Skip to Content

blog do usuário luissalesluz

Ereja - Manaus AM.

Encontro regional de Educação de Jovens e Adultos - EREJA.

De 26-28 de Maio de 2011- Manaus AM.

Local: Universidade Fedaral do Amazonas, Faced- Faculdade de Educação: Auditório Alalau e Jatapu.

Realização: Forum de Eja - AM.

   O Ereja norte se constitui em momento de reflexão acerca da educação de jovens e adultos, na região norte, como base preparatória do ENEJA (Salvador-2011).

Encontro de Articulação e Planejamento da Região Norte.

 

Encontro de Articulação e Planejamnero de Eja da Região Norte, acontecerá nos dias 17 e 18 de março de 2011. Local Instituto Ciências da Educação, UFPA, Setor Profissional Campus do Guamá- Belém- Pará. Realização: Centro de Documentação e Memória da Educação de Jovens e Adultos na Amazônia, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará. Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e Universidae do Tocantins.

Reunião do forumeja Pará

Aconteceu no dia 01.02.2011, no auditório do Centro de Educação, Campus do Guamá, UFPA, mais uma reunião do Forumeja-Pará, com participação de representantes de orgãos e instituições como: UFPA, UEPA, SEMEC, SEDUC E FORUM DE EDUC NO CAMPO BENGUI. Realizada das 16 h ás 19h, contou a esplanação de memórias forumeja nacional e paraense, além dos avanços e desafio , síntese da ll Semana Nacionalde EJA, realizada em Brasilia de 29/11 1 02/12.

CENTRO DE EDUCAÇÃO LEVA NOME DE EDUCADOR PARAENSE

   O Centro de Educação de Jovens e Adultos, Inaugurado no dia 19 de agosto de 2010, em Rio Branco - AC leva nome do Educador Paraense Hélio Koury, nascido em Belém em 1928, formou-se em Ciências Políticas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) no Rio de Janeiro e especializou-se em alfabetização de jovens e adultos pelo Método Paulo Freire. Aplicado por ele no Acre, na década de 60.

   Sua longa vida foi marcada pela perseguição política durante o regime que se instalou no país a partir de 1964, foi acusado de subversão por querer alfabetizar Jovens e Adultos utilizando o Método Paulo Freire o que lhe rendeu duas prisões. Certa vez em entrevista dada a um jornalista ele fez a seguinte declaração: "A minha idéia de riqueza era a do conhecimento, o capital intelectual, isso me valorizava financeiramente".

 

Conteúdo sindicalizado