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Dissertação

Em tempos de sociedade da informação, quando novas tecnologias de comunicação evidenciam uma maior flexibilidade temporal e geográfica das relações sociais, tornam-se cada vez mais evidentes problemas relacionados ao crescente conjunto de informações com o qual convive-se hoje. São muitos dados e conteúdos desencontrados, pouco confiáveis, que dificultam ou acabam comprometendo a pesquisa. A Internet é o maior exemplo disso e, também, é uma das tecnologias atuais mais apta a resolver o problema quando, através de suas ferramentas socialmente apropriadas, possibilita novas estratégias de comunicação e de organização de informação. Ambientes virtuais especializados, que possibilitem a comunicação e colaboração entre seus usuários também responsáveis por seu conteúdo, são uma alternativa aos que necessitam encontrar e compartilhar informações de forma objetiva, sem que se utilize muito de seu tempo. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), assunto de grande interesse no campo da Educação brasileira, envolve uma pluralidade de atores. São profissionais e pesquisadores agindo em todo o país, produzindo e acumulando experiências que constituem um conjunto cada vez maior de informações nem sempre fáceis de serem compartilhadas e encontradas. Sem que haja um espaço próprio de referência e de integração dessa grande comunidade, tal circunstância pode comprometer uma atualização constante dos conteúdos e limitar os avanços de suas questões. Verificando-se esta carência, ou seja, a existência de uma demanda não atendida, é que se vem propor o desenvolvimento de um ambiente Web de referência, capaz de servir como um espaço para consulta e intercâmbio de idéias e experiências desses atores. Espera-se do mesmo que mantenha organizado e atualizado o conteúdo sobre EJA no Brasil e que fomente a formação de uma comunidade on-line composta por seus pesquisadores e profissionais, assim como demais interessados. Assim, através de algumas leituras e de pesquisas junto a este público, que possibilitaram o levantamento e especificação de requisitos, é que se desenvolveu esta proposta, traduzida em mapas que poderão orientar sua continuidade; significando uma real colaboração, mesmo que indireta, às questões da EJA e aos demais estudos sobre as relações entre tecnologia e sociedade.
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