Skip to Content

FEJASC ELEGE NOVA COORDENAÇÃO

INFORMATIVO DO FEJA SC – JUNHO/2017

FEJA SC COM NOVA COORDENAÇÃO PARA O BIÊNIO 2017/2019

Em Assembleia Geral, os membros do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina, elegeram a nova Coordenação que representará a instituição nos próximos dois anos.OBJETIVOS Criado no ano de 1999, o FEJA SC tem, por objetivos estatutários:

a) Organizar, convocar e promover reuniões que pautem a Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina no Brasil e no mundo.

b) Possibilitar a troca de experiências e a construção de parcerias estratégicas para a consolidação da Educação como direito para jovens e adultos;

c) Consolidar a plenária bimensal como instância deliberativa e espaço de socialização de informações e de formação continuada;

d) Defender a Educação como direito e a boa qualidade de atendimento na área da educação de jovens e adultos;

e) Promover o debate e contribuir na constituição de processos políticos e pedagógicos que possibilitem a emancipação dos sujeitos.

f) Contribuir na formulação, avaliação, divulgação e efetivação de Políticas Públicas para a EJA. A gestão do FEJA SC é realizada por meio de duas instâncias: a Coordenação Executiva Colegiada e o Conselho Deliberativo.

A NOVA COORDENAÇÃO:

A Coordenação Executiva Colegiada, está assim constituída:

• Coordenador: Daniel Godinho Berger

• Vice-coordenadora: Elenita Eliete Ramos

• 1a Secretária: Rita de Cássia Gonçalves Pacheco

• 2a Secretária: Regina Helena Seabra

• 1a Tesoureira: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

• 2a Tesoureira: Sandra Antonini Agne

A Coordenação Executiva, junto com um representante de cada um dos segmentos definidos no estatuto, formam o Conselho Deliberativo, que ficou assim constituído:

• Representante do Segmento de Educadores: Janete Elenice Jorge

• Representante do Segmento de Gestores: Antonio Chedid Netto

• Representante do Segmento Universitário: Joana Célia Passos

• Representante do Segmento dos Educandos: Fabiana Silva de Souza

• Representante do Segmento Movimento Social: Donizeti José de Lima

AÇÕES PREVISTAS E DESAFIOS:

Entre as ações previstas para os próximos dois anos encontram-se aquelas que são decorrentes da articulação nacional entre os Fóruns de EJA do Brasil. Entre elas, a preparação da EJA de Santa Catarina para participação:

 Encontro Nacional de EJA (ENEJA) previsto para novembro/2017;  Encontro Regional de EJA (EREJA Sul ) previsto para junho/2017;  Encontro Nacional de Formação em 2018;

EREJA Sul 2018, previsto para ser sediado em Santa Catarina.

No plano nacional, somam-se ainda na agenda do FEJA outras ações como por exemplo, a mobilização para a Conferência Nacional de Educação (CONAE). Além das ações de articulação nacional, a atual gestão, lançou como desafios para os próximos dois anos:

1) Fortalecer a atuação interinstitucional:

Por meio de representações nas seguintes instâncias: - Comissão Interistitucional de EJA do Ministério Público: realização de um Encontro em parceria sobre EJA destinado a gestores, Parlamentares, Conselheiros e Promotores Públicos; elaboração de uma cartilha orientadora aos gestores municipais sobre EJA e; realização de um levantamento sobre a situação da EJA no Estado de Santa Catarina por meio do envio de um questionário online. - Fórum das Licenciaturas: defesa da EJA como campo para formação e contratação de Professores nas universidades. - Fórum Estadual de EJA: defesa das especificidades da EJA e da representação da modalidade na Conae 2018 e a luta pelo cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação que estão relacionados à EJA. - Buscar articulação com os Sindicatos Municipais e Estadual visando a construção de pautas específicas para EJA nas Campanhas de Data-base dos Servidores Públicos, prevendo, entre outros pontos a realização de concurso público para provimento de cargos e processos seletivos específicos para a contratação de professores para a EJA. - Buscar articulação com segmentos do Movimento Popular e Comunitário, visando mobilizar os demandantes da EJA.

2) Desenvolver uma política de comunicação:

Explorar possibilidades de mobilização por meio das redes sociais e a reeditar em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em EJA (EPEJA/UFSC) a Campanha Março Verde que prevê a mobilização estadual para matrículas de EJA.

3) Fortalecer a política de Formação:

Retomar a experiência de realização de atividades de formação direcionadas para os diferentes segmentos, entre eles: educandos, gestores e educadores