão hospedados um mesmo hotel. Os delegados deverão ser eleitos pelos fóruns. O translado de todos os delegados do Aeroporto/ Hotel e Hotel / Aeroporto estará garantido, no aguardo da organização dos horários considerando chegada a Salvador a ida ao estado de origem. O translado de palestrantes também.

Para outras informações, acessem: http://forumeja.org.br/ba/

SEMINÁRIOS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE EJA

Acessem os livros dos Seminários de Formação de Educadores de EJA disponíveis na página do Fórum Nacional de educação de Jovens e Adultos. Como é de conhecimento dos que militam, ensinam, pesquisam ou atuam no campo da gestão da EJA, a Formação de Educadores de EJA tem sido um tema que em pautado a agenda da educação brasileira, como uma das necessidades urgentes da EJA em nosso país, no âmbito das práticas educativas escolares ou não. 

O fato é que o direito público subjetivo de jovens e adultos à escolarização, à alfabetização, à profissionalização, à cultura e à formação política exige um educador capaz de manejar as ferramentas e estratégias teórico-metodológicas adequadas às particularidades dos múltiplos sujeitos da EJA. 

Nesse sentido, os Seminários de Nacionais de Formação de Educadores de EJA têm contribuído significativamente para ampliar o entendimento da questão e das propostas de melhoria do pensar-fazer dos educadores que atuam ou pretendem atuar na EJA, assim como de apresentar um horizonte profícuo de ação para gestores e pesquisadores da área.

I Seminário: Belo Horizonte/MG

http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf

II seminário: Goiânia/GO

Conteúdo sindicalizado