Skip to Content

Paranoá

Histórico das cidades...

Um fato uma historia? Uma única vista do ponto!?!Como julgar, ou realmente ter uma opinião sobre algo se só tivermos uma única referência?

Dada as devidas considerações, podemos direcionar o conhecimento da historia do Paranoá por duas referências:

· A primeira contada pelo movimento popular, ou melhor dizendo, do ponto de vista de Lurdes Maria, uma das pessoas que participaram ativamente do movimento que pode consolidar a fixação dos moradores do Paranoá.

· A outra referencia é a historia “oficial” contada no sitio do GDF no espaço criado para a cidade do Paranoá.

A história do Paranoá - Voz  do Movimento Popular*

Moradia, pão, educação, saúde e trabalho. Muitos dos migrantes que construíram a capital: prédios e inclusive moradias, não têm acesso a estas. Ficam ao relento, sem ter onde morar. Esses "candangos" (como são chamados os operários construtores de Brasília) ficam à margem da vida social, cultural e econômica da cidade. Aliás, como é próprio da lógica e da natureza de todos os capitalismos (intrinsecamente produtoras de exclusão e desigualdade social, econômica e cultural) e no caso brasiliense e brasileiro não é diferente.

Esta lógica não é diferente do que ocorre com os operários migrantes construtores da barragem do Lago Paranoá. Terminam a construção da barragem e não têm onde morar... Ler mais...
 

Histórico Oficial

Antes de se tornar a Região Administrativa do Paranoá, a RA VII era apenas a Vila Paranoá. A Vila foi criada em janeiro de 1957, com o intuito de abrigar os primeiros moradores que vieram para a construção de Brasília.

A RA do Paranoá foi criada em 10 de dezembro de 1964, através da Lei 4.545/64. Porém, somente em 25 de outubro de 1989, o Decreto nº 11.921/89 fixou seus novos limites.

Do Paranoá Velho, ficaram algumas estruturas públicas, dentre elas a caixa d’água e a escadaria da Igreja São Geraldo, construída em 1957 – a segunda igreja mais antiga do Distrito Federal – tombada pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal (DePHA), em 27 de outubro de 1993, e demolida em 2005 por problemas estruturais.

Após a criação da Região Administrativa do Paranoá, criou-se o Parque Urbano Vivencial, que teve como objetivo a preservação do antigo acampamento da Vila tornando-o área de preservação ambiental.

Fonte:<http://www.paranoa.df.gov.br/sobre-a-secretaria/conheca-paranoa-ra-vii.html>>. [Adaptado] Acessado em: 24 fev. 2014.

 

Clique aqui e veja a história da cidade de acordo com pesquisas realizadas por estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília.