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Título
Amílcar Cabral o Pedagogo da Revolução
Assunto
Outros assuntos
Ano de Publicação
Data de publicação
Maio de 2008
Local de publicação
Descrição
O presente texto foi gravado e transcrito, aguardando uma oportunidade para ser apresentado a Paulo Freire, a fim de que ele pudesse efetuar as alterações consideradas pertinentes. Contudo, tal oportunidade não se concretizou. Na ocasião da palestra em que foi proferido, não havia disponibilidade de computador, portanto o texto estava transcrito e datilografado, permanecendo arquivado. Durante uma aula destinada a alunos do curso de mestrado, houve interesse por parte de alguns estudantes em conhecer as reflexões de Amílcar Cabral sobre cultura, assim como as considerações de Paulo Freire a respeito de Cabral, que ainda estavam apenas datilografadas. Alguns alunos, incluindo um indivíduo natural de Cabo Verde que possuía conhecimento sobre Cabral, mas não tinha acesso à bibliografia pertinente, manifestaram interesse em copiar os textos de Cabral e também se responsabilizaram por digitar o texto datilografado para que outras pessoas pudessem ter acesso a ele. O texto falado foi mantido, com eliminação de repetições e adição de algumas referências contextuais. Foram incluídos subtítulos para facilitar a leitura, além da relação da bibliografia disponível sobre Cabral na época, parte dela cedida para cópia por um estudante cabo-verdiano do Instituto Rio Branco. Alguns dos títulos da bibliografia estão disponíveis para cópia na Faculdade de Educação da UnB, porém são de difícil acesso, ainda não digitalizados. As imagens foram obtidas de motores de busca online. Este trabalho, elaborado durante o curso de mestrado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, é agora compartilhado publicamente. Embora muitas coisas tenham mudado desde então, algumas permanecem. Acredita-se que essas reflexões possam contribuir para a educação de jovens e adultos, especialmente para aqueles interessados em pensar a educação como algo enraizado no presente, o tempo do hoje, o único tempo possível para qualquer transformação.
Notas
38 p.