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Dissertações

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa baseada em uma abordagem etnográfica sobre a cultura e a subjetividade do aluno do Centro de Educação de Jovens eAdultos, CEJA de Blumenau – SC. Explicitam-se, inicialmente, as potencialidades e a
importância da pesquisa etnográfica para a educação, como forma de desvelar a cultura do grupo social em estudo. Em seguida, na análise de observações e entrevistas feitas no ambiente escolar, percebe-se que a urgência de inserir-se no mundo do trabalho tem sido responsável pelo abandono da escola, em certo momento da vida dos agentes pesquisados; do mesmo modo, essa urgência tem obrigado estes indivíduos a uma “marcha forçada” de retorno à escola. Subjaz, nas interações escola-sujeito, uma cultura eufemizada, cujo objetivo primeiro é a obtenção de um Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio em menor tempo possível, o que o CEJA acaba por assumir, em razão do seu caráter de ensino semi-presencial. Não obstante, circulam, nesse espaço escolar, valores, desejos e sonhos que, uma vez evidenciados, podem auxiliar as ações dos docentes e as políticas destinadas a
atender a esta específica demanda escolar.
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