O Fórum Goiano de EJA

 

 

O que é?

Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) configuram-se como um movimento social na luta pela EJA numa perspectiva libertadora, envolvendo diferentes segmentos organizados da sociedade civil e instâncias de governo, em cada uma das 27 unidades federadas.

O Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos é um espaço de discussão, reivindicação, proposição, trocas de experiências, encontros permanentes e ações em parceria, que articula os diversos segmentos, instituições e movimentos sociais envolvidos com a EJA, socializa iniciativas existentes com aprofundamento teórico-metodológico de temas em EJA e intervém na elaboração de políticas públicas e ações voltadas para esta modalidade educacional. É um movimento complexo e plural, que busca uma nova organização da EJA em Goiás e no Brasil.

Vídeo "O que são os Fóruns de EJA" - Professora Maria Margarida Machado

Confira aqui o vídeo com a professora Maria Margarida Machado explicando o que são os fóruns de Educação de Jovens e Adultos.

Histórico


Breve histórico

O Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos (EJA)  inicia sua trajetória em 1999 e é formalmente constituído em 2002, ano em que se realiza o I Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA. Em maio/2010 foi comemorado os 10 anos de caminhada, lutas e amadurecimento, fortalecendo o compromisso na defesa da educação de jovens, adultos e idosos como um direito de todos e ao longo da vida. Ele é o espaço de encontros permanentes e ações em parceria, que discute, reivindica, propõe, socializa iniciativas existentes em EJA e contribui na elaboração de políticas públicas e ações voltadas para esta modalidade educacional.

Além das reuniões ordinárias mensais, o Fórum Goiano de EJA promove reuniões extraordinárias, um encontro estadual por ano, participa com sua delegação e colabora na construção dos Encontros Nacionais e EJA (Enejas)  e Encontros Regionais de EJA (Erejas). Hoje, o Fórum Goiano de EJA tem se tornado cada vez mais uma referência na defesa da EJA, sendo chamado para discussões junto à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para pronunciamentos junto a Conselhos Municipais, para intervenções em diversas situações junto às redes municipais e estadual de educação, tornando-se uma força na defesa das lutas e enfrentamentos de seus segmentos.

Confira aqui, informações sobre as Reuniões abertas aos interessados: na segunda quinta-feira de cada mês, das 14h às 18h.

 Folder - Distribuído no IX Encontro Estadual do Fórum Goiano de EJA

Vídeo dos Dez anos de Fórum EJA GO

Homenagem Paulo Freire

Funcionamento

Dinâmica de funcionamento:

       A agenda do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos está organizada com reuniões ordinárias e extraordinárias, encontros temáticos e um encontro estadual. As reuniões ordinárias são mensais, realizadas na segunda quinta-feira de cada mês, das 14h e 30min às 18h, com convocação por e-mail, telefone e ofício impresso. Além das entidades, a participação nas reuniões ordinárias é aberta a interessados na temática da EJA.
      As reuniões ordinárias ocorrem para discussão de algum tema urgente e para organização dos encontros temáticos e estaduais. Há um encontro ampliado anual, denominado Encontro Estadual, organizado em dois dias, evolvendo mesa de abertura e uma palestra/conferência, grupos de trabalho, trocas de experiência e plenária, com a participação de representantes da UNDIME, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Secretarias Municipais de Educação, Universidades (Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade Católica de Goiás - UCG, Universidade Estadual de Goiás - UEG), Faculdades (Alves Faria – ALFA, Araguaia), SESI/SENAI, SESC, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás - SINTEGO, INCRA, Secretaria Municipal do Trabalho do Estado de Goiás, Fundação Bradesco, Fundação Banco do Brasil, Conselho Municipal de Educação de Goiânia - CME, Conselho Estadual de Educação de Goiás - CEE, Fórum de Educação Popular, Movimento dos Sem Terra - MST, ONG’s (Moradia e Cidadania, Cia de Dança Vem Viver, entre outras), Movimentos Sociais, representantes de alunos e professores de EJA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-Brasil) em Goiás, entre outros.
    Os encontros temáticos variam em torno de três a quatro encontros ao longo do ano, cujos temas são eleitos pelas/os representantes do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos a partir das necessidades de aprofundamento em determinados assuntos/questões ligadas à EJA. Há um grupo articulador das ações do Fórum Goiano responsável pela comunicação e divulgação (SINTEGO, UEG e Secretaria Municipal de Educação), pela secretaria (Secretaria Municipal de Goiânia e Faculdade de Educação/UFG), pela representação junto aos Fóruns e ao MEC (Faculdade de Educação/UFG).
    Também há uma coordenação colegiada do Fórum Goiano, composta por representantes de universidades/faculdades, Sistema “S”, ONG’s, secretarias de educação (municipais e estadual), movimentos sociais e sindicatos, educadores e educandos da EJA.

