Sobre o projeto

Projeto Pegadas de Paulo Freire – antecedentes

O Fórum EJA Brasil representa o projeto de pesquisa Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire que é uma ação celebrativa em referência ao centenário de nascimento de Paulo Freire que é reconhecido como patrono da educação brasileira. O projeto é uma iniciativa de mapear, organizar e disponibilizar a produção no campo da memória e história da educação voltada a pessoas trabalhadoras.

Está vinculado as demandas dos projetos de extensão da Universidade de Brasília (UnB):

E constitui um trabalho de pesquisa colaborativo que agrega pesquisadores de instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão cujo objetivo é sistematizar e produzir conhecimento sobre a educação de pessoas trabalhadoras e da educação popular no intuito de contribuir com a luta em defesa da educação como direito humano.

  • Centro de Memória e Documentação em Educação Popular, EJA e Movimentos Sociais do Distrito Federal (DF)
  • Portal dos Fóruns de EJA do Brasil

CENTRO DE MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR EJA/DF

Paulo Freire, Lauro Bueno de Azevedo e Paulo de Tarso durante visita ao Círculo de Cultura do Gama, Distrito Federal, em setembro de 1963.

PORTAL DOS FÓRUNS EJA DO BRASIL

Página inicial do atual Portal dos Fóruns EJA do Brasil, com as bandeiras direcionando para as páginas dos Estados: http://www.forumeja.org.br/.

Portal de Fóruns EJA

O Portal dos Fóruns de EJA foi criado em 2005 e é composto por 27 portais de página web com representação estadual (Fóruns Estaduais), distrital (Fórum Distrital) e nacional (Fórum EJA Brasil). Os portais são ambientes educativos em formato virtual, interativo e multimídia desenvolvido pela comunidade e encontra-se disponível em: http://www.forumeja.org.br/. As páginas web contidas no Portal usam tecnologia LAMP baseada em CSM de código-fonte aberto com atividades de pesquisa ação contínua de atualização e descoberta de novas ferramentas na comunidade de desenvolvedores de softwares livres e web incorporam a metodologia de estudo do meio e utilizam a tecnologia na perspectiva da educação de jovens, adultos e idosos trabalhadores A construção e a hospedagem do Portal dos Fóruns de EJA é coordenado pela UnB com apoio de diversos segmentos que atuam na busca por direitos da população EJA.

O que são os Fóruns EJA?

Espaços de mobilização, onde congrega os atores da educação de jovens adultos.

Profª Maria Margarida Machado (UFG)

Projeto Pegadas de Paulo Freire – 2019

O Projeto de Pesquisa Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire continua suas atividades com novo projeto que segue seus pressupostos ao propor a reconstituição, identificação, catalogação, higienização e manutenção da memória e da história vivida e viva da educação de pessoas trabalhadoras, bem como a organização para disponibilização para estudos, pesquisas do acervo físico e virtual de modo a contribuir com a política de Educação de Jovens e Adultos no DF e no Brasil. Possui como algumas de suas metas:

  • META 01: ampliar a organização e o acesso a acervos de memória e história da educação de pessoas trabalhadoras, na perspectiva da defesa da emancipação pela educação, tendo como ponto partida o trabalho já realizado pelo Centro Memória Viva;
  • META 02: reestruturar o Portal dos Fóruns de EJA, incluindo na nova configuração uma biblioteca digital, uma base de documentação e dados e um espaço de divulgação, mobilização e organização das lutas em prol da educação como direito de emancipação humana;
  • META 03: constituir espaço de formação permanente em rede de pessoas e coletivos, que atuam nos diversos movimentos sociais, produzindo práticas emancipatórias de produção de conhecimento, intercâmbios de experiências e pessoas, com vistas a ampliar a rede nacional e internacional de educação;
  • META 04: elaborar projeto arquitetônico de centro físico para o Memorial Paulo Freire na UnB.

A equipe dessa nova fase do projeto é constituída pelos seguintes seguimentos:

  • Fóruns Estaduais de Educação de Jovens dos 26 estados e do Distrito Federal (GTPA/Fórum EJA DF);
  • Associação dos Docentes da UnB (ADUnB);
  • Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE);
  • Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP);
  • Faculdade de Planaltina, da Universidade de Brasília (FUP/UnB);
  • Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília (FCI/UnB);
  • Faculdade de Ceilândia, da Universidade de Brasília (FCE/UnB);
  • n-Futuros, Núcleo de Estudo de Futuros da UnB;
  • Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (NESCUBA/CEAM/UnB);
  • Instituto de Relações Internacionais, da Universidade de Brasília (IREL/UnB);
  • Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Faculdade de Planaltina, da Universidade de Brasília (PPGMader/FUP/UnB);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
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