Skip to Content

Ceilândia

REGIÃO ADMINISTRATIVA IX - CEILÂNDIA

  • Histórico Oficial

A Região Administrativa de Ceilândia – RA IX foi oficialmente criada pela Lei nº 49, de 25 de outubro de 1989, mas teve início 20 anos antes como fruto da Campanha de Erradicação das Invasões – CEI.  

A CEI foi criada em 1969 com o intuito de erradicar a enorme quantidade de favelas existentes nas proximidades da nova Capital Federal. No dia 27 de março de 1971, o então governador Hélio Prates lançava a Pedra Fundamental da nova cidade, no local onde hoje está a Caixa D’água, símbolo histórico da RA. E, juntamente com o governador, o Secretário Otamar Lopes Cardoso deu a nova localidade o nome de Ceilândia, inspirado na sigla CEI e na palavra de origem norte-americana “landia”, que significa cidade (o sufixo inglês estava na moda).

Nesse mesmo dia iniciou-se o processo de assentamento das primeiras 20 famílias oriundas da antiga invasão do IAPI, sendo realizado um culto ecumênico em ação de graças na chegada das famílias ao assentamento. As ruas foram construídas de acordo com o projeto urbanístico de autoria do arquiteto Ney Gabriel de Souza – dois eixos cruzados em ângulo de 90º formando a figura de um barril.

Após nove meses a transferência das famílias estava concluída, no início foi difícil a população carecia de água, de iluminação pública, de transporte coletivo e lutava contra a poeira, a lama e as enxurradas.

Em 29 de junho de 1975, o Decreto n.º 2.943 criou a Administração de Ceilândia vinculada à Administração Regional de Taguatinga.

Fontes:

COSTA, Graciete Guerra da. As Regiões Administrativas do Distrito Federal de 1960 a 2011. Universidade de Brasília. Brasília, 2011.

<http://www.ceilandia.df.gov.br/sobre-a-ra-ix/conheca-ceilandia-ra-ix.html>. [Adaptado].  Acessado em: 24 fev. 2014.

Ceilândia 39 anos: virtualidade e história em movimento - História Contada pelos Movimentos Sociais

39 anos depois de serem jogados em um lugar sem nenhuma condição básica de moradia, os moradores de Ceilândia continuam sua história de lutas. A luta constante pela fixação da cidade e pelo reconhecimento da sua diversidade está na pauta dos movimentos sociais existentes na cidade. 

Superar o preconceito criado a cerca do seu próprio nome e da criminalidade presente em qualquer cidade com pouco investimento do governo, realmente é um grande desafio. Mas a melhor forma é ressaltar sua maior qualidade: Ceilândia tem uma diversidade cultural muito grande que chega a ser paradoxal. Atualmente, a comunidade nordestina com o repente e o forró, vive, muito bem obrigado, na cidade que hoje é conhecida nacionalmente como uma das cidades do Rap.

Clique aqui e assista em audiovisual a história da cidade contada por alguns dos moradores ceilandenses.