Skip to Content

DEFESA E LUTA PELA EJA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Fórum EJA-RJ convida todas, todos e todes para uma conversa com o atual Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e deputado estadual reeleito Flávio Serafini (PSOL) sobre os desafios e perspectivas das políticas estaduais para a Educação de Jovens e Adultos. Nossa ideia é construir uma interlocução com parlamentares ligados à educação para que possamos intensificar a defesa da EJA como direito das pessoas jovens, adultas e idosas. Por isso, é muito importante a participação de todas, todos e todes que lutam pela EJA através dos movimentos sociais, escolas, institutos, universidades e outras organizações da sociedade. Dia 05/12/2022, às 13:30h , através do link: AQUI.

 

CONVERSA COM O PROFESSOR TARCÍSIO MOTTA

O Fórum EJA-RJ convida todas, todes e todos para uma conversa com o atual vereador da cidade do Rio de Janeiro e deputado federal eleito Tarcísio Motta (PSOL) sobre os desafios e perspectivas das políticas nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Nossa ideia é construir uma interlocução com parlamentares ligados à educação para que levem ao Congresso Nacional a defesa da EJA como direito das pessoas jovens, adultas e idosas. Por isso, é muito importante a participação de todas e todos que lutam pela EJA através dos movimentos sociais, escolas, institutos, universidades e outras organizações da sociedade. Dia 21/11/2022, às 14h, através do link: AQUI

 

 

Relatório do XVII ENEJA realizado em Florianópolis no ano de 2022

É com muita alegria que disponibilizamos a toda a militância dos Fóruns de EJA do Brasil, o Relatório do XVII ENEJA (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RELATÓRIO) realizado em Florianópolis no ano de 2022. Trata-se de uma memória do que foi discutido entre os dias 4 e 07 de agosto de 2022, e mais do que isso, o registro de um processo de construção que se inicia com a plenária final do XVI ENEJA em Belo Horizonte. Com essa mesma perspectiva, os registros aqui realizados têm o desafio de mobilizar a militância dos Fóruns de EJA do Brasil ao movimento ENEJA 2023 no Pará, com um novo ciclo de debates, reflexões e reconstruções. 

FNPE: NOTA PÚBLICA SOBRE EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) é um fórum da sociedade civil organizada, que reúne 46 entidades representativas do campo educacional e, desde 2017, com capilaridade e legitimidade, tem sido polo de resistência contra o golpe e a prisão do presidente Lula e em favor da superação do fascismo e autoritarismo, com vistas à retomada um projeto democrático para a educação e o país.

Clique AQUI para ler a carta na íntegra.

À Equipe de transição do Presidente Eleito, Luiz Inácio Lula da Silva

Nós, dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil, apresentamos esse documento para elucidar que nos juntamos à luta em defesa do direito à vida digna e a educação de todas as pessoas, num contexto onde precisamos retomar o projeto

MANIFESTO CONTRA O FECHAMENTO DE TURMAS: NÃO DEIXE O PEJA MORRER, NÃO DEIXE O PEJA ACABAR!

Profissionais de educação, estudantes e egressos(as) da EJA, Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro, e a quem mais se interessar pela luta por uma política pública que pense a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, como modalidade prevista na LDB/96 como direito individual e de classe, este manifesto reivindica, para a modalidade, uma educação com qualidade social, condições de acesso e permanência de forma equânime, com elevação de escolaridade de trabalhadores e trabalhadoras na perspectiva da Educação Popular. Reconhecemos as especificidades da modalidade e defendemos políticas públicas que garantam aos (às) sujeitos de direitos da EJA possibilidades de melhorar sua formação humana, além de propiciar o mesmo comprometimento político em relação aos demais níveis e modalidades da Educação Básica Nacional. Defendemos radicalmente a manutenção das políticas públicas para o PEJA na modalidade presencial, do município do Rio de Janeiro, que reconheçam as especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e garantam políticas efetivas de acesso e permanência, sendo contrários(as) às políticas gerencialistas e autoritárias de fechamento de turmas e escolas de PEJA (diurnos e noturnos). Há demanda para a EJA, já que, no Brasil do século XXI, segundo o IBGE, existem 11 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade que ainda não foram alfabetizadas e, em torno de 70 milhões de pessoas jovens, adultas e idosas que não concluíram a Educação Básica.

CONSULTA SOBRE TURMAS/ESCOLAS DE EJA QUE FORAM FECHADAS A PARTIR DE AGOSTO DE 2022

O Fórum EJA Rio tem recebido inúmeras denúncias sobre fechamento de turmas de EJA, sendo algumas já concretizadas e outras estão na iminência. Estamos pedindo as informações, para que possamos nos mobilizar e articular ações contra essas atitudes arbitrárias que ferem o direito à EJA.

Para preencher o formulário, CLIQUE AQUI.

MOVIMENTO FÓRUNS EJA BRASIL PELA DEMOCRACIA

Para acessar a carta, clique AQUI.

EJAéDIREITO

Clique aqui para assistir ao vídeo da nossa companheira do colegiado do Fórum EJA-RJ Flavinha.

CONSULTA SOBRE TURMAS DE EJA/ESCOLAS FECHADAS A PARTIR DE AGOSTO DE 2022

O Fórum EJA Rio tem recebido inúmeras denúncias sobre fechamento de turmas de EJA, sendo algumas já concretizadas e outras estão na iminência. Estamos pedindo as informações, para que possamos nos mobilizar e articular ações contra essas atitudes arbitrárias que ferem o direito à EJA.

Link do formulário: https://forms.gle/eFaj53DNsh9WX76t6

Conteúdo sindicalizado