Skip to Content

VIII Encontro de Alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Estamos estudando para nos prepararmos para as diversidades de nosso cotidiano. Desde o momento que reiniciamos nosso estudo no PEJA, reaprendemos a sonhar um futuro melhor: ter profissão, fazer faculdade, ajudar nossos filhos nos estudos, fazer concurso público, enfim, ter uma vida com mais conforto.

 

Se o povo se unir, as coisas vão melhorar.

Todos em seus bairros deveriam participar de reuniões, com representantes das Regiões Administrativas, para juntos buscar soluções para os problemas que dificultam a relação entre ambiente e vida saudável.

 

É tempo de mudanças e conquistas!

A consciência de que precisamos lutar pelo direito a um ambiente e a uma vida saudáveis começa em nossa casa. A família tem o dever de preparar seus filhos e descendentes, ensinando-lhes valores e cidadania, considerando o fato de que qualquer um de nós pode ser vítima de uma sociedade cruel que seleciona, exclui e discrimina.

 

O PEJA acolhe o verdadeiro retrato da diversidade desse país.

Existe uma grande diversidade no Brasil e ela está presente na maneira de pensar, no tipo de convivência, na capacidade de lidar com várias situações do cotidiano. São adolescentes, jovens, adultos e idosos, brancos, negros, índios e pardos, “doces como rapadura” ou “temperados com dendê”, acanhados com “uai!” ou encantados com samba no pé ou no batidão do funk... É o Brasil e, às vezes, até o mundo, convivendo, trocando e aprendendo.

 

Educação em Rede

O que aprendemos aqui, levamos para nossas relações, para o nosso convívio familiar. Hoje, sentamos à mesa para estudar com nossos filhos. Podemos falar de igual para igual com eles. Podemos ajudá-los nas atividades escolares por estarmos mais confiantes, e isso aproxima mais pais e filhos. A troca de saberes une a família.

 

Aprendemos que a escola não é só um lugar onde se aprende a ler e escrever

Criamos, na escola, o hábito de ler, a termos autoconfiança. Um mundo ao qual não conhecíamos muito bem... o mundo das letras. Aprendemos a gostar mais de nós mesmos, do jeito que somos além de lutarmos pelos nossos direitos e ajudar aos colegas com dificuldades.

 

Construindo coletivamente nosso presente e nosso futuro.

A leitura desperta a curiosidade, nos mostra um outro mundo. Quando aprendemos a ler ficamos mais independentes, podemos fazer coisas sozinhos que não fazíamos antes. Aprendemos a buscar nossos direitos.  Educação também faz parte de uma vida saudável, possibilita conquistas para realizar seus sonhos e criar novas expectativas para o futuro.

 

O conhecimento traz crescimento.

A escola é uma continuação da família, com o objetivo de que as pessoas se eduquem, dialoguem, discutam sobre leis mais justas, levem a cultura para dentro de casa, entendam os problemas do país, busquem soluções, respeitem as crenças, as diferenças.

 

Será que vamos continuar a viver isso que estamos vivendo?

Um dos maiores problemas do nosso país é a desigualdade social. A desigualdade gera problemas como violência e marginalidade. A violência é tudo o que diminui a pessoa e a faz ficar triste. Acabar com violência, a fome, o sofrimento dos idosos, a desigualdade social, com a injustiça e com o sofrimento em geral só será possível com o conhecimento adquirido na escola. Mas para isso precisamos começar com o que está ao nosso alcance.

 

Há uma luz no final do túnel.

O processo de reivindicar vem com o amadurecimento, portanto, esperançosos estamos, que as mudanças ocorrerão. Talvez não dê tempo para que nossa geração seja beneficiada totalmente, mas com fé nossos filhos e netos viverão num mundo mais consistente, com pessoas que refletirão e viverão em um ambiente e vida mais saudáveis.

 

 

 

Esse texto foi produzido juntando fragmentos dos textos coletivos que cada escola do PEJA escreveu sobre a reflexão feita ao longo de 2013 em relação ao tema: A Educação de Jovens e Adultos na luta pelo direito a um ambiente e a uma vida saudáveis.

AnexoTamanho
Texto coletivo geral do Encontro de Alunos -2013.ppt1.18 MB