Skip to Content

Novas diretrizes pedagógicas e seus impactos na formação do professor de EJA

Prezados/as

Em nosso último fórum (31/08) tivemos uma entusiasmada Roda de Conversa sobre Formação de Professores da EJA e muitas questões foram problematizadas. Achamos importante socializar um dos aspectos do debate: a análise do impacto na Formação Inicial e Continuada do Professor de EJA das novas diretrizes pedagógicas que estão sendo fomentadas pelo Ministério da Educação ao longo de 2015 e que anunciam alterações relevantes no currículo escolar e na formação do professor.
Para contribuir no debate, definimos em Colegiado que o Fórum EJA/RJ do mês de Outubro irá tratar dessas questões, mas já queremos socializar em nossos espaços de comunicação, os documentos e ações em curso.

1. A Resolução CNE/CP n° 2, de 1° de julho de 2015, recentemente publicada e que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.                                                          
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21028&Itemid=866
 
2. O Portal da Base Nacional Comum Curricular que está em processo de consulta pública. Segundo o MEC a BNCC terá a seguinte finalidade: “A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas. 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
 
3. Breve vídeo sobre Base Nacional Comum em Educação com a palestra de Michael Young. https://www.youtube.com/watch?v=Q9ZH4AcW0y0&feature=youtu.be
Esse teórico tem uma produção no campo curricular crítico, mas nos últimos tempos tem tido forte interlocução com a Fundação Lemann, que tem se destacado no campo do comércio educacional em nosso país. 

http://www.fundacaolemann.org.br.