Caderno livre: relatoria coletiva

Relatoria coletiva construída pelos representantes dos Fóruns EJA estaduais que participaram da 1ª Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, que aconteceu nos dias 26 e 27 de abril de 2024, em Brasília (DF).

Saiba mais sobre esse evento aqui.

Professor de Nova Andradina representa MS na formação nacional para Portais de EJA
por Augusto Francisco Teixeira

A Educação de Jovens e adultos é espaço de lutas constantes onde a demanda de melhores condições para aprendizagens estão sempre presentes. Na atualidade a tecnologia é sem dúvida a maior ferramenta de comunicação e tem o poder de alcançar lugares e pessoas que muitas vezes estão esquecidas na sociedade.

Com este olhar os Fóruns de EJA se organizaram em parceria com a UNB e elaboraram uma formação para construção de novos portais digitais de fóruns de EJA. O novo portal possibilitará aos Fóruns estaduais reorganizarem suas demandas, suas postagens e posteriores organizações de conteúdos que atendam às necessidades das ações de EJA em todos os ambientes como escolas, secretarias, ONGs, (organizações não governamentais) e outros que tenham interesse possibilitando organização, informação e acesso a dados importantes para se pensar políticas de EJA. Esta nova ferramenta de compartilhamento de dados culminará em um espaço amplo de divulgação em massa e possibilitará acesso a todos que buscarem informações sobre a EJA.

Revitalização do portal dos Fóruns de EJA do Brasil
por JOSÉ MÁRIO BISPO GONÇALVES JÚNIOR

Nesta quinta e sexta-feira, representantes dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos de todo o Brasil reuniram-se em Brasília para participar da “Oficina do Portal”, um evento de formação focado no uso e desenvolvimento do portal EJA. A oficina, que foi realizada nas sede da Confederação dos Nacional dos Trabalhadores Rurais, teve início às 08h30 do dia 26 de abril com uma sessão de acolhida e credenciamento.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação dos participantes e uma discussão sobre a origem e os desafios enfrentados pelo portal EJA. Seguiu-se a apresentação dos representantes dos estados e do Distrito Federal, que compartilharam suas experiências e perspectivas.

A parte da tarde foi dedicada a temas como “Presença Digital”, “Cultura Livre, Maker e Software Livre”, e “Caderno Livre”. Os participantes também engajaram em uma prática de construção de páginas no WordPress, seguida de uma relatoria coletiva.

O primeiro dia foi encerrado com um jantar e um sarau cultural, oferecendo um espaço para trocas informais e culturais entre os participantes.

O evento “Oficina do Portal” reflete o compromisso contínuo dos Fóruns de EJA com a mobilização e discussão de políticas públicas para a educação de jovens e adultos. Esta oficina serve como uma plataforma vital para o fortalecimento da rede de colaboradores e para a promoção de tecnologias livres e abertas no campo da educação de jovens e adultos. A diversidade de experiências e a profundidade dos temas abordados são indicativos da rica tapeçaria de trabalhos desenvolvidos pelos fóruns estaduais, refletindo diferentes tempos de existência e naturezas de constituição.

O evento continuará com sua programação no dia 27 de abril, prometendo mais interações enriquecedoras e oportunidades de aprendizado colaborativo. A expectativa é que as discussões e práticas compartilhadas durante a oficina inspirem os participantes a implementar novas ideias em seus contextos locais, fortalecendo a educação de jovens e adultos em todo o país.

1ª Oficina do Portal de Fóruns de EJA
Resumo da Primeira Oficina de Formação para criação de conteúdo para o Portal de Fóruns de EJA, por MEIRE REGINA DE LIMA

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Paulo Freire.

Primeiro Dia (26/04/2024)

Parte 1:  Iniciamos nosso trabalho com a apresentação da professora Maria Luíza Pinheiro Angelim, com um breve histórico dos Fóruns de EJA. Na sequência, foi apresentado um vídeo com relatos dos integrantes da primeira formação para os

Parte 2: Todos os presentes se apresentaram e fizeram um breve histórico dos Fóruns de seus Estados.

