Skip to Content

Projeto Agenda Territorial é apresentado em reunião

Aconteceu no dia 20 de maio, na sede da Secretaria de Estado da Educação, a segunda reunião de trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos de SC. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação do Estado, de vários municípios de SC, UNDIME, Universidade Federal de SC, Instituto Federal de SC, FEEJA - Fórum de EJA de SC, Educadores e Educandos. Durante a reunião foram socializados elementos do plano preliminar para fortalecimento da EJA no estado de Santa Catarina.

Com o objetivo de consolidar estratégias para a articulação territorial de ações que promovam a Educação de Jovens e Adultos serão realizados oito encontros em diferentes pólos do Estado de Santa Catarina para socialização, ampliação e implementação das ações do plano. Nesses encontros os municípios serão convidados a participar de uma pesquisa para o levantamento diagnóstico das demandas e da atual situação da oferta de EJA, no sentido de que a mesma possa auxiliar na ampliação de objetivos, metas e prazos e parceiros na implementação da Agenda Territorial (AT) no estado. 

Ainda nesta semana será encaminhada aos representantes da Comissão a atual versão do documento do plano da AT para que em seus respectivos locais de trabalho e/ou estudos, divulguem e discutam, a fim de colaborarem com a construção e ampliação das estratégias que serão apresentadas nos oito pólos. O prazo para o envio de alterações no Plano da Agenda é o dia 10 de Junho (para o e-mail agendaterritorial@sed.sc.gov.br), e a reunião em que serão formalizadas todas as alterações acontecerá no dia 06 de julho.  

No final da reunião foram definidos os representantes para participação na audiência no Conselho Estadual de Educação, no dia 23 de maio, como o objetivo de apresentar os objetivos e metas da Agenda Territorial e propor a discussão sobre a Resolução nº 074 (SC), que estabelece as Normas Operacionais Complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais e às Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos do Conselho Nacional de Educação.