Skip to Content

As tendências do Fórum Mineiro e o movimento de construção do Fórum de EJA da Região Metropolitana de Belo Horizonte

No ano de 2004, em vários momentos das reuniões da Secretaria Executiva do Fórum Mineiro de EJA, discutimos sobre como seria uma articulação que desse maior visibilidade a EJA em nosso estado que possui 853 municípios e uma diversidade regional tão grande. 
 

Apontamos a necessidade de fortalecimento dos fóruns regionais existentes e que deveríamos incentivar a criação de outros nas regiões administrativas nas quais ainda não houvesse a articulação da EJA.
Naquela ocasião já estavam constituídos os seguintes fóruns regionais: Centro-Oeste (sede em Divinópolis), Leste (sede em Ipatinga), Norte (sede

em Montes Claros ), Campos das Vertentes (sede

em São João Del Rey) e Zona da Mata (sede em Juiz de Fora).
Como resultado das articulações feitas no ano de 2004, surgem, em 2005, o Fórum da Região dos Inconfidentes (sede

em Ouro Preto e Mariana) e o Fórum do Sudeste (sede em Viçosa).
Em 2005, realizamos contato com potencialidades de outras regiões: Vale do Jequitinhonha (Diamantina), Sul de Minas (Varginha) e Noroeste (Unaí). Representantes do Vale do Jequitinhonha e do Sul estiveram presentes em plenárias do Fórum Mineiro e relataram as dificuldades em firmar a articulação necessária à criação de um fórum regional.
Apontamos, também, principalmente nós, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a necessidade da criação de um espaço para discutirmos as questões da nossa região, percebendo que no espaço da plenária estadual os fóruns regionais já se apresentam com várias discussões já amadurecidas.
Na tentativa de construir respostas, aprovamos em plenárias os seguintes encaminhamentos:
1.      O Fórum Mineiro mantém sua dinâmica de encontros mensais, porém alternando encontros em BH e no interior.
2.      A Secretaria executiva do Fórum Mineiro passa a ser composta por representantes dos Fóruns Regionais e se reunirá na manhã do dia das plenárias que se realizarem

em Belo Horizonte.
3. Instituir uma comissão para articular parcerias visando a criação do Fórum de EJA na Região Metropolitana de Belo Horizonte.