Parte 3: Iniciamos uma atividade prática, navegando pelo WordPress, para nos familiarizarmos com a ferramenta. Começamos adicionando um título, um breve texto descritivo sobre nossas ações no encontro de hoje e uma imagem, para aprendermos os procedimento.

A ferramenta é bastante simples e intuitiva, muito mais acessível que a anterior, o que faz imaginar que teremos maior facilidade para postar novos conteúdos e guardar as memórias da ações do nosso Fórum.

Segundo Dia (27/04/2024):

Parte 1: Tivemos uma breve aula sobre o Canva, como ferramenta gratuita para criação de conteúdos para os Fóruns.

Parte 2: Criamos um conteúdo visual a partir da ferramenta Canva, com o propósito de postar no novo Portal.

Parte 3: Voltamos ao novo Portal e fomos orientados sobre como devem ser feitas as postagens de conteúdos no Portal.

A lição importante que levamos é que o Portal não é apenas um repositório de conteúdos, mas uma ferramenta de mobilização de toda a sociedade civil para a luta pela EJA, como direito constitucional.

OFICINA DO PORTAL
por MARIA KALIZA DE ARRUDA PINHEIRO

O Fórum Potiguar de EJA – RN participa da Oficina do Portal de EJA, promovida pela UNB/FUP, UnB/DEX e FINATEC

Pegadas Freirianas
por Projeto Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores, DAYANE REGINA MASSELA

1º Dia da Oficina do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil

Caderno livre: Relatoria coletiva

Prática de construção de página wordpress

Um Pouco de Historia
por SHIRLEI TAIANE DOS SANTOS PASSOS

Contando um pouco da historia da Educação de Jovens e Adultos.


Na década de 90 houve uma desobrigação do Governo Federal em Educação de Jovens e Adultos, transferindo as responsabilidades aos municípios. Sem uma política para articular as ações, inúmeras iniciativas emergiram: da atuação dos municípios em parcerias com ONG’s e Universidades se destacam a criação dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos nos estados do Brasil, que têm sido um espaço de encontros permanentes, de troca de experiências entre as inúmeras iniciativas desenvolvidas pelas várias instituições que congregam o mesmo objetivo: colaborar com os órgãos governamentais na elaboração de Políticas Públicas para a EJA.
Em Rondônia, o SESC e a SEMED considerando a necessidade de inserir o estado no contexto nacional, iniciaram o processo de sensibilização entre os órgãos que atuam com essa modalidade de ensino, para instituir o Fórum de EJA em Rondônia – FREJA, fato que ocorreu em maio de 2003. A partir de contatos com segmentos do interior do estado que também atuam com EJA, recentemente foi instituído o Fórum Regional, com sede no município de Ji-Paraná/RO.
O grande desafio para continuidade das ações do Fórum, tem sido articular a participação de novas instituições para implantar o FREJA.

Objetivos do Fórum de EJA:

Articular as instituições envolvidas com EJA, socializar as iniciativas existentes e intervir na elaboração de políticas públicas e as ações voltadas para jovens e adultos.

Quem participa?

Todas as instituições, órgãos e pessoas que tenham envolvimento com a EJA, tais como: órgãos governamentais e não governamentais, universidades federais e particulares, Associações religiosas e de bairro, professores e alunos, etc.

Ações desenvolvidas:

• Elaboração do estatuto;
• Reuniões mensais;
• Seminário Políticas Públicas para a construção da identidade da EJA;
• Participação nos Encontros Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – ENEJAS e reuniões de trabalho, promovidas
pelo MEC;
• Instituição do Fórum Regional.

Ações em desenvolvimento:

• Divulgação do Fórum;
• Articulação entre os órgãos;
• Reuniões Mensais para planejamento de atividades.