Coordenação

Nova composição da Coordenação Colegiada do Fórum Goiano de EJA, Eleita no dia 21/05/2016, no XIV ENCONTRO ESTADUAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA:

Secretária:

Em caso de dúvidas e sugestões fale conosco: Faculdade de Educação - UFG, sala 214 - Rua 235, S/N - Setor Universitário / Goiânia.

Telefone: (062) 3209-6213                  email: forumejago@gmail.com

Colaboradores

O Fórum Goiano de EJA é fruto de uma construção coletiva, que conta com a participação de diversos colaboradores, dentre eles podemos destacar:

 

E demais participantes das reuniões do Fórum de EJA do Estado de Goiás.

 

Agenda do Fórum

Olá, companheiroa (as),
Convidamos todos e todas para nossas reuniões ordinárias, que ocorrem majoritariamente nas segundas quintas-feiras de cada mês, às 14h.

Confira aqui as agendas das reuniões do Fórum Goiano de EJA.

Confira aqui, os Ofícios das Reuniões.

Memórias das Reuniões.

Como Participar

O Fórum Goiano de EJA convida toda a comunidade, estudantes, professores e todos aqueles que se interessam por discutir a temática da Educação de Jovens e Adultos a participar de suas reuniões. 

As reuniões ordinárias do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos são abertas à comunidade e acontecem sempre às terceira quarta-feira de cada mês, das 14h às 17h, de forma itinerante conforme a agenda publicada no site.

Confira em nossa agenda a data das reuniões e participe!

Para mais informações entre em contato, no fone: (62) 3209-6213

Seja bem vindo!

Participações do Fórum Goiano

Segue as Participações do Fórum Goiano:

Reuniões

Planos de Educação

Conferências

Encontros/ Seminários/ Oficinas

CONAE - 2010

logo CONAE 2010.jpg

- Conferências Nacionais

A Conferência Nacional de Educação foi em abril de 2010, na cidade de Brasília/DF. Em Goiânia a conferência municipal já ocorreu  nos dias 18 e 19 de junho de 2009, a regional nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2009.

CONAE 2010

- Conferências Estaduais

A conferência estadual entre os dias 11 e 13 de novembro de 2009.Confira aqui e fique atento as referências feitas a Educação de Jovens e Adultos como nos parágrafos 7, 16, 30, 46, 116, 145(f) 145(1), 154, 183(q), 234, 277(e), 287.

 

- Conferências Municipais

  • FOLDER (frente e verso​) - Conferência Municipal de Educação de Goiânia Preparatória à Conferência Nacional de Educação

 

 

 

 
 

 

 

 

CONAE 2014

Acompanhe informações e documentos preparatórios e da Conferência Nacional de Educação (CONAE) que ocorreu em novembro de 2014; os  interessados poderão conferir nesta página algumas informações e convites a respeito da CONAE e das conferências municipais, intermunicipais e Estadual. Saiba mais sobre a CONAE-2014 em conae2014.mec.gov.br.

