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Dissertações

Através de uma pesquisa qualitativa, este trabalho analisa a permanência e aprovação no ensino médio estadual regular noturno de jovens e adultos egressos de um curso em equivalência ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Trata de estudantes-trabalhadores e trabalhadores-estudantes, que descrevem seus percursos de vida e trajetórias escolares como repletos de rupturas, dificuldades, sacrifícios e realizações. As análises fundamentaram-se, principalmente, nas contribuições de Miguel Arroyo, Nadir Zago, Maria Clara di Pierro, Sérgio Haddad, Acacia Kuenzer, Daniel Thin, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Norbert Elias. A partir de laços estabelecidos entre as interpretações teóricas e os dados empíricos foi possível compreender, entre a trajetória de vida de cada estudante e sua trajetória escolar de permanência e certificação, relações de entrelaçamento e interdependência de múltiplos sentidos e significados, condição e situação social, estabelecendo, em cada caso, uma configuração específica de fatores e disposições. Essas configurações quando analisadas em conjunto apresentam elementos definidos tanto pela unidade quanto pela heterogeneidade de significados e práticas.
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