Dissertações
Este estudo, inserido no Eixo de Pesquisa Educação Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), tem por objeto as estratégias desenvolvidas por mães que se matriculam junto a seus filhos na EJA de forma a poder acompanhar o desempenho e o “comportamento escolar” dos mesmos. Neste sentido, o estudo apresenta reflexões sobre as relações desenvolvidas entre famílias de baixa renda (inseridas em programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA) e a escola. Como qualquer outro fenômeno social, a Relação Família-Escola também é socialmente construída; isto é, embora nos pareça natural que os pais se preocupem com a trajetória escolar dos filhos, a história da vida privada demonstra que não foi sempre assim. As teses de Philippe Ariès apontam que foi somente a partir de determinado período histórico, e no seio de determinados processos sociais que deram origem à modernidade, que a infância, a família e a escola passaram a estar inextricavelmente ligadas. Esta relação costuma estar orientada pela pertença das famílias a determinadas posições sociais; assim, a literatura tem apontado para a tendência ao fracasso escolar de indivíduos oriundos de grupos familiares de baixa renda, com baixo capital cultural e escolar e baixos investimentos na escolaridade de seus membros. Neste estudo propomos apontar novas nuances na Relação Família-Escola, contribuindo para a desmistificação da idéia de que as famílias das camadas populares nada fazem pelo desenvolvimento das trajetórias escolares de seus membros. Partimos do pressuposto de que a estratégia aqui investigada – estudar junto com o filho- é um claro sinal do investimento familiar na escola e de que esta aponta para uma espécie de refinamento ou intensificação das estratégias familiares apontadas pela literatura especializada. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade com as mães estudantes e da observação do seu cotidiano doméstico e escolar. Os dados obtidos apontaram que ocorrem ações comuns às mães entrevistadas cujo objetivo é o sucesso escolar para os membros do grupo familiar. A partir disto, as estratégias educativas familiares identificadas nas entrevistas foram agrupadas em três tipos: estudar junto com o filho; cenários favoráveis em casa (uso de material escolar no cotidiano doméstico, adequação entre o ambiente doméstico e a cultura escolar); escolha da escola (opção pela modalidade de ensino mais adequada aos filhos).
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