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Fórum EJA - Agosto 2015

Como informado anteriormente, a reunião de agosto do Fórum EJA do Rio de Janeiro será realizada dia 31/08/15 no auditório da UERJ e terá como tema "Conversas sobre a Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos". Contamos com a sua participação! Para maiores informações consulte o anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Agosto 2015

A reunião de agosto do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro foi transferida para o dia 31/08/2015 na UERJ e terá como tema: "Conversas sobre a Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos". Em breve encaminhamos a programação. Participem!

Proposta preliminar de implementação do projeto Pátria Educadora

A Secretaria de Assuntos Estratégicos tem formulado propostas para implementar o projeto da Pátria Educadora, ainda em versão preliminar e para a estruturação do Sistema Nacional de Educação e organização do federalismo cooperativo. Como tal processo pode impactar sobremaneira as políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos no país, achamos importante a publicização desse documento e seu debate. Para consultar o documento na íntegra consulte o anexo.

Carta aos deputados federais - Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal

A Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal propõe a seus colaboradores que enviem uma carta para os deputados federais para que estes se posicionem contra a redução da maioridade penal. Para ter acesso aos emails dos deputados e à carta na íntegra clique aqui.

Seminário "A afetividade na educação"

O SIC/AIACOM realizará no dia 22 de junho o Seminário Aberto "A afetividade na educação" no Espaço Cultural Santo Agostinho, às 14h. Professores, educadores sociais e estudantes estão convidados para participar do evento, que contará com mesas sobre EJA. Consulte os anexos para maiores informações sobre o seminário e sua programação.

Fórum EJA RJ - Edição Junho 2015

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do mês de Junho será realizado no próximo dia 15 e terá como objetivo discutir a construção e deliberações dos Planos Municipais de Educação.

Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal

Eu sou contra a redução da idade penal

A Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal divulgou uma carta para mobilizar os defensores dos direitos das crianças e adolescentes nas redes sociais na luta contra a redução da idade penal e o aumento no período de internação. Para ler a carta na íntegra clique aqui.

 

Livro: Políticas e práticas de EJA em Caxias do Sul: dimensões históricas e culturais

Recentemente o projeto "Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea", da Universidade de Caxias de Sul, produziu o livro "Políticas e práticas de EJA em Caxias do Sul: dimensões históricas e culturais". O livro se encontra disponível em anexo para download, assim como outras publicações do projeto.

Medalha Paulo Freire - 2015

Em breve estarão abertas as inscrições para a concessão da Medalha Paulo Freire, que tem como objetivo reconhecer e estimular experiências relevantes para a educação de jovens e adultos. Elas poderão ser realizadas de 10 de julho a 31 de agosto de 2015. Para mais informações consulte os anexos.

Encontro Fluminense de Educação Física Escolar

Estamos divulgando o Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto de 2015. Para maiores informações consulte os anexos.

Fotos do V SNF

O V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos ocorreu entre os dias 13 e 15 de maio em Campinas (SP), com o tema "Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da educação popular". As fotos deste evento estão disponíveis em anexo.

Memória do III EREJA - 2015

O III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da região Sudeste foi realizado entre os dias 30 de abril e 02 de maio de 2015 em Angra dos Reis, RJ. Disponibilizamos, para recordar e informar, alguns materias e registros do evento, que teve como tema "O PNE e as políticas locais: desafios e lutas da EJA no novo cenário político".

Fórum EJA RJ - Edição Maio 2015

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do mês de Maio será no próximo dia 18 e terá como principal objetivo fazer um balanço das discussões e deliberações do III EREJA e do V SNF. 

III Encontro Regional dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos da Região Sudeste

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Angra dos Reis, de 30 de Abril à 2 de Maio de 2015

Tema: "O PNE E AS POLÍTICAS LOCAIS: DESAFIOS E LUTAS DA EJA NO NOVO CENÁRIO POLÍTICO"

 

Fórum EJA RJ - Edição Abril 2015

No mês de abril não haverá o Fórum de Educação de Jovens e Adultos, devido à realização do III EREJA na cidade de Angra dos Reis, de 30/04 à 02/05. Desde já informamos as datas dos encontros seguintes: 18/05 e 22/06. Ambos ocorrerão na UERJ, às 14h. Mais adiante disponibilizaremos o folder.

 
Esperamos você!

