Dados públicos sobre a EJA
Por Gabriela Rocha e Suelane Silva, 13 maio 2025 às 09:51.
Durante a segunda fase do projeto Pegadas Paulo Freire no ano de 2024, foram elaboradas visualizações interativas construídas a partir de dados públicos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, com foco nas taxas de matrícula do ensino regular e do ensino especial entre os anos de 2013 a 2024 em cada um dos municípios brasileiros. Os dados foram coletados junto ao Censo Escolar, disponibilizado pelo INEP, e organizados por meio da ferramenta de visualização Visão, desenvolvida pelo Ibict em software livre.
A publicação desses dados no portal do Fórum EJA representa um passo importante na luta por transparência, acesso à informação e controle social sobre as políticas públicas voltadas à EJA. Tornar essas informações visíveis e compreensíveis fortalece a atuação dos fóruns estaduais, gestores, professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área, permitindo análises mais qualificadas e fundamentadas sobre a realidade educacional brasileira.
Visões: taxas de matrícula EJA 2013 a 2024
Navegue nos mapas interativos abaixo para visualizar as taxas de matrícula de cada um dos municípios brasileiros no período de 2013 a 2024. Os mapas foram elaborados com os dados abertos do Inep cruzados com os geocodes fornecidos pelo IBGE.
Planilhas normalizadas INEP/IBGE/VISÃO
Para promover o reuso, dos dados disponibilizamos a seguir todas as planilhas normalizadas que foram utilizadas na criação das visualizações apresentadas acima. As planilhas, em formato CSV, contém os geocodes que representam municípios brasileiros fornecidos pelo IBGE e os valores das taxas de matrícula da EJA, oriundos do INEP , tanto do ensino regular quanto do ensino especial, dos níveis de ensino médio e fundamental, abrangendo o período de 2013 a 2024. Esses dados estão prontos para reutilização por pesquisadores, educadores, gestores e demais interessados.
Fontes
As visualizações interativas apresentadas nesta página foram construídas com base em dados e tecnologias públicas. Acesse por meio dos botões abaixo, as plataformas que tornaram esse trabalho possível.

Inep
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável pela realização do censo escolar, uma ferramenta para coletar, processar e disseminar informações estatísticas sobre a educação brasileira.

Visão
Visão é a plataforma de código aberto desenvolvida pelo Ibict para facilitar a visualização de dados públicos. Ela permite que usuários explorem e compreendam informações complexas de forma intuitiva, promovendo a transparência e o acesso ao conhecimento.

IBGE
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o principal provedor de dados e informações do Brasil. Para a elaboração das visões georreferenciadas, utilizamos os geocodes para a localização precisa e a representação espacial dos dados.
Os dados públicos são uma ferramenta estratégica para fomentar o debate público, formular políticas educacionais mais justas e garantir que o direito à educação de jovens e adultos seja respeitado, ampliado e fortalecido.