Documento
Metadados
Título
Resenha do artigo "A juventude na educação de jovens e adultos: uma categoria provisória ou permanente?"
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Método de ensino | Política educacional > Políticas públicas | Pedagogia > Prática pedagógica
Outros assuntos
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás
Editor(a) ou Instituição
Descrição
A resenha do artigo "A juventude na educação de jovens e adultos: uma categoria provisória ou permanente?", investiga as práticas pedagógicas no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA) de Campo Comprido, Curitiba, com foco no atendimento equitativo a jovens e adultos. Embora o objetivo principal seja estudar tais práticas, este trecho concentra-se no perfil dos estudantes. O artigo aponta para a permanente juvenização da EJA, destacando fatores como deficiências no ensino regular, necessidade de trabalho e busca por certificação. A autora evidencia estereótipos e desafios enfrentados pelos alunos, destacando a importância do conhecimento detalhado de seu perfil para uma prática pedagógica eficaz. O estudo revela dados como estado civil, origem geográfica, interrupção dos estudos e ocupação profissional dos alunos, ressaltando a predominância da juventude e sua inserção no mercado de trabalho. A pesquisa sugere a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas adaptadas à realidade dos alunos trabalhadores, visando à emancipação e à melhoria da qualidade de vida. As reflexões finais destacam a importância da preparação dos professores para atuarem com essa juventude socialmente construída, promovendo uma educação significativa e transformadora.
Notas
5 p.