Instituições que constituem o FREJA:

Secretaria Municipal de Educação-SEMED
Secretaria Estadual de Educação – SEDUC
Serviço Social do Comércio – SESC
Serviço Social da Industria – SESI
Escola Sindical Chico Mendes
Conselho Estadual de Educação – C.E.E
Conselho Municipal de Educação – C.M.E
Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Serviço Social do Transporte -SEST/SENAT
Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais – CPPT/ Cuniã

http://forumeja.org.br/ro/node/3

1ª OFICINA NACIONAL DE REESTRUTURAÇÃO DO PORTAL DOS FÓRUNS DE EJA DO BRASIL 2024
por Elza de Fatima Dissenha Costa

Nos dias 26 e 27 de abril de 2024 o Fórum Paranaense de EJA participou da 1a. Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil.

O evento foi realizado em Brasília – DF e teve a participação de representantes dos estados brasileiros. Foi um momento de partilha de conhecimentos sobre a situação da EJA no país e de aprendizagens com a utilização de ferramentas que potencializam a implementação do Portal como possibilidade de comunicação, mobilização e formação.

Esse encontro de formação contribuiu para o fortalecimento do trabalho dos Fóruns de EJA, tanto nacionalmente, quanto nos seus respectivos estados.


EJA PARÁ NA OFICINA DO PORTAL
por Edilene Rosa

FÓRUN EJA PARÁ PARTICIPA DA OFICINA DO PORTAL EJA

Saiba o que ocorreu na Oficina.

26 de Abril/2024


Vinte e sete Estados e Distrito Federal, participaram da Oficina do Portal EJA, por meio do Projeto Pegadas Paulo Freire, em Brasília Distrito Federal. A oficina ocorreu nos dias 26 e 27 de abril deste ano, com objetivo capacitar multiplicadores, fortalecendo o registro, comunicação, informações e articulações voltadas à Educação de Jovens e Adultos por meio do Portal http://www.forumeja.org.br. Logo o Estado do Pará, poderá atualizar diretamente no site os movimentos de EJA desenvolvido por profissionais, estudantes, movimentos sociais e demais envolvidos e interessados em Políticas Públicas qualitativas e equalitárias voltada para pessoas Jovens, Adultas e Idosas no Estado e no Brasil.


A participação na Oficina é um grande passo, considerando que o Pará segue os preparativos para receber o XVIII ENEJA (1 a 4 de Agosto/2024), reunindo fóruns de todo Brasil em Mesas temáticas, reuniões, trabalhos de grupo, seminários, construção de coletiva de documentos e o que correr. Viva Paulo Freire!

#EJADIREITO #FÓRUNEJAPARÁ

Projeto de Pesquisa “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire”
por Paulo Alves Bezerra Segundo

No dia 26 e 27 de abril de 2024, os Fóruns da EJA de todo o Brasil, reuniram-se em Brasília-DF, na sede do CONTAG, para uma oficina de manuseio do portal da EJA.

Nessa oficina teve “Paulo Freire Presente”

“A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Fórum EJA Brasil representa o projeto de pesquisa Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire que é uma ação celebrativa em referência ao centenário de nascimento de Paulo Freire que é reconhecido como patrono da educação brasileira. O projeto é uma iniciativa de mapear, organizar e disponibilizar a produção no campo da memória e história da educação voltada a pessoas trabalhadoras. (Fórum EJA Brasil, 2024)

A 1ª Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, aconteceu em Brasília-DF, nos dias 26 e 27/04/2024. Fóruns de cada estado brasileiro estiveram reunidos com o objetivo de inserirem-se nas atividades tecnológicas de manuseio do portal.

A importância das oficinas digitais

As oficinas digitais podem oferecer oportunidades de educação e capacitação em diversas áreas, como ativismo online, uso de ferramentas digitais para advocacia e comunicação estratégica.

Ao utilizar plataformas digitais, é possível mobilizar e engajar um grande número de pessoas em torno de causas e campanhas específicas, amplificando o impacto do movimento social.

Nesse movimento de ampliação e disseminação das tecnologias digitais o Fórum da EJA Roraima também esteve presente com o representante do Fórum, Professor e membro do Fórum, Paulo Segundo.