Fórum EJA-RJ edição de novembro

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos de novembro abordará o processo de  construção dos Planos Estadual e Municipais de Educação a luz do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), como o grande desafio  de se preparar um plano constitucional e articulador do Sistema Nacional de Educação. 
Além disso realizaremos a avaliação dos fóruns realizados em 2014 e indicações de temas a serem abordados nos Fóruns de EJA em 2015.

VIII Encontro de Alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Estamos estudando para nos prepararmos para as diversidades de nosso cotidiano. Desde o momento que reiniciamos nosso estudo no PEJA, reaprendemos a sonhar um futuro melhor: ter profissão, fazer faculdade, ajudar nossos filhos nos estudos, fazer concurso público, enfim, ter uma vida com mais conforto.

 

Se o povo se unir, as coisas vão melhorar.

Todos em seus bairros deveriam participar de reuniões, com representantes das Regiões Administrativas, para juntos buscar soluções para os problemas que dificultam a relação entre ambiente e vida saudável.

 

É tempo de mudanças e conquistas!

A consciência de que precisamos lutar pelo direito a um ambiente e a uma vida saudáveis começa em nossa casa. A família tem o dever de preparar seus filhos e descendentes, ensinando-lhes valores e cidadania, considerando o fato de que qualquer um de nós pode ser vítima de uma sociedade cruel que seleciona, exclui e discrimina.

 

O PEJA acolhe o verdadeiro retrato da diversidade desse país.

Existe uma grande diversidade no Brasil e ela está presente na maneira de pensar, no tipo de convivência, na capacidade de lidar com várias situações do cotidiano. São adolescentes, jovens, adultos e idosos, brancos, negros, índios e pardos, “doces como rapadura” ou “temperados com dendê”, acanhados com “uai!” ou encantados com samba no pé ou no batidão do funk... É o Brasil e, às vezes, até o mundo, convivendo, trocando e aprendendo.

 

Educação em Rede

VII Encontro de Alunos da Educação de Jovens e Adultos – Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

EDUCAR PARA AS DIVERSIDADES CONTRA AS DESIGUALDADES

Primavera de 2012

Esse texto foi produzido juntando fragmentos dos textos coletivos que cada escola do PEJA escreveu explicando como elas educam para as diversidades contra as desigualdades.

 

 

“É na diversidade que se constrói a unidade.”

Somos diferentes. Diferentes mas iguais. Iguais no ciclo da vida. Somos iguais nas nossas dores. Iguais nas nossas alegrias. Somos cidadãos, temos direitos e deveres iguais. No entanto, há intolerância para aqueles que fogem de um padrão que o mundo estabelece. Vivemos num mundo desigual.

Nós somos um saquinho de retalhos que vem de todo o país, formando uma colcha linda, de diversas cores e formas. Por isso é que somos iguais, retalhos do mesmo saco.

Quando a gente pensa nesse lance de diversidade, logo pensamos no povo lá do Norte. A favela está cheia de gente de lá.  Aqui mesmo na escola temos muitos. Viemos para trabalhar e ganhar mais dinheiro, porque a vida lá no Norte é muito dura, mas aqui não é diferente. Dizemos que queremos voltar, mas o dinheiro nunca dá. E ainda temos  que ouvir as piadas do pessoal na favela e até aqui na escola, que nos chamam de cabeça chata.

       Na verdade, homens e mulheres, jovens ou idosos estão expostos a todo tipo de violência física, mental e econômica sendo que esta última agrava todos os outros problemas, pois sem dinheiro a alimentação é ruim, a saúde é prejudicada e a vida fica em preto e branco.

Metodologia de construção do texto coletivo do Encontro de Alunos da EJA Rio

As escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (EJA Rio) realiza anualmente a construção de um texto coletivo que no “Encontro de Alunos

O processo de construção desse texto coletivo acontece da seguinte forma:

1)No início do ano a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) envia para as escolas um tema para promover uma articulação do trabalho a ser desenvolvido.

 2) A GEJA oferece para as escolas materiais para  subsidiar o trabalho sobre a temática proposta. Esse apoio político pedagógico ocorre também por meio de reuniões e encontros de estudos que acontecem ao longo do ano. Nesse contexto são realizadas oficiinas nas quais os Professores Orientadores, Coordenadores Pedagógicos das escolas e profissionais das CRE utilizam a metodologia de construção do “Discurso do Sujeito Coletivo” (Lefévre) na produção de textos.

3)Durante o ano as escolas desenvolvem o tema com toda a comunidade escolar.

