Skip to Content

Seja bem Vindo ao Portal do Fórum Piauiense de EJA.

INTERLOCUÇÃO COM O MEC

Às/Aos representantes, participantes, simpatizantes dos Fóruns de EJA do Brasil

Estamos passando por um momento importante em nosso país, um momento de transição e organização de governos estaduais e federal. Neste contexto trago a esta lista, alguns informes e demandas com o intuito de avançar nos debates relacionados a EJA no Brasil.

No que diz respeito aos informes, envio anexo um ofício onde solicitamos uma audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad com o objetivo de apresentar e debater com o mesmo as questões tratadas nos vários coletivos dos fóruns de EJA (plenárias, reuniões, encontros, seminários), reforçar inclusive as várias formas e a abrangência de organização dos fóruns. O pedido de audiência por ofício foi resultado de conversas nossas entre os fóruns e dos fóruns com o MEC.

 Outro objetivo seria apresentar ao Ministro o interesse e as possibilidade que os fóruns tem em contribuir para este importante momento de abertura de um novo ciclo na política brasileira, com foco na educação, foco específico é claro, na EJA. Interesse sustentado em longo histórico e abrangência extraordinária de ações de realizações, seja em nossos círculos próprios, seja nos espaços em que participamos dos debates.

 Divido com o grupo também, a preocupação na ausência de notícias oficiais, na drástica diminuição de informações e na interlocução que vinha acontecendo de forma razoável. Situações que vinham se ampliando de forma satisfatória a exemplo dos debates e acúmulos em torno da Agenda Territorial, das reuniões com os representantes, do fortalecimento da CNAEJA, entre outros, mas que neste período se esvaiu, mesmo reconhecendo que se trata de um período curto de instalação de um “novo” governo.

 Por fim, venho ao grupo, solicitar que façamos valer nossos interesses pela construção coletiva e PROPOR que os fóruns se organizem e se manifestem. Se manifestem individualmente, coletivamente e institucionalmente ao MEC e outros ministério, aos/as nossos/as parlamentares dizendo da importância em receber um grupo de representação dos fóruns, salientando que estamos anciosos e temos plenas condições por contribuir no processo, que não se trata de especulação e/ou interesses escusos ou pressões pejorativas.

 

 

 Volta a reforçar que se trata de uma proposta aos fóruns, não significa de forma alguma imposição nem tão pouco obrigação em torno do que se propõe, embora seja importante enviar com cópia ou remeter a este grupo toda manifestação feita.

Saudações...

Edmilson F Leite

Leila Maria de Jesus

Representantes dos Fóruns de EJA do Brasil na CNAEJA

Veja em anexo Oficio

AnexoTamanho
Oficio-ao-ministro-foruns-eja.pdf664.73 KB