1ª Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil
por Tatiana de Santana Vieira

Nos dias 26 e 27 de abril de 2024 ocorre em Brasília-DF a 1ª Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil.


A 1ª Oficina Nacional de Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil é uma ação do Projeto de Pesquisa “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire”, da Faculdade UnB Planaltina. O evneto ocorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2024, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília-DF, com transmissão ao vivo no canal Portalforumeja no Youtube.

A Oficina reuniu representantes dos Fóruns de EJA estaduais e distrital com o objetivo de realizar intercâmbio de experiências e práticas adotadas na estruturação e gestão dos Portais EJA locais.

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo (Fórum EJA ES) foi representado pela profa. Tatiana de Santana Vieira. No dia 26 de abril pela manhã houve a rememoração das origens e dos desafios do Portal desde sua criação em 2005.

Experiência Única: Restruturação dos Espaços de Luta dos Fóruns de EJA do Brasil.
por Iara Marinho Nazare

Faz escuro mais eu canto…. anseios, lutas e trajetórias de quem breve conheci, porém, que muito me ensinou..

História de pessoas com a pele queimada do sol, de pouca vaidade, muita simplicidade… porém, riquíssimas no trato com a vida.


Sabe quando você recebe uma grata surpresa quando tudo parece está em meio ao marasmo ?

Sim foi um presente tão doce quanto nosso “doce de cupuaçu* comum da nossa região e sem contar na possibilidade de levar para nossos povos do Alto e Médio Solimões onde os momentos presenciais se tornam cada vez mais difíceis.

Agora começamos entender a sutil sensação de tocar o corpo através da alma, neste caso

Oficina do Portal EJA
por Ismael Elenito Silveira

Os Fóruns Estaduais de EJA do Brasil estão reunidos em Brasília com o objetivo de atualizar o Portal de EJA que concentra além da história muitos acervos que representam cada um dos estados brasileiro respeitando suas especificidades.


O FEJARS está sendo representado neste evento pelo professor Ismael Silveira.

Credenciamento representante RS
FEJARS

Paulo Freire

Relato
por Geovana Gome

Eu participo da reconfiguração do Portal desde de outubro, e através da realização da oficina do portal em Brasília- DF eu pude aprender novas funcionalidades, como a criação de posts e páginas.

1ª Oficina Fórum EJA
por Rafael Barcelos Santos

Centro Memória Viva (CMV) da Faculdade UnB Planaltina (FUP-UnB) presente no evento!


O Centro de Memória Viva Pegadas Paulo Freire Meta 01 (CMV FUP) desempenha um papel crucial na preservação da história e da memória dos coletivos e movimentos sociais. O CMV FUP trabalha para organizar e catalogar diferentes tipos de documentos, tais como: fotografias, arquivos, mapas, relatórios, artigos, dissertações e outros materiais que capturam a essência e a luta da Educação de Jovens de Adultos (EJA).

Sua atuação vai muito além da simples conservação de arquivos. O CMV FUP é um espaço de resgate e valorização das narrativas muitas vezes negligenciadas ou dispersas na história oficial. Ao reunir e disponibilizar esses recursos, o centro não apenas preserva o legado dos movimentos sociais, mas também o torna acessível às gerações presentes e futuras, inspirando e educando sobre as lutas passadas e presentes por justiça social, educação de qualidade, direitos humanos e igualdade.

Além disso, o CMV FUP desempenha um papel fundamental na construção de redes e conexões entre diferentes grupos e indivíduos envolvidos nos movimentos sociais. Ao ser um ponto de encontro e troca de conhecimentos, o centro fortalece os laços comunitários e promove o compartilhamento de experiências e estratégias.

Em suma, a atuação do CMV FUP na organização do acervo para a preservação da memória dos coletivos e movimentos sociais é basilar para garantir que as vozes e as lutas daqueles que lutaram por mudanças sociais sejam lembradas, honradas e aprendidas, servindo como uma fonte de inspiração contínua para aqueles que buscam um mundo mais justo e igualitário.