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Dissertações

Este trabalho de pesquisa realizado junto a uma turma de EJA, na região do Morro das Pedras - Florianópolis/SC, teve por objetivo analisar as narrativas de um grupo de alunos percebendo a relação entre suas histórias e contextos sociais frente a uma cultura linear do tempo, emblemática de um modelo educacional que prepara para um futuro pré-definido,  muitas vezes indiferente à singularidade dos sujeitos que habitam a escola. Partindo do pressuposto de que as trajetórias de impedimentos, sofridas por esses alunos a longo de sua experiência de escolarização, constroem nesses sujeitos a idéia de que seus tempos de vida sejam considerados "tempo perdido", procuramos desenvolver um conjunto de práticas e questionamentos que ampliasse visões estreitas a cerca dos tempos de aprendizados. Neste sentido, o uso de formas de expressão artística, como o filme Tempos Modernos (Chaplin, 1936) numa dimensão mídia-educatica serviu como mote para uma reflexão sobre um "estar no mundo" alienado pela força de uma cultura do tempo própria da modernidade. Buscamos que tal reflexão nos remetesse a questionamentos sobre a ausência de memórias, traços identitários e de tempos de vida dos alunos nas práticas escolares; dimensões humanas que não deveriam deixar de fazer parte da tarefa educativa.
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