Skip to Content

I Seminário do Grupo de Pesquisa ELAC - vinte anos de LDB: e a Educação Física na EJA

O “I Seminário do Grupo de Pesquisa ELAC - vinte anos de LDB: e a Educação Física na EJA?” acontece nesse ano em que a Lei de Diretrizes e Bases, em vigor na educação nacional, completa 20 anos e, em cenário que torna urgente a afirmação da educação como direito fundamental, em que a escola pública e seus sujeitos sejam reconhecidos e valorizados. Continue lendo...

Reunião sobre a Lei nº 5977 - CEJAs

No dia de hoje (08/08),  o Colegiado do Fórum EJA RJ se reuniu com a secretária de  educação do município do Rio de Janeiro, Helena Bomeny,  para discutir a efetivação da  Lei n° 5977,  de autoria do vereador Jefferson Moura, aprovada em 23 setembro de 2015. Continue lendo...

Fórum EJA RJ - Agosto 2016

No mês de agosto não haverá reunião do Fórum EJA, devido aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Desde já informamos as datas dos nossos próximos encontros: 19/09, 17/10 e 21/11. Todos ocorrerão no Salão Nobre do IFCS, às 14h. Esperamos vocês!

Nota pública pela manutenção da EJA na SECADI

Os Fóruns de EJA do Brasil vem a público reiterar que não reconhece este governo interino e manifestar seu repúdio veemente às ações implementadas pelo Ministério da Educação, dentre elas a Escola Sem Partido e a saída da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). Continue lendo e assine o manifesto.

Fórum EJA RJ - Edição Julho 2016

Na edição do mês de julho, que acontecerá no próximo dia 18 no Salão Nobre do IFCS, o Fórum fará uma Roda de Conversa sobre a conjuntura atual e o seu impacto sobre a Educação de Jovens e Adultos, indicando ações e perspectivas para o próximo semestre. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

Comitê Nacional Contra o Golpe: educadores se organizam

Vinte e sete entidades educacionais reunidas em plenária instituíram o Comitê Nacional da Educação contra o Golpe. Fizeram uso da palavra e reafirmaram a denúncia do golpe e a defesa da democracia. Continue lendo...

Fórum EJA RJ - Edição Junho 2016

No Fórum do mês de junho, que ocorrerá no próximo dia 20, teremos uma roda de conversa sobre educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. O encontro terá início às 14h no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

Carta dos Fóruns EJA - CONFITEA +6

Os Fóruns de EJA do Brasil encaminharam aos e às participantes do Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida e Balanço Intermediário da VI CONFINTEA no Brasil+6 seu posicionamento sobre este evento, ocorrido no último mês de abril. Para ler a carta na íntegra acesse o anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Maio 2016

A Base Nacional Comum Curricular e a CONFINTEA +6 serão os temas do Fórum do mês de Maio, que ocorrerá no próximo dia 16, às 14h no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Faremos uma discussão sobre a BNCC, na perspectiva de fazer um balanço do processo em curso e do impacto da segunda versão recentemente publicada. E sobre a CONFINTEA + 6, os delegados do Fórum do RJ que participaram do encontro farão um breve relato crítico. Mais informações no cartaz em anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Abril 2016

No Fórum do mês de abril, que ocorrerá no próximo dia 18, faremos uma roda de conversa sobre os projetos de lei "Escola sem Partido". O encontro terá início às 14h no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Março 2016

No Fórum do mês de março, que ocorrerá no próximo dia 21, teremos uma roda de conversa sobre a greve dos professores e o cotidiano escolar da EJA. O encontro terá início às 14h no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

I Encontro Popular de Saúde

No dia 16 de abril será realizado o I Encontro Popular de Saúde, um evento que reunirá pessoas, movimentos e ativistas para lutar pelos seus direitos e dialogar com a comunidade sobre problemas que impedem uma vida saudável. O Encontro terá início às 9h, no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vida, em Manguinhos. Para mais informações consulte o anexo ou a página do evento no Facebook.

Fórum EJA RJ - Edição Fevereiro 2016

No próximo dia 29 de fevereiro haverá mais uma edição do Fórum EJA RJ. O Fórum será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ às 14h e terá como tema a Educação Especial, além de escolhermos a Delegação que representará o Estado no Seminário Nacional do Balanço da Confitea +6. Para mais infomações sobre o Fórum e o Seminário consulte os anexos.

Vagas para EJA no SESI

O SESI está disponibilizando gratuitamente vagas para a educação básica de jovens e adultos, que será distribuídas através de sorteio a ser realizado ainda este mês. As inscrições devem ser feitas até dia 21/01/2016. Para maiores informações consulte o site da FIRJAN e o cartaz em anexo.

Mudança de sala - Sessão extraordinária do Fórum

Informamos que a reunião extraordinária do Fórum EJA do Rio de Janeiro ocorrerá na sala 106 do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, e não mais no Salão Nobre do mesmo. O endereço, dia e horário permanecem os mesmos.

