Skip to Content

Blogs

Fórum Potiguar de EJA realizará seu primeiro Encontro de 2019 com vistas ao XVI ENEJA

O Fórum Potiguar de EJA (FPEJA), reativado desde abril deste ano, promoverá seu primeiro encontro de 2019, tendo como tema "Educação de Qualidade Social como Direito de Trabalhadores e Trabalhadoras", no próximo dia 23 de julho, a partir das 14h, tendo como local a Escola Estadual Edgar Barbosa, à rua Miguel Castro, bairro Lagoa Nova, ao lado do instituto Kennedy, em Natal-RN.

Na oportunidade, além da discussão do tema e de questões relacionadas ao fortalecimento do FPEJA, serão escolhidos 15 pessoas para compor a delegação potiguar ao 16o. Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), que, por sua vez, acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro, em Belo Horizonte-MG.

O 16o. ENEJA acontecerá a partir de um esforço dos diversos fóruns estaduais e regionais no sentido de manter uma articulação nacional comprometida com a pauta da Educação de Jovens e Adultos frente ao atual cenário de profundos ataques ao direito à educação pública.

O evento contará com palestras, reuniões por segmentos e 21 grupos de trabalho, onde serão apresentados trabalhos e relatos de experiências em torno de variados temas como: Alfabetização na EJA; Avaliação na EJA; EJA e Tecnologia; EJA e o mundo do trabalho e a educação profissional; EJA e Pessoas Com Deficiência; Estratégias de Acesso e Permanência de Educandos na EJA; Formação de educadores para/com e de EJA; Gênero e Orientação Sexual na EJA; Gestão, Recursos e Financiamento da EJA; Juventudes presentes na EJA; Livro Didático na EJA; e Práticas Pedagógicas na EJA, entre outros, que serão tratados em Grupos de Trabalho.

Fórum Potiguar de EJA realiza primeiro Encontro de 2019 e elege delegação ao XVI ENEJA

O Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos – FPEJA realizou seu primeiro encontro estadual de 2019, na Escola Estadual Edgar Barbosa, no último dia 23 de julho de 2019, das 13 às 18 horas, com a presença de 100 participantes de Natal e de outras regiões do Rio Grande do Norte.
Com o tema “Educação de Qualidade Social como Direito de Trabalhadores e Trabalhadoras”, o Encontro reuniu professores e estudantes de EJA das redes municipal e estadual de ensino, professores e estudantes de nível superior, representantes de movimentos sociais e sindicais, assessores e técnicos das secretarias estadual e municipal de educação.
Estiveram presentes, prestigiando o evento, a Coordenadora de Desenvolvimento Escolar, da SEEC/RN, Glauciane Pinheiro Andrade, e a Secretária Adjunta de Educação do Estado, Professora Márcia Gurgel.
A programação constou de uma exposição do tema do evento, a cargo da subcoordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, profa. Liz Araújo, e informações sobre o XVI Encontro Nacional de EJA – ENEJA, que acontecerá em Belo Horizonte, de 18 a 22 de setembro de 2019. 
Durante o evento, os participantes se distribuíram em grupos de trabalho relacionados aos temas de EJA que serão abordados no XVI ENEJA e no final, foi escolhida a delegação potiguar ao XVI ENEJA, entre os participantes do Encontro, representantes das várias instituições e movimentos sociais potiguares, que atuam na EJA em nosso Estado.

Conteúdo sindicalizado