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Metadados
Título
Processos formativos em EJA: Práticas, saberes e novos olhares
Assunto
Educação > Alfabetização | Educação > Educação Indígena | EJA - Educação de jovens e adultos | Evento > Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA) | Evento > Seminário sobre educação de Jovens e adultos | Gênero > Sexualidade
Outros assuntos
Educação > Alfabetização | Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) | Avaliação do Ensino | Avaliação educacional | Diferença de Gênero | Educação EAD | Educação escolar indígena | Educação > Educação Indígena | Educação na Prisão | Educação nas prisões | Educação prisional | EJA - Educação de jovens e adultos | EJA prisional | Evento > Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA) | Escola e Trabalho | Escola Indígena | Gênero e Educação | Material didático e avaliação e avaliação | Prisão | Prisões e educação | Quilombola | Evento > Seminário sobre educação de Jovens e adultos | Gênero > Sexualidade | Trabalho e Educação
Ano de Publicação
Data de publicação
2012
Outra coleção ou evento
4° SNF/DF - Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
Descrição
O IV Seminário Nacional de Formação de Educadores da Educação de Jovens e Adultos do Brasil (EJA) é resultado do processo de luta do Movimento dos Fóruns de EJA do Brasil em uma de suas mais importantes frentes de luta: a formação do educador. Construído pelos Fóruns de EJA do Brasil na articulação com a Secretaria de Educação na Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), e, já em sua quarta edição, o Seminário Nacional de Formação (SNF), vem se constituindo como importante espaço de socialização de experiências e pesquisas no campo da formação, além de um potente lócus de articulação dos Fóruns de EJA, no pensar de suas pautas de reivindicações e estratégias de luta pelo direito à Educação de Jovens e Adultos como Política de Estado. Éramos 250 inscritos previstos, tivemos em média de 170 presentes, refletindo e propondo sobre a temática geral “Processos formativos em EJA: Práticas, saberes e novos olhares”. Das 210 pessoas que confirmaram presença em Brasília, 70 não compareceram. Dialogamos com 6 mesas temáticas que trataram de: Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, sua relação com os Fóruns, bem como suas possibilidades como espaço formativo; Histórico dos Seminários Nacionais sobre Formação; PROEJA TRANSIARTE: a construção de um itinerário formativo em Ceilândia DF; O desafio da interdisciplinaridade, interculturalidade, intersetorialidade: exemplo de aprendizagem significativa na EJA; As especificidades da formação do professor/educador de jovens e adultos nas práticas de educação popular para além da escolarização e, finalmente, Formação inicial de professores para a EJA. Atuamos em 9 Grupos de Trabalho que refletiram, a partir de 46 apresentações orais, as sub-temáticas: Trabalho e EJA; EJA nas Prisões e Medidas Sócio Educativas; EJA no Campo, Indígena e Quilombola; Currículos em EJA: Perspectivas de Aprendizagem; Alfabetização na EJA ; Avaliação do Ensino e da Aprendizagem 4 na EJA; EJA, Gênero e Sexualidade; EJA e Ambientes Virtuais Multimídias e EAD; Jovens e Idosos Presentes na EJA. Lançamos 7 obras que colaboram para a melhor e maior qualificação dos processos de formação de professores para a EJA no país, a saber. O lançamento constituiu-se em uma mesa com a apresentação dos autores. Foram elas: Educação Física Escolar na Educação de Jovens e Adultos; A Constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação /alfabetização de jovens e adultos; Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade; Currículo em referências; Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e o Mundo do Trabalho. Fomos presenteados com a apresentação de uma dupla de cantadores – repentistas; assistimos à Orquestra Sinfônica de Brasília, no Teatro Nacional – Sala Villa Lobos e participamos do Monólogo - Experiência do Teatro do Oprimido. Não perder a estreita relação existente entre Educação e Cultura nos fortalecia a cada dia para continuar a jornada reflexiva sobre a Formação de Educadores para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos. A importância desse IVSNF, além de sua contribuição para o campo da formação de educadores, dá-se na relevância de se discutir o momento histórico presente, momento esse de redução de matrículas na Modalidade, da retomada de políticas que apontam para a existência de uma idade certa para alfabetização, e em programas que desconsideram a formação integral dos sujeitos da EJA, reduzindo o processo de formação integral do educando à idéia de qualificação para o emprego. Neste contexto, além dos desafios apresentados pelo cenário político atual, o Movimento dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil tem como tarefa o repensar de suas práticas coletivas e de suas formas de atuação, pois temos certo que apenas na construção coletiva é que avançaremos na garantia do direito à educação com qualidade social na EJA. Assim, nossa plenária final no IVSNF foi pautada por seu viés específico que denominamos “Itinerários e olhares: Inserção prática em ambientes de EJA” e deliberou pelas propostas que se seguem, em cada sub-temática
Tipo de documento
Eventos e Atividades de Formação > Comunicação em eventos | Outros Documentos > Livro | Produções Científicas e Acadêmicas > Relatório