Skip to Content

Fórum EJA RJ - Edição Fevereiro 2016

No próximo dia 29 de fevereiro será realizada mais uma edição do Fórum EJA RJ. O Fórum será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ às 14h e terá como tema a Educação Especial. Para mais infomações consulte o folder em anexo.

Vagas para EJA no SESI

O SESI está disponibilizando gratuitamente vagas para a educação básica de jovens e adultos, que será distribuídas através de sorteio a ser realizado ainda este mês. As inscrições devem ser feitas até dia 21/01/2016. Para maiores informações consulte o site da FIRJAN e o cartaz em anexo.

Mudança de sala - Sessão extraordinária do Fórum

Informamos que a reunião extraordinária do Fórum EJA do Rio de Janeiro ocorrerá na sala 106 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, e não mais no Salão Nobre do mesmo. O endereço, dia e horário permanecem os mesmos.

Fórum EJA RJ - Sessão extraordinária

No dia 11 de janeiro será realizada uma sessão extraordinária do Fórum EJA do Rio de Janeiro para a discussão do documento preparatório para o CONFITEA +6. O encontro será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no Centro, às 14h. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

Relato da reunião com o Ministro Aluízio Mercadante

Em anexo se encontra o relato da reunião com o Ministro Aluízio Mercadante e representantes do MEC, da Anped, da CNAEJA e dos Fóruns EJA, realizada dia 07 de dezembro em Brasília.

Reunião do Colegiado

No próximo dia 03 de dezembro ocorrerá a Reunião ampliada do Colegiado do Fórum EJA RJ, onde será discutido o fechamento de escolas de EJA. A reunião será no CREJA, a partir de 13h. Para mais informações consulte o anexo.Você também pode participar enviando relatos de fechamento destas escolas para o email forumejarj@bol.com.br. Participe!

Memória ENEJA 2015

Já está disponível em nosso Portal a Memória do XIV ENEJA com as fotos do evento, que contou com 12 delegados do Estado do Rio de Janeiro. Para acessar clique aqui ou vá até o menu lateral. Em breve disponibilizaremos também o documento final, que está ainda em edição.

Projeto de Extensão “Educação e Saúde em Territórios da Periferia Urbana”

A Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e o Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde da UFRJ convidam para uma roda de conversa com a juventude de Manguinhos para falar sobre o desenvolvimento de um projeto coletivo para os jovens desta região. O encontro ocorrerá dia 12 de novembro às 14h no Centro de Referência da Juventude. Veja o convite em anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Novembro 2015

No próximo dia 16 de novembro haverá mais uma edição do Fórum EJA RJ, a última deste ano de 2015. O Fórum será realizado na UERJ às 13:30h e terá como tema a juventude negra. Para mais infomações consulte o folder em anexo.

Fechamento de turmas de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro

Temos recebido informes de que escolas da rede municipal estão encerrando a oferta de EJA para 2016. Nesse sentido, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos/RJ tem assumido essa pauta de luta, na tentativa de reverter o quadro e garantir a manutenção da oferta. Continue lendo...

Divulgação de documentos do Fórum Nacional de Educação

O Fórum Nacional de Educação divulgou a versão preliminar de documentos relativos às suas últimas ações, como o relatório síntese da reunião plenária do FNE, o resultado das avaliações do CONAE 2014, feitas pelos delegados presentes no evento, e o balanço das metas e estratégias definidos para o biênio 2015/2016. Consulte os documentos em anexo.

Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática

No próximo dia 12 de novembro ocorrerá o lançamento do livro "Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática" na livraria do Museu da República. Este livro reúne os textos de diversos educadores especializados nesta modalidade e é organizado por Jaqueline Luzia da Silva e Pedro Carlos Pereira. Para mais informações consulte o convite em anexo.

Portal divulga matéria sobre Base Nacional Curricular Comum

O portal De Olho nos Planos publicou recentemente uma matéria sobre a pouca participação da sociedade na elaboração da Base Nacional Curricular Comum, onde apresenta críticas sobre a forma como ela vem sendo construída. Para acessar a matéria clique aqui.

Portal CAQi e CAQ

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação está divulgando o Portal Custo Aluno-Qualidade Inicial e Custo Aluno-Qualidade (CAQi e CAQ) e seu personagem Zeca Tonho. Esta iniciativa traduz em valores o quanto o Brasil precisa investir por aluno ao ano, em cada etapa e modalidade da educação básica pública, para garantir, ao menos, um padrão mínimo de qualidade do ensino. Para saber mais acesse www.custoalunoqualidade.org.br.

Por uma Política e uma Secretaria Nacional de Juventude

Está em circulação a petição "Por uma Política e uma Secretaria Nacional de Juventude", que será enviada para a Ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes, em favor da manutenção desta Secretaria e das demandas da juventude brasileira. Clique aqui para saber mais sobre esta petição e assiná-la.

