Esta publicação resulta de estudos em andamento no âmbito da Rede de Pesquisa do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) que envolve a participação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Brasília (UnB) no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa intitulado: “Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais,” financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES/Brasil), Edital nº. 049/2012, e conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao considerar a participação desses Programas de Pós Graduação nessa rede do OBEDUC, importa explicitar a organização da ação da rede tendo a UFG como Instituição líder responsável pela coordenação geral, a UFES como Núcleo I e UnB como Núcleo II, respectivamente. A partir dessa organização, as ênfases de produção das pesquisas ganham corpo e expressam a produção inicial que caracteriza as ações de cada PPG.