Skip to Content

Seja bem Vindo ao Portal do Fórum Piauiense de EJA.

Histórico do Fórum Piauiense de Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos tem se consolidado ao longo da história como política pública de reparação social. Reparação de direitos negados pelo Estado aos indivíduos em seu período elementar comum ou mantendo-o longe dele por causa da falta de oferta de ensino tanto na oferta regular de vagas como na realidade socioeconômica desfavoráveis.
Em 29 de junho de 2004, o Fórum Piauiense de EJA foi criado em reunião da qual participaram diversas instituições, entidades da sociedade civil e organizações governamentais que trabalham com a EJA. Participaram do processo de criação do FÓRUM a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(UNDIME),Secretaria Municipal de Educação de Teresina(SEMEC), SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA(SESI), Universidade Federal do Piauí(UFPI), Universidade Estadual do Piauí(UESPI), ALFALIT, Movimento de Educação de Base(MEB), PAJAAT, Fundação Madre Juliana, Serviço Social do Comercio(SESC), MST-PI, FETRAP, FETAG-PI, Colégio Diocesano, Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA), CUT-PI, APECIL, SINTE, Centro Federal de Educação Tecnológica(CEFET-PI).

ORIGEM E PERCURSO DO FÓRUM

O Fórum foi concebido como uma articulação de educadoras, educadores e entidades do poder público, de universidade, de organizações não governamentais, de movimentos sociais e de empresas privadas interessadas na formação de uma rede de práticas na EJA e que vem se comprometendo discussões, fortalecimento e proposição de caminhos para a educação de jovens e adultos no âmbito do Estado do Piauí. O Fórum pretende constituir-se num espaço critico de defesa e divulgação da Educação de Jovens e Adultos e de monitoramento das políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.
Em 2005, o Fórum organiza e realiza o primeiro Encontro Estadual de EJA, que contou com a participação de 240 pessoas inscritas representando os diversos segmentos que trabalham com EJA. O I Encontro Estadual de EJA teve como objetivo preparar a participação do Fórum no VII ENEJA a ser realizado de 31/08 a 03/09 em Brasília-DF.
A realização do II Encontro Estadual de EJA que aconteceu no período de 03 à 05 de agosto de 2006 e buscou a interação de ações governamentais e não governamentais que atuam na promoção do conhecimento na área de Educação de Jovens e Adultos no Piauí, foi precedida pela Criação dos Fóruns regionais de Picos e Parnaíba. Esse encontro teve como tema central “EJA: Política Pública de Estado: Avaliação e Perspectivas”.
O III Encontro Estadual realizado no período de 01 a 03 de agosto de 2007, apresentou como tema central “A EJA e sua relação com o mundo do trabalho”.

O IV Encontro Estadual de EJA aconteceu no período de 02 a 04 de julho de 2008 e teve como tema central “EJA no Brasil: 10 anos de luta pelo direito à educação para todos e o que são os Fóruns de EJA no Brasil: natureza e caráter do movimento. Os encontros estaduais de EJA são hoje uma referencia no Estado quando se trata de pensar e refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos.
Em 2010, realizou-se o V Encontro Estadual de EJA tendo como tema Validando saberes,ativando esperanças.Esse encontro aconteceu na Universidade Federal do Piauí no período de 22 e 23 de novembro de 2010.

ORGANIZAÇÃO E FUNCINAMENTO DO FÓRUM

O Fórum Piauiense de EJA não tem uma organização formal com estatuto e regimento. Possui uma estrutura informal com uma coordenação e uma secretaria escolhida pelos membros permanentes. A coordenação tem a função de representar o Fórum junto aos parceiros locais e juntos as outras organizações no âmbito federal, convocar as reuniões ordinárias e extraordinárias, buscar apoio financeiro para realização dos encontros estaduais e regionais.

As reuniões mensais acontecem, em sistema de rodízio, nas sedes das entidades/instituições parceiras em datas definidas num calendário anual e reafirmada através de convocação por e-mail ou por telefone. Participam dessas reuniões os representantes dos segmentos presentes no fórum e às vezes a pedido dos parceiros são abertos a outros segmentos e pessoas interessadas em conhecer o funcionamento do fórum.