Consulta pública - monitoramento e avaliação do PNE

A Diretoria de Estudos Educacionais do Inep enviou uma carta aos membros do Fórum Nacional de Educação convocando-os a participar da consulta pública para monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação, que ocorre entre os dias 13 de outubro e 11 de dezembro de 2015. Para ler a carta na íntegra clique aqui.

Fórum EJA RJ - Edição Outubro 2015

Segue em anexo o folder com as informações do Fórum de Educação de Jovens e Adultos/RJ do mês de outubro, a ser realizado dia 19 das 13:30 /16:30 no IFCS/UFRJ. Nosso tema será a Base Nacional Curricular Comum, que está em processo de consulta pública. Para contribuir em nossa roda de conversa sugerimos a leitura prévia dos textos introdutórios do documento, que estão disponíveis em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaTextosIntrodutorios.

Manifesto em defesa da democracia e dos direitos humanos: pela igualdade de gênero na educação

Os participantes do Seminário Internacional Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo, ocorrido entre os dias 21 e 23 de setembro de 2015, escreveram e divulgaram um manifesto pela igualdade de gênero na educação. Para ler o documento na íntegra clique aqui.

Base nacional (mercadológica) comum

Recentemente o professor Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, publicou em seu blog uma reflexão sobre a Base Nacional Comum, assunto que está muito em voga atualmente. Para ler o texto completo acesse: http://avaliacaoeducacional.com/2015/07/20/base-nacional-mercadologica-comum/.

Reconhecimento Público De Olho nos Planos

O Reconhecimento Público De Olhos nos Planos é uma iniciativa para estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e apoiará o registro e a sistematização de casos e de propostas para o monitoramento dos Planos. Para saber mais sobre este projeto acesse http://www.deolhonosplanos.org.br/reconhecimentopublico/.

Fórum EJA RJ - Edição Setembro 2015

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do mês de Setembro será realizado no próxima dia 21 de setembro no CREJA. Teremos diversas oficinas sobre Alfabetização, que será o tema deste mês. Participem! Para mais informações consulte o anexo.

1º Seminário LIEJA

Nos dias 29 e 30 de outubro o Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos da UFRJ (LIEJA) realizará o seu 1º Seminário, que terá como tema: "A formação do professor da EJA: desafios e lições da/na Educação Popular". O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha. Para mais informações e inscrição neste Seminário acesse o site: www.seminariolieja2015.blogspot.com.br/.

1º Encontro EJA IFRJ

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) realizará no dia 20 de outubro de 2015 o 1º Encontro de Educação de Jovens e Adultos, que terá como tema "Produção de Conhecimento sobre a EJA da Baixada Fluminense" e ocorrerá no campus Nilópolis. Para mais informações acesse a página do evento: http://encontroejadoifrj.wix.com/2015.

Novas diretrizes pedagógicas e seus impactos na formação do professor da EJA

Em nosso último fórum (31/08) tivemos uma entusiasmada Roda de Conversa sobre Formação de Professores da EJA e muitas questões foram problematizadas. Achamos importante socializar um dos aspectos do debate: a análise do impacto na Formação Inicial e Continuada do Professor de EJA das novas diretrizes pedagógicas que estão sendo fomentadas pelo Ministério da Educação ao longo de 2015. Continue lendo...

Teleconferência "Impactos do Analfabetismo no Brasil"

No dia 8 de setembro, dia Internacional da Alfabetização, o Sesc transmite online a teleconferência "Impactos do Analfabetismo no Brasil", das 15h às 17h. Para maiores informações sobre este evento, participar e assisti-lo acesse www.sesc.com.br/teleconferencias.

Fórum EJA - Agosto 2015

Como informado anteriormente, a reunião de agosto do Fórum EJA do Rio de Janeiro será realizada dia 31/08/15 no auditório da UERJ e terá como tema "Conversas sobre a Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos". Contamos com a sua participação! Para maiores informações consulte o anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Agosto 2015

A reunião de agosto do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro foi transferida para o dia 31/08/2015 na UERJ e terá como tema: "Conversas sobre a Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos". Em breve encaminhamos a programação. Participem!

Proposta preliminar de implementação do projeto Pátria Educadora

A Secretaria de Assuntos Estratégicos tem formulado propostas para implementar o projeto da Pátria Educadora, ainda em versão preliminar e para a estruturação do Sistema Nacional de Educação e organização do federalismo cooperativo. Como tal processo pode impactar sobremaneira as políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos no país, achamos importante a publicização desse documento e seu debate. Para consultar o documento na íntegra consulte o anexo.

Carta aos deputados federais - Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal

A Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal propõe a seus colaboradores que enviem uma carta para os deputados federais para que estes se posicionem contra a redução da maioridade penal. Para ter acesso aos emails dos deputados e à carta na íntegra clique aqui.

Seminário "A afetividade na educação"

O SIC/AIACOM realizará no dia 22 de junho o Seminário Aberto "A afetividade na educação" no Espaço Cultural Santo Agostinho, às 14h. Professores, educadores sociais e estudantes estão convidados para participar do evento, que contará com mesas sobre EJA. Consulte os anexos para maiores informações sobre o seminário e sua programação.

Conteúdo sindicalizado