Skip to Content

Relatório das Plenárias 10/07/2008

MEMÓRIA DA REUNIÃO PLENÁRIA
Data: 10/07/2008 das 9h30min às 12h
Local: Salão Nobre da APP Sindicato – Edifício ASA, 14º andar – Praça Osório – Curitiba/PR
Pauta
Apresentou-se a seguinte pauta para a Plenária:
·          Informes
·         Convite ao Conselho Estadual de Educação para debater as ofertas de EJA vigentes no PR e a Avaliação da Proposta de EJA da SEED.
·         X ENEJA - demandas (http://forumeja.org.br/rj/).
·         Apoio a Carta do Fórum Paulista (abaixo).
·         Apoio e/ou adesão a Moção dos Fóruns de EJA do Brasil a VI CONFINTEA – http://forumeja.org.br/files/mocao.pdf
·         CNAEJA - Ciência ao relatório Reunião de 16 e 17 de junho de 2008, http://forumeja.org.br/files/cnaeja.pdf
·         Relato sobre as tentativas de agendamentos com a SEED.

 

Próximas reuniões da Plenária e proposta de Pauta
 
 

 

PARTICIPANTES
NOME
INSTITUIÇÃO
E-MAIL / TELEFONE
1.         Ilza Maria C. Novacki
Prefeitura Municipal de Curitiba
(41)3350-3020
2.        Jane Grazia Dacorso
Base Livros Didáticos Ltda.
(41) 3018-7946 / 9908-5787
3.        Elaine Locoman
CAJAI/SEED
(41)3340-8422
4.        Luciana Trevisan Bronislawski
CEJA/SEED
(41)3340-1730
5.        José Domingos da Silva
(Zequinha)
Movimento Negro
(41)9687-5569
6.        Rosangela Gonçalves de Oliveira
UTFPR PROEJA Curitiba
(41)8426-6601
7.        Arnaldo Vicente
CEE-PR
(43)3304-1617 / 9987-7581
8.        Edmilson Feliciano Leite
APP Sindicato Curitiba
(41) 3026-9843 / 9207-7965
9.        Andrea de Lima Kravetz
CEJA/SEED
(41)3340-1734
10.     Janeslei Albuquerque
APP-SINDICATO
(41)3026-9843
11.     Jane Marcia M. Arruda
APP-SIND – MOV.NEGRO
(41)3367-2695 / 9604-7850
12.     Wagner R. Amaral
Paraná Alfabetizado

