Documento
Metadados
Título
Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos
Autoria
Ministério da Educação - MEC | Secad/MEC | Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Assunto
Outros assuntos
Política > Democracia | Educação Universal | EJA - Educação de jovens e adultos
Ano de Publicação
Data de publicação
2005
Coleção ou evento
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
MEC - Ministério da Educação | Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Descrição
Diferentemente da publicação original, aqui os textos foram reagrupados em oito blocos, acrescido o epílogo, perpassando dimensões e temas relevantes para todos os envolvidos diretamente na EJA. Em especial, abordam conceitos, informações e experiências que, além de orientar e inspirar educadores em suas práticas, também servem como eixos para a ação reflexiva desses profissionais, tanto para análise crítica das políticas no contexto nacional e local em que a EJA se insere quanto para fundamentar e inspirar a elaboração de propostas educativas e exercitar o pensar sobre o fazer pedagógico. Esse trajeto começa com um balanço das políticas e diretrizes traçadas para EJA no Brasil, a partir da V Conferência Internacional de Educação de Adultos (1997) e se encerra com uma apresentação das principais diretrizes da política de educação de jovens e adultos no Governo Lula, texto que se diferencia por ser o único inédito no livro. (Timothy Ireland e Cláudia Lemos Vóvio)