Skip to Content

ATA DA PLENÁRIA DO DIA 10 DE FEVEREIRO ORGANIZADA PELO SEPE E FORUM EJA-RJ

Assine o manifesto clicando aqui.

No dia 10 de fevereiro, foi realizada a Plenária Unificada da EJA, na UERJ/Maracanã, organizada pelo SEPE e Fórum EJA RJ, reunindo profissionais da Educação da EJA da rede estadual e do PEJA (município do Rio de Janeiro). Também estiveram presentes estudantes do Curso da Pedagogia da UERJ, dirigentes sindicais e representante parlamentar.

 Ao longo da fala dos professores que compunham a mesa foi apresentado um panorama dos desafios enfrentados pela EJA nacionalmente, no estado do Rio de Janeiro e no município. O debate seguiu com diversas intervenções de profissionais da educação que reforçaram as denúncias recebidas sobre fechamento de turmas do PEJA.

O fechamento de turmas não reflete a elevação de escolaridade entre pessoas com mais de 15 anos no nosso município, portanto reafirmamos a necessidade de investir em políticas públicas de Chamada Pública, Busca Ativa e abertura de um diálogo com outras secretarias com a intenção de estabelecer um conjunto de ações que garantam aos estudantes da EJA o direito de permanecerem em suas escolas, tendo em vista que transporte, alimentação, assistência social, segurança, trabalho e renda são questões que precisam ser levadas em conta para que trabalhadores exerçam seu direito de serem também estudantes da EJA.

Lembre-se de assinar o manifesto acima.

Participe da luta em defesa da EJA!

Fórum EJA/RJ