 
Assuntos tratados
Abertura da Plenária:
Rosangela (UTFPR PROEJA Curitiba) - inicia a reunião dando as boas vindas a todos e dá início a apresentação dos participantes e apresenta a pauta.
Informes:
Edmilson (APP Sindicato Curitiba) destaca a importância dos 6 anos de caminhada do Fórum Paranaense e explicitando a característica do mesmo como um espaço político de debate com as várias instituições que discutem a EJA em discussões, reflexões e construções coletivas.
Na seqüência fez a leitura da pauta e apresentou alguns informes:
  1. APP-Sindicato foi convidada para participar de uma comissão que vai estudar a forma de ingresso e contratação de um profissional por instituição na atuação do sistema prisional. E a pergunta é: Como o Fórum poderá contribuir?
  2. Tentativas de agendamento (abril e junho de 2008) de reunião com o Sr. Secretário da Educação do Estado do Paraná;
  3. Retomou o convite para o SESI para o que o mesmo apresente a proposta já aprovada pelo CEE para o Fórum. Marcar a reunião com a SEED inserindo a proposta pedagógica.
  4. Definição de vagas para o X ENEJA no Rio de Janeiro;
  5. Moção à presença e participação dos Fóruns de EJA do Brasil à CONFINTEA;
  6. Apoio à Carta do Fórum Paulista;
  7. Informes da APP.
  8. Janislei ausente devido à saúde, mas poderá vir mais tarde.
  9. Jane Marcia ausente devido ao fechamento de notas na escola.
Conselheiro Arnaldo (CEE) – fez um relato histórico sobre a EJA no Paraná, tomando como base as Deliberações n° 08/2000 e n° 06/2005, os Pareceres nº 90/08 e nº 174/08. Reafirmou o desafio da construção de uma política para a EJA com qualidade de oferta a esse público.
Também justificou a ausência do Prof. Romeu – Presidente do Conselho – o qual já tinha um agendamento de outra reunião na mesma data.
Profa. Andréa (CEJA/SEED) - Coordenadora da EJA na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, reiterou as informações trazidas pelo Conselheiro Arnaldo no que se refere ao histórico por ele apresentado.
Situou o Fórum sobre a organização da comissão que estudará a Resolução para seleção de profissionais que atuarão no sistema prisional.
Apresentou como vem sendo realizado o processo de Avaliação da Proposta Pedagógico-Curricular da EJA pela SEED, o caminho percorrido até agora e as ações que ainda serão realizadas para esse fim. Encaminhará os dados obtidos para o Fórum a fim de que este tome conhecimento e possa ponderar os resultados.
Informou que a Roseane Araújo não vai mais fazer parte da Secretaria Executiva do Fórum; a SEED não pode mais assumir as questões burocráticas (memórias das plenárias, expedir comunicados e convocatórias para as reuniões e outras funções afins). Por outro lado, na medida do possível, propôs dividir as tarefas.
Como o Fórum protocolou um agendamento de reunião diretamente no Gabinete do Secretário de Educação, sugeriu que esse agendamento fosse retomado e que as questões sobre a Avaliação da Proposta Pedagógico-Curricular da EJA deveriam entrar na pauta dessa reunião.
José Domingos (Movimento Negro) – relatou que participou ativamente do processo avaliativo na Escola em que trabalha. Quando Zequinha apresentou-se informou que tem observado que em algumas escolas a proposta da EJA não é bem recebida pelos gestores, pois sentem como imposição da SEED.
Edmilson (APP Sindicato Curitiba) O papel do Fórum é muito importante, porque agrega instituições públicas e privadas. Diz que o Fórum está se sentindo carente destas manifestações. Há dois anos tem observado um esfacelamento das discussões e da abertura que o Fórum tinha com a SEED, num diálogo próximo. Por que se vê afastado? O 1º nó que se formou foi a não presença deste ente social na comissão de avaliação da proposta da EJA; então reafirma que o Fórum deve participar desse processo a fim de trazer um olhar externo sobre os dados, de modo a contribuir na revelação de resultados, favoráveis ou não, que podem transformar a proposta, mantê-la, mudá-la ou adequá-la se necessário. Pontuou que os debates que tratam da EJA estão acontecendo individualmente e não estão contando com as contribuições do Fórum (ex. Proeja). Propõe um encontro estadual do Fórum, até setembro, para discutir estas questões sobre a Avaliação da Proposta Pedagógico-curricular da EJA (carga horária, idade de matrícula, determinações do CEE, e outras).
Retomada a pauta, todos apoiaram a presença e participação dos Fóruns à CONFINTEA e o apoio à Carta Paulista.
Passou-se então à distribuição das vagas para o ENEJA 2008 ficando definido que 60% das vagas serão para a Sociedade Civil e 40% das vagas para o Estado e Municípios.
Ficou determinado entre os participantes da reunião que as instituições têm autonomia para definir os representantes (Delegados) e que uma vaga do setor empresarial migrou para o Conselho Estadual de Educação.
Por fim, a representante da APP Sindicato, Janislei, compareceu a reunião e fez os informes das últimas conquistas da categoria.
Encaminhamentos
vRosângela fará as inscrições dos delegados para o X ENENJA
 
 
 
 
 
 
 
Secretaria Executiva do Fórum Paranaense de EJA