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Tese

Este estudo tem como objetivo analisar os sentidos que estudantes adultos do Campo atribuem às relações que se processam entre a Educação de Jovens e Adultos .. EJA, e a sua permanência nessa modalidade de ensino. Os sujeitos da pesquisa são sete adultos, seis assentados(as) em áreas da Reforma Agrária e uma acampada, no estado de Santa Catarina, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra .. MST, matriculados em três diferentes turmas de um projeto de alfabetização de adultos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. PRONERA/INCRA. A perspectiva teórico- metodológica que embasa a pesquisa centra-se nos pressupostos de Bakhtin e seu Círculo. Sob esse aporte, foram articulados a Educação de Jovens e Adultos .. EJA, MST e Educação do Campo, referenciais relevantes à compreensão analítica requerida pelos dados. Fotografias, tomadas pelos sujeitos da pesquisa, e entrevistas, geradas no processo de discussão ao longo de 2006 e 2007, sintetizaram o percurso de geração dos dados numa composição otográfica constituída na forma de Cartema. Na pesquisa, as fotografias cartemizadas foram compreendidas como enunciado fotográfico, pois assinalam escolhas que trazem em sua produção refrações de um dado contexto, tanto de quem as produziu quanto de quem as interpretou. Assim, para proceder à análise dialógica, considerei os discursos desses adultos do Campo na condição de enunciados, os quais, indissociáveis da sua materialidade constitutiva, trouxeram marcas dos tempos e das temporalidades dialógicas (BAKHTIN, 2000) na sua produção enunciativa, configurando, em especial, o sentido que esses adultos do Campo atribuíram à própria escolarização. Na análise do Cartema, estreitaram-se pontes com o vivido que focaram: nas Pelejas. pelo presente, o passado .. as conquistas já efetivadas; nas Travessias .. o presente pelo presente .. um vivido onde o que se quer conquistar se tornará possível sustentado num coletivo; nas Iluminuras .. pelo presente, o futuro .. a memória de futuro como vir-a-ser que enuncia os sentidos atribuídos à escolarização de EJA no Campo. Essa relação temporal deu visibilidade à produção de efeitos de sentido atribuídos à escolarização que se reveste em permanência, nessa modalidade de ensino, quando sustentada e alavancada por conhecimentos gestados num vivido inconcluso que não se pauta em garantias individuais de acesso à escolarização, mas se reconhece como um percurso dialogicamente marcado no qual o que se quer é construído coletivamente.
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