Skip to Content

Colóquio: A EJA no PNE

 O Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina promoveu, nesta segunda-feira (29/08), o Colóquio A EJA no PNE: desafios para a consolidação dos direitos. A Prof.ª Drª Joana Célia dos Passos (do Núcleo de Estudos Negros e professora substituta da UFSC) foi a responsável por tratar do tema. A mediação foi feita pela Professora da UFSC, Drª Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Educação CED/UFSC e contou com a participação de alunas/os do curso de Pedagogia da UFSC e dos integrantes do Fórum Estadual de EJA/SC. A professora Joana apresentou as 20 metas do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação, analisando principalmente as que se relacionam com a Educação de Jovens e Adultos: "muitas dessas metas são antigas, mas estão no Plano porque não foram alcançadas". 

As propostas  e divergências do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) para o PNE, também foram analizadas e discutidas no Colóquio. Para Joana, o PNE "tem problemas estruturais na formulação de suas metas, pois não define prazos, e confunde metas de política educacional com projeto de governo". Confira abaixo a apresentação montada pela professora para o Colóquio.

Slides do Colóquio: a EJA no PNE