Fórum Nacional de Educação de Jovens e Adultos
“Educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). O programa é dividido em etapas, que abrange do ensino fundamental ao médio sendo que a EJA no ensino fundamental destina-se a jovens a partir de 15 anos e a do Ensino Médio, incluem alunos maiores de 18 anos, tendo o prazo máximo para conclusão de 2 anos para o fundamental, e de 18 meses para o médio. Além da modalidade presencial a EJA disponibiliza o curso online com certificado, possibilitando ao aluno estudar aonde estiver, e no horário mais adequado a sua rotina. […]”
Recorte Wiki página “Educação de jovens e adultos (Brasil)”
O Repositório abarca material de apoio para processos de aprendizagem vinculados a modalidade de Educação de Jovens Adultos. Aqui encontrará referencias na integra em acesso aberto. É tudo seu.
CARTA COMPROMISSO COM A EJA
Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil constituem um movimento nacional que agrega educadoras e educadores, estudantes, gestores e gestoras, pesquisadores e pesquisadoras da Educação Básica e Superior, movimentos sociais e sindicais, ONGs, que atuam em defesa do Direito à Educação das pessoas jovens, adultas e idosas (EJA) trabalhadores/as, desde o ano de 1997.
Como movimento da sociedade civil, democrático plural e suprapartidário, atua no controle social, através da participação na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas, conforme o estabelecido pela Constituição Federal de 1988.
Esta Carta de autoria dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil tem por objetivo CONVIDAR PARA ASSINATURA, de todos/as os/as candidatos/as a mandatos de: Prefeitos e Prefeitas e Vereadores e Vereadoras, nestas eleições municipais de 2024.
Trata-se de uma iniciativa, que visa chamar a atenção e mobilização, não só, dos/as candidaturas supracitadas, mas, sobretudo, dos/as eleitores/as, da sociedade em geral, e da opinião pública, via todos os veículos da grande mídia e redes sociais, SOBRE a existência em nosso país de 68 milhões de brasileiros/as, acima de 18 anos, sem educação básica completa, dos quais 11 milhões são pessoas não alfabetizadas.
O que pretendemos com esta CARTA-COMPROMISSO é GARANTIR com a assinatura datada de cada candidato/a que, antecipadamente, ao resultado eleitoral, COMPROMETA-SE, PERANTE SEUS ELEITORES, FAVORAVELMENTE, com cada item abaixo-discriminado, ou seja, UM VOTO ANTECIPADO EM FAVOR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, reconhecendo nas políticas do PACTO pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos e do Pé de Meia, a oportunidade de trabalhadores/as iniciar e/ou retomar seus estudos e permanecerem nas escolas públicas, da cidade e do campo, até a conclusão da educação básica.
Contando com a sensibilidade humana e social de todos/as os/as candidatos/as, convidamos, portanto, Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras a exercerem seus futuros mandatos, neste MUNICÍPIO, no sentido de se juntarem aos autores desta CARTA-COMPROMISSO, para que possamos estabelecer os marcos iniciais de um novo diálogo proativo na ação concreta para garantia da educação pública em articulação com o novo Plano Nacional de Educação (2026-2035), em especial, com as metas referentes à Educação de Jovens e Adultos, também, no Plano Estadual de Educação e Plano Municipal de Educação!
Dessa forma, os Fóruns de EJA do Brasil na perspectiva de unir forças, pela articulação entre educação e política propõem 6 (seis) compromissos para cada candidato/a preencher este formulário e, a cada compromisso proposto, registrar se concorda 100%, concorda 50% ou discorda.
Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos
Belém/PA | 01 a 04 de Agosto de 2024
Tema | Educação, democracia e participação popular:
fundamentos para uma política pública nacional de EJA
XVIII ENEJA é movimento de luta, resistência e proposições, é fruto de construção coletiva (debates) realizada pelos Fóruns de EJA do Brasil, ao mobilizar ações que fortalecerão a luta por uma Educação para pessoas Jovens, Adultas e Idosas com qualidade socialmente referenciada.
últimos registros do fórum nacional
-
Como fazer login no WordPress? (Tutorial)
Tutorial breve sobre como fazer login na página do Portal…
-
Portal dos Fóruns de EJA do Brasil: cultura livre, construção coletiva e reestruturação da versão 2.0
Apresentação e lançamento da versão 2 do Portal de Fóruns…
-
Projeto de Lei nº 2.614/2024: Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034 – integral
Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034…
-
Projeto de Lei nº 2.614/2024: Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034 – resumido
Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034.
-
Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos – Decreto nº 12.048/2024
DECRETO Nº 12.048, DE 5 DE JUNHO DE 2024: Institui…
-
XVIII ENEJA: texto base para problematização nos Grupos de Trabalho
Este texto foi elaborado a partir da transcrição do Esquenta…
-
Regimento interno do XVIII ENEJA: Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos
Regimento Interno do XVIII ENEJA/PA.
-
Boletim e programação XVIII ENEJA
Boletim do XVIII ENEJA, com informações sobre o caráter do…
-
Descomplicando o Pacto: tire suas dúvidas
Descomplicando o Pacto: tire suas dúvidas Pacto Nacional pela Superação…
-
Trabalho, educação de jovens e adultos e tecnologias emancipatórias
O recorte histórico temporal de 1957 a 1990 busca levantar…
-
XVIII ENEJA Belém/PA 2024: informações
Apresentação, tema, eixos, período de inscrições, insfraestrutura, agenda e programação…
Brasil – BR
Acesse o acervo na íntegra