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Título
Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores
Autoria
Assunto
Formação de educadores | Pedagogia > Prática Docente | Pedagogia > Prática pedagógica
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Ano de Publicação
Data de publicação
jan-abri 20214
Tipo de documento
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Editor(a) ou Instituição
Descrição
Este texto se propõe a discutir como a filosofia da práxis orienta filosófica, epistemológica e pedagogicamente um projeto ético-político de formação de trabalhadores na escola. Resgatamse fundamentos da pedagogia histórico-crítica, argumentando-se que o trabalho e a produção são
problemas da escola, pois estes expressam os momentos econômicos, sociais e culturais da sociedade
no percurso da história. Demonstra-se que a finalidade profissionalizante que se agrega à proposta de formação integrada no Brasil é fruto de circunstâncias adversas do real e se justifica por razões econômicas, sociais e culturais. Porém, os princípios da filosofia da práxis não orientariam uma modalidade ou um tipo de oferta da educação básica ou profissional; antes, são princípios referentes à formação humana e, por isso, se disputa, no plano político, a possibilidade de serem apropriados pela escola. Apresenta-se uma abordagem pedagógica da concepção de Ensino Médio Integrado, vendo que o principal desafio é a relação entre particularidade e totalidade. Conclui-se sobre a pertinência de se tentar resgatar do materialismo histórico-dialético o seu fundamento, qual seja, a compreensão radical das relações sociais, reafirmando-o como o próprio fundamento da educação de trabalhadores.
Notas
Trabalho & Educação | Belo Horizonte | v.23 | n.1 | p. 207-218 | jan-abr | 2014