Skip to Content

Indicação de Pareceristas para o Programa Brasil Alfabetizado

Os Fóruns de EJA devem indicar pareceristas que serão encarregados de aplicar os 4 instrumentos de avaliação e construir relatórios para cada um deles e geral.
Para isso, todos os 98 pareceristas receberão formação coletiva para uniformizar a lógica com que atuarão na coleta dos dados e na elaboração dos relatórios e na inclusão dos dados no Sistema (SAE).
O processo geral de aplicação dos instrumentos será em março.
São 50% dos municípios que aderiram ao PBA em 2013 e a  intenção é uma radiografia do PBA.
Os 98 pareceristas visitam 20 turmas, sendo 4 de cada um dos 5 municípios elencados.
O parecerista NÃO visita o seu próprio município e nem de suas adjacências.
 
Os  nomes indicados serão analisados pela Secadi. A Cnaeja apontou os Fóruns como indicadores privilegiados dos nomes para a seleção. Entretanto, nada impede que outros nomes sejam indicados.
É importante reforçar que os nomes dos indicados para ser pareceristas precisam ser assumidos pelos Fóruns como compromisso, pois precisam ser pessoas que qualifiquem o trabalho.
São critérios para ser parecerista:
1.     Ser convidado pela Secadi, a partir da lista de indicações;
2.     Realizar cadastro no Sae;
3.     Ter formação superior, preferencialmente com mestrado ou fazendo;
4.     Firmar termo de compromisso e conduta ética;
5.     Não ter problemas na Receita, no INSS;
6.     Não ter recebido mais de 40.000,00 por trabalhos como AAE (Avaliador Educacional) no ano;
7.     Preferencialmente, ter conhecimento dos processos de alfabetização;
8.     Preferencialmente, ter conhecimento dos processos do PBA;
9.     Ter disponibilidade entre fevereiro a maio para viajar para 5 municípios e aplicar as entrevistas;
10.  Ter disponibilidade entre fevereiro a maio para participar de formação;
11.  Preferencialmente, ter experiência em pesquisa.
 
O parecerista (pessoa que participará da formação, aplicará os instrumentos, os tabulará, elaborará relatório de cada um deles e geral) receberá 04 produtos de entrevistas 800,00 + 1.300,00 de relatórios (+ 1.300,00 de mais um produto ou dois de 800,00) = 4.500,00. Ele receberá por produto, pois atuará recebendo como AAE (AUXÍLIO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - AAE). 
Os 98 pareceristas visitam 20 turmas, sendo 4 de cada 5. O parecerista não visita o seu próprio município e nem de suas adjacências.
Daí, elas receberão mais uma verba de um produto para comprar passagem, alimentação e hospedagem. O produto será o relatório qualificado de suas visitas e dos resultados dos instrumentos.
 
Estes 1.300,00 serão para hospedagem, alimentação e transporte.
Os valores são determinados pela Resolução. O que se pretende é que cada parecerista receba R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) referentes à construção e postagem de 04 produtos de dados de entrevistas 800,00 e de relatórios específicos e geral.
 
Os 98 pareceristas participarão de formação antes do início do trabalho em campo e, durante o processo, sempre que se fizer necessário. A princípio, a formação se dará virtualmente.
Na formação os 105 (07 coordenadores regionais e 98 pareceristas) refletirão sobre concepções e atuação referentes a:
1.   os instrumentos;
2.   a Resolução;
3.   o PNAEJA;
4.   conceito de alfabetização como etapa inicial da EJA;
5.   conceito de EJA;
6.   conceito de Avaliação;
7.   uso do Sistema (SAE).
 
Mas como conseguir as indicações? Trazemos algumas possibilidades. Sugestão dada por professores das IES integrantes dos Fóruns de EJA; Sugestão dada por Educadores Populares integrantes dos Fóruns de EJA; Sugestão dada por  Coordenadores Estaduais de MOVAs integrantes dos Fóruns de EJA; Sugestão dada por Coordenadores Estaduais de ProJovem integrantes dos Fóruns de EJA; Sugestão dada por  Coordenadores Estaduais de PBA integrantes dos Fóruns de EJA, dentre várias outras possibilidades de espaços, movimentos, instituições integrantes dos Fóruns de EJA  que possam trazer sugestões de sujeitos pareceristas.
 
Para atender a essa demanda, solicita-se que sejam encaminhados para o email: chagaskatia@yahoo.com.br  até o dia 08 de JANEIRO de 2014, os nomes indicados por cada Fórum de EJA.
 
Cada nome e CPF de indicado deverá vir acompanhado de um mini currículo que comprove que o candidato indicado atende aos onze critérios apontados acima.