Skip to Content

Reunião sobre a Lei nº 5977 - CEJAs

No dia de hoje (08/08),  o Colegiado do Fórum EJA RJ se reuniu com a secretária de  educação do município do Rio de Janeiro, Helena Bomeny,  para discutir a efetivação da  Lei n° 5977,  de autoria do vereador Jefferson Moura, aprovada em 23 setembro de 2015. 
A lei dispõe sobre os Centros de Educação de Jovens e Adultos- CEJAs e prevê a abertura de escolas para a EJA em todas as coordenadorias, em prédios com as adaptações necessárias e mobiliário adequados aos sujeitos da EJA,  inclusive aqueles com deficiência.  
De acordo com a lei, a abordagem curricular,   deverá seguir o modelo desenvolvido pelo Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos -CREJA, considerando os conteúdos, a metodologia e os materiais didáticos e paradidáticos a serem utilizados.
A secretária se comprometeu a verificar a disponibilidade das instalações necessárias para a abertura dos CEJAS e incorporar  a previsão dessas novas instalações no orçamento  de 2017, a ser votado em outubro.
Aproveitamos para colocar também a importância das chamadas públicas  para a EJA, não só no sentido de divulgar a matrícula da EJA nas escolas, como também de acolhimento dos alunos, deixando claro que a escolarização é um direito deles.
O Fórum EJA se comprometeu a desmembrar os dados de demanda do município do Rio de Janeiro e repassar para a SME. 
A Gerencia de Educação de Jovens e Adultos- GEJA- se comprometeu, através da professora Tânia, a levantar bairros em que não há escolas com o Programa de Educação de Jovens e Adultos - Peja e indagar as Cres sobre o porquê de não haver escolas com Peja nestas áreas.
O Fórum EJA segue acompanhando essa ação e trabalhando para que as políticas públicas de EJA sejam efetivadas.

Acesse o link aqui para ter acesso às informações.