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Projeto em Destaque

         Este espaço é destinado para a divulgação dos projetos voltados a Educação de Jovens e Adultos - EJA, com ações de destaque que venham a colaborar para o seu desenvolvimento. 

         

Em nossa estreia gostaríamos de divulgar nesse espaço as ações do projeto "Reescrevendo o Futuro", o programa destinado a alfabetização de jovens, adultos e idosos, implantado em 2003, pelo Governo do Estado, tem a coordenação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), a Secretaria de Educação e Qualidade no Ensino (SEDUC), e Ministério da Educação através do Programa Brasil Alfabetizado.

            Desde a divulgação das ações alcançadas pelo projeto em uma revista de circulação nacional " Nova Escola", o projeto tem sido tema de entrevistas e reportagens, como a matéria publicada no sítio da Universidade Estadual do Amazonas UEA, que você confere a seguir:

Sexta, 12 de Novembro de 2010, 15h29
Reescrevendo o Futuro ganha destaque em matérias da Revista Nova Escola
O Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro, executado pelo Governo do Estado, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), ganhou destaque nacional em matérias publicadas na Revista Nova Escola da Editora Abril.

As matérias publicadas nos meses de Setembro e Outubro destacam o trabalho realizado pelos colaboradores do projeto que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no Estado do Amazonas. Com o título “Pelo direito de saber ler e escrever – Garantir o acesso à escola e o fim da evasão é a chave contra o analfabetismo. Conheça as melhores soluções das cidades que estão vencendo essa batalha”, a matéria do mês de Setembro traz sete passos para erradicar o analfabetismo, a “Nova Escola” visitou 11 municípios de várias cidades do país, intitulados municípios alfabetizadores e registrou as melhores práticas que podem inspirar a transformação nas demais cidades que se empenham em erradicar o analfabetismo.

Dos 11 municípios visitados pela revista, cinco foram do Estado do Amazonas, com destaque para o município de Silves, onde a iniciativa contribui para que o índice de analfabetismo caísse de 11,6%, em 2003, para 1,9%, em 2007.

A matéria do mês de Outubro traz uma entrevista com a professora Nazaré Corrêa, onde coordenadora do Reescrevendo o Futuro conta como reduziu o analfabetismo no Estado do Amazonas coma formação de professores e o combate à evasão. Na entrevista a professora faz destaque também ao município de Itamarati, onde, em 2003, 60% dos habitantes do local não sabiam ler e nem escrever. Sete anos depois, a cidade recebe o título de Município Livre do Analfabetismo, conferido pelo Ministério da Educação aos que têm menos de 4% de analfabetos.

Os interessados podem conferir as entrevistas na íntegra, através dos links em anexo abaixo.

PROGRAMA DE LETRAMENTO REESCREVENDO O FUTURO
Criado em 2003 para erradicar o analfabetismo no Amazonas, o Reescrevendo o Futuro beneficia jovens e adultos da capital e do interior. Em sete anos, o programa registra um índice de aproveitamento de 96% e já beneficiou mais de 190 mil pessoas, incluindo 18.343 indígenas de 36 etnias, em 23 municípios. Nesse mesmo período, o Reescrevendo o Futuro erradicou o analfabetismo em 13 municípios: Itamaratí, Guajará, Alvarães, Anamã, Beruri, Boa Vista do Ramos, Manaquiri, Nhamundá, Silves, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucurituba e Itapiranga. E ainda erradicou na zona urbana de 24 municípios.

Além dos municípios com analfabetismo erradicado, o Ministério da Educação (MEC), avalia que do total de municípios do estado, 44 estarão, até 2010, aptos a receber do Ministério o selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido aos que atingem mais de 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000. Além do selo de Município Livre do Analfabetismo, 18 municípios estarão aptos a receber o selo de Município Alfabetizador, conferido às cidades com até 50% de alfabetizados, baseados no mesmo Censo.

Matéria de Setembro/2010
Matéria de Outubro/2010