Skip to Content

Acompanhe a repercursão do caso do livro de Lingua Portuguesa sob diferentes óticas

  • G1/Jornal Nacional: MEC defende que aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma correta.

Um livro de português distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) para quase meio milhão de alunos defende que a maneira como as pessoas usam a língua deixe de ser classificada como certa ou errada e passe a ser considerada adequada ou inadequada, dependendo da situação.
Na semana em que o Jornal Nacional tem discutido os maiores problemas do Brasil na educação, os argumentos da autora do livro e as reações que provocaram estão na reportagem de Júlio Mosquéra. 
Ler matéria na íntegra

  • Folha de SP: Inguinorança (por Clóvis Rossi)

"Não, leitor, o título acima não está errado, segundo os padrões educacionais agora adotados pelo mal chamado Ministério de Educação. Você deve ter visto que o MEC deu aval a um livro que se diz didático no qual se ensina que falar "os livro" pode.
Não pode, não, está errado, é ignorância, pura ignorância, má formação educacional, preguiça do educador em corrigir erros. Afinal, é muito mais difícil ensinar o certo do que aceitar o errado com o qual o aluno chega à escola..." 
Ler matéria na íntegra

  • Carta Capital: LIVRO DIDÁTICO - Polêmica ou ignorância?

"Para surpresa de ninguém, a coisa se repetiu. A grande imprensa brasileira mais uma vez exibiu sua ampla e larga ignorância a respeito do que se faz hoje no mundo acadêmico e no universo da educação no campo do ensino de língua. Jornalistas desinformados abrem um livro didático, leem metade de meia página e saem falando coisas que depõem sempre muito mais contra eles mesmos do que eles mesmos pensam (se é que pensam nisso, prepotentemente convencidos que são, quase todos, de que detêm o absoluto poder da informação)..." Ler matéria na íntegra

  • OS XERIFES DA LÍNGUA - José Ribamar Bessa Freire.Leia a crítica

  • ERRO DE PORTUGUÊS: Pobre tem que calar?! - Edwiges Zaccur. Leia a crítica

  • Acompanhe a nota pública e alguns comentários  favoráveis à obra, divulgados pelo site da Ação Educativa clicando aqui

 

Fonte: http://docencialp.blogspot.com/2011/05/jornal-nacional-mec-defende-que-aluno.html

Acesso em: 27/maio/2011