Conferência Nacional - 2014:

Conferências Estaduais preparatórios à Conae 2014:

Conferências Intermunicipais e municipais preparatórios à Conae 2014

Síntese das contribuições dos Fóruns de EJA  ao Documento Referência CONAE 2014

 

Emendas por Fórum de EJA:

Goiás:

 

Fóruns do Brasil

 Rio de Janeiro​

 Fórum do Paraná

 

 

 

 

 

 

Encontros/ Seminários/ Oficinas

Educação do Campo:

Seduc:

Com outros Fóruns:

  • Slide apresentado por Janaína C. de Jesus no Encontro Preparatório à VI CONFINTEA - Região Centro-Oeste com o Tema: BRASIL - Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida. - Cuiabá - 23 a 25/04/2008

Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia:

Oficina Almanaque do Aluá:

Anped:

Seminários, Congressos, Rodas, Simpósios, Colóquios, Encontros, entre outros:

I Congresso Internacional da Cátedra UNESCO de EJA

Conferências Regionais do Fórum Goiano de Economia Solidária

I Simpósio Nacional de Mat. Didáticos e literários para EJA

IV EDIPE

Roda de Conversa com Gerardo Bacalini

VII Colóquio Internacional Paulo Freire

XII ENEJA

XXI Simpósio de Estudos e Pesquisas da FE/UFG

VIII Seminário de Política e Administração da Educação - Anpae

CONPEXX

MOVA BRASIL

Uncme-GO promove encontro estadual discutindo o SNE

Reuniões

Com MEC:

CNAEJA:

  • FOTO - Cláudia (Fórum Goiano de EJA) e Rita de Cássia Lima Alves, eleitas  representantes na CNAEJA pelos Fóruns de EJA em âmbito nacional.

Fóruns de EJA:

Com outros Fóruns:

Com a Seduc:
   
Agenda Territorial:

CONAE 2014:

Conferências de Educação

- Conferências Nacionais

A Conferência Nacional de Educação foi em abril de 2010, na cidade de Brasília/DF. Em Goiânia a conferência municipal já ocorreu  nos dias 18 e 19 de junho de 2009, a regional nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2009.

CONAE 2010 -

- Conferências Estaduais

A conferência estadual entre os dias 11 e 13 de novembro de 2009.Confira aqui e fique atento as referências feitas a Educação de Jovens e Adultos como nos parágrafos 7, 16, 30, 46, 116, 145(f) 145(1), 154, 183(q), 234, 277(e), 287.

 

- Conferências Municipais

  • FOLDER (frente e verso​) - Conferência Municipal de Educação de Goiânia Preparatória à Conferência Nacional de Educação

Cartas/Moções/Notas/Manifestos

Confira aqui as cartas enviadas e recebidas pelo Fórum Goiano de EJA. E também as moções encaminhadas e apoiadas pelo Fórum.

Moções

Confira aqui as moções encaminhadas pelo Fórum e/ou apoiadas por ele.

 

Moções apoiadas pelo Fórum

Moções encaminhadas pelo Fórum

Ofícios

Esta página destina-se a divulgação e armazenamento dos ofícios enviados e recebidos pelo Fórum Goiano de EJA nos últimos anos, assim como convidar e mobilizar os educadores, educandos e a sociedade civil de modo geral a participar dos encontros e ações do fórum fortalecendo e contribuindo luta em defesa da EJA.

Ofícios 2011

Confira aqui os ofícios enviados e recebidos pelo Fórum Goiano de EJA no ano de 2011.

Ofícios 2012

Confira aqui os ofícios enviados e recebidos pelo Fórum Goiano de EJA no ano de 2012.

Ofícios 2013

Esta página destina-se a divulgação e armazenamento dos ofícios enviados e recebidos pelo Fórum Goiano de EJA no ano de 2013, assim como convidar e mobilizar os educadores, educandos e a sociedade civil de modo geral a participar dos encontros e ações do fórum fortalecendo e contribuindo luta em defesa da EJA.