Skip to Content

Formosa

 

BREVE SÍNTESE DA HISTÓRIA DE FORMOSA

A tradição relaciona a origem de Formosa a partir da fundação do Arraial dos Couros em meados do século XVIII, fundado por negros, fugindo da febre amarela que estaria dizimando os moradores de um outro Arraial, o de Santo Antônio do Itiquira, na barra do rio Itiquira com o rio Paranã.  

Formosa na época da Pré-História: A origem do nome Couros

Não há consenso entre pesquisadores e a tradição sobre a origem do nome couros. Alguns apontam que os moradores vendiam peles de animais selvagens, outros diziam que vendiam couro de vaca, alguns comentavam que as casas eram cobertas com couros, e outros diziam que eram os comerciantes/ tropeiros que acampavam no Registro da Lagoa Feia e dormiam em barracas de couro.  

Formosa na época do Império 

O livro Cunha Mattos ( 1979) faz referência escrita contendo um pouco de detalhes sobre o Arraial dos Couros. Cunha Mattos descreve, na viagem que fez a Formosa em 1819, que o Arraial era um dos mais antigos da Província. Confirma que esteve localizado no Sítio de Itiquira, mudando-se para a atual localização.  

O Arraial dos Couros se torna Julgado  

Em 1833, Santa Cruz, Santa Luzia, Natividade, Catalão, São José do Tocantins e Arraias vão ser elevadas a categoria de Vila, e Arraial de Couros vai se transformar em Julgado no dia 12 de abril de 1834, Couros passa a contar com o Juiz Municipal José Monteiro Guimarães, o juiz, de Órfão João José Alves Vianna e o Promotor Público João Pinto Soares Magalhães. O Arraial passa a contar também com juiz de paz, escrivão do juiz de paz, tabelião de notas, procurador, fiscal, arruador, porteiro, inspetores policiais e coletor.  

Vila Formosa da Imperatriz 01 de agosto de 1843 

Formosa foi elevada a Vila em 1843, e a Câmara Municipal instalada em 22 de fevereiro de 1844. A Vila fará parte da Comarca de Santa Cruz. Como não havia a estrutura de prefeitura municipal, a Câmara governava a cidade. O primeiro presidente da Câmara foi o Sr. Lázaro de Mello Álvares.

Em 1841, Formosa recebe a Escola Masculina de Primeiras Letras e o professor é o Capitão Major Fidêncio de Sousa Lobo. Em 1862, a professora Auta Francisca da Silva Rocha Vidal é a responsável pela escola feminina.

Igreja Matriz primeira sede ( 1838 a 1904 ) 

Durante muitos anos os serviços religiosos foram realizados na Capela de Nossa Senhora do Rosário. O Crescimento populacional levou a construção da primeira sede da Igreja Matriz, que vai funcionar entre 1838 e 1904. Em 1915, a igreja será derrubada por não estar mais em condições de receber fiéis.

Formosa na época da República : Colégio São José – 1910 

Em 1910 o Colégio São José foi inaugurado. Formosa será conhecida como a “capital da instrução”. O Colégio vai formar os primeiros professores por meio do curso Normal. Estudantes de diversas cidades, incluindo Planaltina, Paracatu / MG, Capim Branco, Sitio D’Abadia, Posse e São Domingos.

Escola Paroquial Santo Thomaz de Aquino ( futuro Colégio Planalto) – 1923

É uma escola de ensino primário e complementar para meninos, gratuita, custeada em grande parte pelos frades, pela fábrica (?) e por uma pequena monta recebida do governo estadual. A Escola Paroquial possuía uma qualidade de ensino equivalente às melhores escolas do Estado.  

Formosa entre 1960 e 2006

Brasília trouxe um grande impulso para toda a região central do País. O Governo Juscelino Kubitshek é um divisor histórico na maneira de ver, pensar e planejar o Brasil. Formosa vai receber uma série de benefícios ( e prejuízos...) relacionados ao seu rápido crescimento. De uma população de pouco mais de 20.000 habitantes, para mais de 80.000, em pouco mais de 40 anos. Água encanada, luz elétrica, asfalto, uma rede de postos de saúde e de hospitais, escolas públicas e particulares, faculdades, agropecuárias, hotéis, restaurantes, comércio, etc.