Skip to Content

HISTÓRICO DO FÓRUM DE EJA DE PERNAMBUCO

O Fórum é um espaço informal de educadores/professores, entidades do poder público, universidades, organizações não governamentais, movimentos sociais e entidades empresariais interessados na articulação das práticas de EJA e que, em espaço plural, se comprometam na discussão, fortalecimento e proposição de caminhos para a educação de jovens e adultos no âmbito do estado de Pernambuco. Do mesmo modo, luta, com os demais parceiros do país, para alterar a situação educacional de grande parte da população. Sua vinculação, no entanto, se faz com propostas, entidades, pessoas em nível nacional, da América Latina e de demais países interessados na mesma questão. Pretende ser, ainda, um articulador de parcerias e alianças para enfrentar o grave problema do analfabetismo e da subescolarização de jovens e adultos, especialmente buscando a formulação de políticas públicas e o financiamento para as ações na área. O Fórum de EJA de Pernambuco parte das contribuições que a Articulação Pernambucana pela Educação de Jovens e Adultos vem fomentando desde 1990, como um Fórum Permanente de EJA. Registra historicamente as lutas pela consolidação da Educação de Jovens e Adultos e pela afirmação da identidade própria da EJA como entendida atualmente pela legislação educacional brasileira. É composto por uma Coordenadoria Executiva constituída pelas seguintes entidades: Centro Paulo Freire, UNDIME/PE, NUPEP/UFPE, CEEL/UFPE, SEDUC/PE, Secretaria de Educação do Recife, Secretaria de Educação de Olinda, SESC/PE, SESI/PE, Escola da CUT Nordeste e UPE. E um Colegiado Ampliado onde além das instituições acima citadas incluem-se: SINTEPE/CNTE, MST, UNBEC, UNCME, ALFALIT/PE, Secretaria de Educação da Pedra e os Fóruns Regionais: Metropolitano, Mata Norte, Mata Sul, Mata Centro, Litoral Sul, Agreste Meridional, Vale do Capibaribe, Centro Norte, Moxotó Ipanema, Médio São Francisco, Submédio São Francisco, Araripe, Sertão Central e Alto Pajeú. A Coordenadoria Executiva encontra-se mensalmente, mas de acordo com a necessidade esses encontros podem ser até semanais. Já o Colegiado Ampliado encontra-se de dois em dois meses, mas podendo se encontrar quinzenalmente, se necessário. Há também grandes encontros regionais anuais e um encontro estadual anual. O Fórum EJA/PE tem como expectativas: mais clareza, definições e interlocuções mais firmes entre o MEC, o Fórum e entidades/instituições que compõem o mesmo, tornando-os participantes das discussões sobre EJA; proporcionar uma maior vinculação operativa entre a estrutura de EJA, gerida pelo Estado brasileiro, em suas diferentes esferas (federal, estadual e municipal) e as organizadas pela sociedade civil (igrejas, clubes de serviços e outros) Sistema S e Universidades; apoio aos Fóruns de EJA nos Estados; garantia de políticas públicas de permanência e de formação continuada ao aluno jovem e adulto. Pesquisa e sistematização: Andrea Della Santa Queiroga