Skip to Content

Seja bem Vindo ao Portal do Fórum Piauiense de EJA.

Seduc confirma renovação de alunos já matriculados no EJA

A educação de jovens e adultos é uma das prioridades da Secretaria Estadual de Educação e para contemplar o maior número de pessoas, a superintendente de Ensino da Seduc, Joara Delane Sousa Ribeiro, explica que a Secretaria está redimensionando as propostas dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS) e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEJAS). A ideia é atender as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e alcançar o maior número de pessoas.

Segundo Joara, estão plenamente confirmadas a renovação de matrículas dos alunos que já fazem parte do processo atual de educação não presencial e semi presencial. “Estão garantidas a renovação da matrícula de alunos matriculados até o dia 30 de dezembro até a conclusão de todas as etapas”, diz.

Já com relação aos novos alunos que desejam efetivar matrículas, Joara diz que a Seduc solicita que eles aguardem a finalização da normatização dessa proposta que vai contemplar a Educação de Jovens e Adultos com uma nova abordagem de Educação a Distância.

Joara relata que a Seduc já reuniu os diretores do NEJAS e CEJAS no sentido de viabilizar esse redimensionamento para um amplo e melhor atendimento a todos que desejam estudar. “Vamos oferecer recursos voltados à nova demanda de tecnologia, de forma que alcance a todos que desejam estudar”, diz Joara, declarando que os trabalhadores serão alcançados dentro dessa nova plataforma de ensino. Para o início, já estão previstos três núcleos para funcionamento dessa modalidade de ensino seguindo as normas do Conselho Nacional de Educação.

Essa nova proposta é ampla e está sendo redimensionada de forma a atender a todos que desejam estudar. “A Seduc tem, sim, todo o interesse na educação de jovens e adultos”, diz, afirmando que a proposta em discussão, além de adequar as diretrizes do CNE, oferecerá um leque ainda maior de oportunidades para quem pretende estudar e se qualificar.