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Metadados
Título
LIII Encontro Estadual do Fórum EJA Paraíba
Autoria
Assunto
Outros assuntos
Ano de Publicação
Data de publicação
10/06/2025
Coleção ou evento
Outra coleção ou evento
LIII Encontro Estadual do Fórum EJA Paraíba
Local de publicação
Brasil > Nordeste > Paraíba > João Pessoa
Observação sobre o local
SINTEM - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município
Descrição
LIII Encontro Estadual do Fórum EJA Paraíba.
Tema: O Pacto da EJA no cenário atual do Estado da Paraíba.
Local: Auditório do SINTEM
Data: 18/06/2025
Horário: 14h às 17h
Notas
Data: 18/06/2025
local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município - SINTEM
Hora: 14h
Título da palestra: O PACTO DA EJA NO CENÁRIO ATUAL NO ESTADO DA PARAÍBA
Palestrante: Daniele dos Santos Ferreira Dias. Graduada em Pedagogia, pela UFPB, com Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFRN - Mestre em Educação pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Doutorado em Educação pela UFRN. Professora da UFPB e Coordenadora da Cátedra da UNESCO/UFPB
Objetivo da palestra: Discutir o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismos e Qualificação da EJA no contexto atual na Paraíba, considerando contextos, configurações e estratégias.
O Encontro foi introduzido com uma roda de conversa, envolvendo: Profa. Maria do Socorro Arruda Diniz Pires, Chefe Divisão de EJA, de João Pessoa; Profa. Maria de Fátima Pereira Fórum EJA-PB; Profa. Maria Conceição Silva Lima, Coordenadora Estadual da UNCME/PB e Vice Presidente da UNCME da Região Nordeste; da UNCME da Região Nordeste, Profa. Edilma Freire, Gerente da GEEJA/PB; abordando as questões das Políticas públicas para EJA, questões desafiadoras para a manutenção da EJA, chamada pública, acessibilidade, oferta e permanência na EJA,
A Doutora Daniele Dias iniciou a sua fala para os participantes do Encontro do Fórum EJA Paraibano, destacando a importância dos profissionais da Educação se colocarem no lugar de aprendiz, para fortalecer suas práticas, sobretudo enquanto movimento social.
Antes de trazer o desenho de como se configura o Pacto, seus caminhos e metas, trouxe a reflexão acerca dos termos “analfabeto” e “idade própria”. Sobre o primeiro, afirma que é uma expressão depreciativa que é imposta às pessoas sem escolarização. Sobre “idade própria”, a UNESCO já traz a substituição do termo pela visão da educação como sendo uma cultura de aprendizagem ao longo da vida. “É preciso que a sociedade, em especial os jovens, adultos e idosos não escolarizados, tenham a compreensão de que o direito ao estudo foi/está sendo negado pelas políticas públicas, sendo necessário uma mudança cultural provocada pela consciência deste direito.”
Onde estão os estudantes em potencial da EJA? A Dra. Daniele fez esse questionamento e refletiu sobre os motivos que levaram a uma redução de 198 mil alunos matriculados na EJA, de acordo com o Censo escolar de 2024, quando comparado a 2023.
O status nacional do Censo de 2024 mostra que o número de matrículas da educação de jovens e adultos diminuiu 20,4% entre 2020 e 2024, chegando a 2,4 milhões em 2024. A queda no último ano foi de 7,7%, sendo mais intensa no nível fundamental do que no nível médio, que apresentaram redução de 10,2% e 3,7%, respectivamente. Para a professora, um dos motivos seria a falta de visibilidade necessária dos programas que combatem o analfabetismo, para que estes estudantes em potencial da EJA se sintam contemplados. A inquietação sobre a fraca publicidade destas ações se dá quando comparada às campanhas relacionadas à Educação Infantil. Ainda sobre a publicidade acerca das estratégias relativas à EJA por parte do Governo Federal, destacou a importância da visibilidade dos atores da EJA, valorizando as ações específicas da modalidade, para que as mesmas sejam conhecidas amplamente, sendo essencial que as estratégias levem em conta os dados supracitados para melhores resultados.
Acerca do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, Dra Daniele argumentou que os caminhos para a consecução das metas do pacto perpassam desde a formação dos professores, ampliação de vagas na EJA, até a melhoria da qualidade dos locais de estudo, como estratégias de fortalecimento do que já vem sendo feito.
O Pacto recebeu 97% de adesão por parte dos municípios e é composto pelos seguintes programas, ações e estratégias: Formação de professores e gestores, Pé-de-meia, PDDE Equidade-EJA, Projovem urbano e Projovem Campo, Programa de Alfabetização - PBA, PNLD EJA, EJA Integrada à educação profissional e tecnológica, chamada pública(visibilidade), novas diretrizes operacionais, medalha Paulo Freire. Para a professora, apesar dos esforços do Pacto, a cultura da EJA ainda está enfraquecida.
No que se refere aos eixos temáticos, o Pacto é composto por três eixos: eixo 1(governança e participação social); eixo 2 (estratégias e desenhos diferenciados para expansão da EJA); eixo 3 (fortalecimento do processo de alfabetização e qualificação da EJA)
A visibilidade das ações da EJA que estão sendo desenvolvidas, sobretudo no estado da Paraíba, é um tema destaque na fala da professora Daniele. Enfatizou que o compartilhamento das experiências exitosas da modalidade dá publicidade aos sujeitos da EJA que “saem de um lugar de fracasso para um lugar de sucesso”.
Outro tema destaque foi a Formação dos Profissionais (ProfEJA), que se dá em três frentes: Formação inicial, desenvolvida em parceria com a CAPES e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, voltada para estudantes de licenciatura; Formação continuada autoinstrucional, organizada a partir de um conjunto de cursos autoinstrucionais disponibilizados no AVAMEC; Formação continuada em serviço, direcionada a formadores regionais, coordenações pedagógicas das escolas, formadores locais, professores e educadores populares.
Independente do formato da formação, deve-se usar as tecnologias a nosso favor, não permitindo que ela seja colocada contra nós e considerar que as formações devem respeitar a cultura da região e suas particularidades, possibilidades e realidades diversas, ou seja, o território do professor irá definir as temáticas das suas formações, enfatizou a Dra. Daniele Dias.
Enfatizou também sobre os avanços e os limites da EJA no contexto do Pacto a nível nacional e paraibano, exemplificando e impulsionando reflexão crítica e enfatizando a importância das formações. Em sua tese, afirma que a EJA é uma Modalidade de Ensino que precisa de atenção especializada na formação de seus professores, frente a fragilização das políticas públicas que promovam ações emancipatórias.(DIAS,2021)
Por fim, afirmou que apesar do cenário da EJA está distante do que se espera, o aspecto positivo é que temos condições de dialogar junto ao Governo Federal e que devemos pensar no Pacto como eixo central que favorece o caminhar coletivo.
REFERÊNCIAS
Dias, Daniele dos Santos Ferreira. Mobile Learning na Educação de Jovens e Adultos: adoção de dispositivos móveis na atividade docente.2021. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Horário do evento
14h às 17h