Skip to Content

Apoio à Moção de Indignação e de Exigência da III Conferência Municipal de Juventude de B.H

A assembléia do  60º Fórum Mineiro de EJA e  do 9º Fórum de EJA da Região dos Inconfidentes  reunida no dia 29/06/06 em Ouro Preto/M.G apóia Moção de Indignação e Exigência  de apuração da agressão sofrida  pelo Conselheiro Pedro Henrique Silva Santos no dia 9/06/06, aprovada pela III conferência Municipal de Juventude de B.H. 
Fraternalmente convidamos os demais Fóruns de EJA do Brasil a se solidarizarem conosco na cobrança IMEDIATA, pelos órgãos competentes das devidas apurações.
Segue abaixo a Moção aprovada na III conferência Municipal de juventude de B.H,

Moção de Indignação e de Exigência
 

 

A III Conferência Municipal de Juventude aprova, por meio desta Moção de Indignação e de Exigência, o encaminhamento de que assim que nomeado o Conselho Municipal de Juventude mova processo no sentido de apurar as responsabilidades sobre a agressão sofrida pelo Conselheiro Pedro Henrique Silva Santos, como um de seus primeiros atos.
Ontem, dia 09 de junho de 2006, entre 18 e 19 horas, o jovem Conselheiro Municipal da Juventude de Belo Horizonte (o mais votado da cidade), se dirigia para a abertura desta Conferência, quando foi espancado aleatória e covardemente por três policiais militares. Tal fato foi presenciado por outros dois jovens que se dirigiam para o mesmo evento.
 

Exigimos que a apuração chegue a nomes e patentes dos policiais envolvidos neste episódio e esclarecemos que o caráter desta moção não é de repúdio, pois entendemos que o repúdio ao autoritarismo, à repressão, à tortura física, psicológica e moral já foi feito quando do combate que a sociedade brasileira deu à Ditadura Militar. Neste momento, nossa exigência é de uma ação concreta que chegue a seu termo com a explicitação e a identificação dos culpados pela repressão de que foi vítima o jovem Conselheiro e, em sua pessoa, toda a juventude desta capital.
 

Belo Horizonte, 10 de Junho de 2006.
 

Delegados, Delegadas, Observadores e Observadoras, Convidados e Convidadas presentes à III Conferência Municipal de Juventude em Belo Horizonte