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Adoção do projeto Escolas do Amanhã reduz a evasão escolar .

Indice caiu de 5,1% para 3.26%, ainda acima da media do municipio Implantadas a partir de 2009, as Escolas do Amanha . um programa especial criado pela prefeitura para as unidades localizadas em areas de conflito . comecam a surtir efeito. Dados da Secretaria de Educacao mostram que a evasao de alunos  nessas escolas caiu de 5,1%, registrado no fim de 2008, para 3,26%, no ano passado. Embora ainda esteja acima da media das outras escolas da rede da prefeitura (2,35%), esta e a primeira vez que o indice apresenta reducao acentuada, conforme antecipou ontem Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO.

No ano passado, a Secretaria de Educacao ja havia notado que as Escolas do Amanha estavam ajudando a mudar a realidade dos alunos. Das 290 unidades que atingiram as metas da prefeitura para o ensino e foram premiadas por isso, 53 eram Escolas do Amanha. Hoje sao 151 Escolas do Amanha, que contam com educacao em tempo integral, laboratorios de ciencia, salas de leitura e internet com banda larga, alem de atividades ludicas e esportivas diariamente. Sabiamos que as acoes criadas especificamente para as Escolas do Amanha iriam surtir efeito, mas a queda da evasao foi ate um pouco acima do que esperavamos. Isso nos anima e mostra que podemos avancar mais . disse a secretaria de Educacao, Claudia Costin. O Programa Escola do Amanha foi criado depois que a prefeitura notou que os indices da educacao em algumas unidades apresentam sistematicamente baixos indicadores. Ao identificar as areas geograficas das escolas, a equipa da secretaria  descobriu que elas estavam em areas controla das por  traficantes ou milicianos, e conviviam quase que diariamente com a violencia. Para a secretaria, a implantacao das Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) nas favelas ate entao controladas por bandidos tambem ajuda a mudar a realidade nas escolas. Trinta e duas unidades estao em areas de UPP. Para se ter uma ideia, na Cidade de Deus, apos a instalacao da UPP, houve um aumento de 30% na frequencia escolar . afirma Claudia Costin.