Fórum EJA RJ - Sessão extraordinária

No dia 11 de janeiro será realizada uma sessão extraordinária do Fórum EJA do Rio de Janeiro para a discussão do documento preparatório para o CONFITEA +6. O encontro será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no Centro, às 14h. Para mais informações consulte o cartaz em anexo.

Relato da reunião com o Ministro Aluízio Mercadante

Em anexo se encontra o relato da reunião com o Ministro Aluízio Mercadante e representantes do MEC, da Anped, da CNAEJA e dos Fóruns EJA, realizada dia 07 de dezembro em Brasília.

Reunião do Colegiado

No próximo dia 03 de dezembro ocorrerá a Reunião ampliada do Colegiado do Fórum EJA RJ, onde será discutido o fechamento de escolas de EJA. A reunião será no CREJA, a partir de 13h. Para mais informações consulte o anexo.Você também pode participar enviando relatos de fechamento destas escolas para o email forumejarj@bol.com.br. Participe!

Memória ENEJA 2015

Já está disponível em nosso Portal a Memória do XIV ENEJA com as fotos do evento, que contou com 12 delegados do Estado do Rio de Janeiro. Para acessar clique aqui ou vá até o menu lateral. Em breve disponibilizaremos também o documento final, que está ainda em edição.

Projeto de Extensão “Educação e Saúde em Territórios da Periferia Urbana”

A Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e o Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde da UFRJ convidam para uma roda de conversa com a juventude de Manguinhos para falar sobre o desenvolvimento de um projeto coletivo para os jovens desta região. O encontro ocorrerá dia 12 de novembro às 14h no Centro de Referência da Juventude. Veja o convite em anexo.

Fórum EJA RJ - Edição Novembro 2015

No próximo dia 16 de novembro haverá mais uma edição do Fórum EJA RJ, a última deste ano de 2015. O Fórum será realizado na UERJ às 13:30h e terá como tema a juventude negra. Para mais infomações consulte o folder em anexo.

Fechamento de turmas de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro

Temos recebido informes de que escolas da rede municipal estão encerrando a oferta de EJA para 2016. Nesse sentido, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos/RJ tem assumido essa pauta de luta, na tentativa de reverter o quadro e garantir a manutenção da oferta. Continue lendo...

Divulgação de documentos do Fórum Nacional de Educação

O Fórum Nacional de Educação divulgou a versão preliminar de documentos relativos às suas últimas ações, como o relatório síntese da reunião plenária do FNE, o resultado das avaliações do CONAE 2014, feitas pelos delegados presentes no evento, e o balanço das metas e estratégias definidos para o biênio 2015/2016. Consulte os documentos em anexo.

Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática

No próximo dia 12 de novembro ocorrerá o lançamento do livro "Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir da prática" na livraria do Museu da República. Este livro reúne os textos de diversos educadores especializados nesta modalidade e é organizado por Jaqueline Luzia da Silva e Pedro Carlos Pereira. Para mais informações consulte o convite em anexo.

Portal divulga matéria sobre Base Nacional Curricular Comum

O portal De Olho nos Planos publicou recentemente uma matéria sobre a pouca participação da sociedade na elaboração da Base Nacional Curricular Comum, onde apresenta críticas sobre a forma como ela vem sendo construída. Para acessar a matéria clique aqui.

Portal CAQi e CAQ

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação está divulgando o Portal Custo Aluno-Qualidade Inicial e Custo Aluno-Qualidade (CAQi e CAQ) e seu personagem Zeca Tonho. Esta iniciativa traduz em valores o quanto o Brasil precisa investir por aluno ao ano, em cada etapa e modalidade da educação básica pública, para garantir, ao menos, um padrão mínimo de qualidade do ensino. Para saber mais acesse www.custoalunoqualidade.org.br.

Por uma Política e uma Secretaria Nacional de Juventude

Está em circulação a petição "Por uma Política e uma Secretaria Nacional de Juventude", que será enviada para a Ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes, em favor da manutenção desta Secretaria e das demandas da juventude brasileira. Clique aqui para saber mais sobre esta petição e assiná-la.

Consulta pública - monitoramento e avaliação do PNE

A Diretoria de Estudos Educacionais do Inep enviou uma carta aos membros do Fórum Nacional de Educação convocando-os a participar da consulta pública para monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação, que ocorre entre os dias 13 de outubro e 11 de dezembro de 2015. Para ler a carta na íntegra clique aqui.

Fórum EJA RJ - Edição Outubro 2015

Segue em anexo o folder com as informações do Fórum de Educação de Jovens e Adultos/RJ do mês de outubro, a ser realizado dia 19 das 13:30 /16:30 no IFCS/UFRJ. Nosso tema será a Base Nacional Curricular Comum, que está em processo de consulta pública. Para contribuir em nossa roda de conversa sugerimos a leitura prévia dos textos introdutórios do documento, que estão disponíveis em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaTextosIntrodutorios.

Manifesto em defesa da democracia e dos direitos humanos: pela igualdade de gênero na educação

Os participantes do Seminário Internacional Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo, ocorrido entre os dias 21 e 23 de setembro de 2015, escreveram e divulgaram um manifesto pela igualdade de gênero na educação. Para ler o documento na íntegra clique aqui.

Conteúdo sindicalizado