4)Próximo ao dia do “Encontro de Alunos da EJA Rio” cada escola, utilizando metodologia de construção do “Discurso do Sujeito Coletivo”, constrói um texto de uma página. Em cada CRE é realizada uma reunião dos alunos  representantes das escolas do território para que esses, a partir é produzido pelas, construa o texto coletivo regional. Com base nessa metodologia á produzido o texto coletivo final que é apresentado “Encontro de Alunos da EJA Rio”.

Fórum EJA-RJ edição de outubro

Mais uma vez estaremos promovendo o encontro com os profissionais de todo o estado. Para mais informações, veja o cartaz anexo.

Chamada para o 13º Curso de Extensão: "Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos"

Estão abertas as inscrições para o  13º  Curso de Extensão: "Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos".

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS: É PRECISO APERFEIÇOAR O RELATÓRIO DO PNE PARA GARANTIR UM PLANO CAPAZ DE CONSAGRAR O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Brasil, 31 de março de 2014.

Com o intuito de garantir um Plano Nacional de Educação (PNE) capaz de colaborar decisivamente com a consagração do direito à educação pública de qualidade, as entidades e os movimentos educacionais signatários solicitam às deputadas e aos deputados federais que compõem a Comissão Especial do PL 8035/ 2010 o destaque a três pontos do relatório do Dep. Angelo Vanhoni (PT-PR).

Mesmo afirmando que na Meta 20 do PNE o investimento público será em educação pública, ao incorporar proposta do Senado Federal na forma do parágrafo 4º ao Art. 5º, o relatório do Dep. Vanhoni  acaba por estabelecer uma nova maneira de contabilizar o investimento em políticas públicas educacionais.

Para considerar na contabilização da Meta 20 do PNE (10% do PIB para educação pública) programas como Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), ProUni (Programa Universidade para Todos), Ciências Sem Fronteiras e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), além de matrículas em creches e pré-escolas conveniadas, o relator absorve um dispositivo que pode levar à falta de garantia da expansão da educação pública nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Datas dos encontros do Fórum em 2014

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Seguem abaixo as datas em que o Fórum se reunirá no ano de 2014. Conforme as datas forem se aproximando lembraremos pelo e-mail do Fórum.

17 de março
14 de abril (antecipado devido ao feriado)
19 de maio
09 de junho (cancelado devido a copa)
21 de julho ( a confirmar)
18 de agosto
15 de setembro
20 de outubro
17 de novembro

Programa Brasil Alfabetizado 2014

Encontram-se abertas, de 05 a 07 de fevereiro de 2014, as inscrições para alfabetizadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado. Maiores informações vide anexo.

Brasil é o 8º colocado no índice de adultos analfabetos segundo a UNESCO

Brasil não deve cumprir meta contra analfabetismo
29/01/20140 - 8h14
São Paulo - O Brasil tem 13,9 milhões de analfabetos adultos, segundo levantamento feito entre 2005 e 2011 pela Unesco, no Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, que será divulgado nesta quarta-feira, 29. O número é maior do que a população de São Paulo, 11,8 milhões, e de todo o Estado do Rio Grande do Sul, 11,1 milhões. O País está entre os dez que concentram a maior parte (72%, no total) do número de analfabetos adultos do mundo, que é de 774 milhões, junto com Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Nigéria, Etiópia e Egito.

CONAE 2014- Posicionamento Público

Brasil, 28 de janeiro de 2014.
 
 
POSICIONAMENTO PÚBLICO
Cancelar a Conae-2014 foi decisão arbitrária,
mas não desmobilizará a defesa de um PNE pra Valer!
 
 
 
A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, composta por centenas de entidades, movimentos e organizações de todas as regiões do país, repudia o cancelamento da etapa federal da Conferência Nacional de Educação de 2014 (Conae-2014), por decisão unilateral e arbitrária do Ministério da Educação (MEC).
 

Indicação de Pareceristas para o Programa Brasil Alfabetizado

Os Fóruns de EJA devem indicar pareceristas que serão encarregados de aplicar os 4 instrumentos de avaliação e construir relatórios para cada um deles e geral.
Para isso, todos os 98 pareceristas receberão formação coletiva para uniformizar a lógica com que atuarão na coleta dos dados e na elaboração dos relatórios e na inclusão dos dados no Sistema (SAE).
O processo geral de aplicação dos instrumentos será em março.
São 50% dos municípios que aderiram ao PBA em 2013 e a  intenção é uma radiografia do PBA.
Conteúdo sindicalizado