Áreas de Conhecimento
Espaço destinado à organização das Áreas do Conhecimento.
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Boa tarde Marcos Antônio. Este trâmite é feito pela Unidade Escolar por meio da Gestão diretamente com o setor responsável.…
Gostei muito do projeto, mas meu dinheiro não caiu ainda O encerramento das aulas do projeto foi em setembro
Gratidão pelas palavras, esses conteudos são fruto do nosso trabalho na EJA PB, estamos todos de parabéns pelas ações!
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Um estandarte que é puro orgulho e identidade! A EJA Paraíba brilhou ao trazer tanta cultura, beleza e simbolismo em…
Disciplinas da Educação Básica
- www.bibvirtuais.ufrj.br/artescenicas – Biblioteca Virtual de Artes Cênicas
- www.centrodememoria.unicamp.br – Centro de Memória da UNICAMP
- www.sebocultural.com.br – Livraria Sebo Cultural
- www.funarte.gov.br – Fundação Nacional das Artes
- www.satedrj.org.br – Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro
- www.artenaescola.org.br– Arte na Escola – Fundação IOPCHPE
- www.espacodearte.com.br – Espaço de Arte – Projeto Objeto / Escola de Artes / PR
- www.pequenoartista.com.br – Pequeno Artista
- www.bolsadearte.com.br– Bolsa de Arte de Porto Alegre
- www.apbp.com.br – Associação de Pintores com a Boca e com os Pés
- www.iar.unicamp.br– Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes – Unicamp – SP
- www.artes.ufjf.br – Curso de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora
- www.fapr.br – Faculdade de Artes do Paraná
- www.liceuescola.com.br– Liceu de Artes e Ofício de São Paulo
- www.eavparquelage.org.br – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
- www.escolaproarte.com.br – Escola Pró-Arte – Campinas / Sorocaba-SP
- www.eca.usp.br – Escola de Comunicações e Artes da USP
- www.belasartes.br– Faculdade de Belas Artes de São Paulo
- www.unic.br– Universidade de Cuiabá – Habilitação em Artes Plásticas – São Paulo-SP
- www.faap.br – Fundação Armando Alvares Penteado
- www.ia.unesp.br – Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista
- www.ida.unb.br – Instituto de Artes da Universidade de Brasília – UnB-DF
- www.ufpel.tche.br/ila/malg – Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo – MALG-RS
- www.escola-panamericana.com.br – Escola Panamericana de Artes e Design – EPA-SP
- www.faop.mg.gov.br – Fundação de Arte de Ouro Preto -FAOP – Ouro Preto-MG
- www.fuscabrasil.net – O fusca e a Arte popular
- www.filedu.com – Filosofia e Educação
- www.tvcultura.com.br/artematematica/home.html– Arte e Matemática *
- http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/153_jun02/html/ed_infantil.htm – Pedagogia dos Sentidos
- http://museuvirtualsemanaartemoderna.arteblog.com.br/home – Semana de Arte Moderna
- http://www2.tvcultura.com.br/musikaos/12/poesia-luizguedes.htm – Musikaos – Poesia
- www2.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/index.htm– Poesia ponto com
- http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/946 – O aviador que adorava escrever
- www.surrealismo.net – Espaço Arte Surrealismo
- www.tvcultura.com.br/aloescola/artes/macusp/index.htm – A viagem das vanguardas
- www.tarsiladoamaral.com.br – Tarsila do Amaral
- www.artedata.com – História da Arte no Brasil
- www.tamu.edu/mocl – On-line Picasso Project
- www.bibvirt.futuro.usp.br/imagens/pranchas_de_debret – Viagem Pitoresca e História pelo Brasil
- http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/944 – Pablo Picasso e o Cubismo
- www.artenaescola.com.br
- www.arteducacao.pro.br
- www.mac.usp.br
- www.tvbrasil.com.br/salto
- www.artenaescola.org.br
- www.revistapatio.com.br
- www.santaonline.com.br
- www.sbc.org.br– Sociedade Brasileira de Computação
- www.sbpc.org.br/agendaeventos – XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular
- www.aspo.com.br – Conferência: Danos Ambientais
- www.rc.unesp.br/XIVsbsp – XIV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo: Biodiversidade
- www.sbg.org.br – Sociedade Brasileira de Genética
- www.sbenbio.org.br – Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia
- www.seb.org.br – Sociedade Entomológica do Brasil
- www.sbbq.org.br – Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
- www.bioeticasp.org.br – Sociedade Brasileira de Bioética
- www.sbmm.org.br – Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise
- www.wwf.org
- www.sciencemag.org
- www.greenpeace.org.br
- www.genome.wustl.edu
- www.biologo.com.br
- www.cfbio.org.br – Conselho Federal de Biologia
- www.permacultura.org.br/ipec
- www.eciencia.usp.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.abes-dn.org.br– Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
- www.anbio.org.br – Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO)
- www.aprag.org.br/portal/index.php – Associação Paulista dos Controladores de Pragas Urbanas
- www.botanica.org.br– Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
- www.sbfic.org.br– Sociedade Brasileira de Ficologia
- www.sbmcta.org.br – Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA)
- www.sif.org.br/site/scripts – Sociedade de Investigações Florestais
- www.bromelia.org.br – Sociedade Brasileira das Bromélias
- www.sbpr.org.br – Sociedade Brasileira de Primatologia
- www.szb.org.br – Sociedade dos zoológicos do Brasil
- www.afhic.org – Asssociação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul
- www.mast.br/sbhc/RSBHC19.htm – Sociedade Brasileira de História da Ciência
- www.sbpcnet.org.br/site/home – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
- www.sbbq.org.br/v2 – Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
- www.sbenbio.org.br
- www.sobresites.com
- www.criticanarede.com
- www.agostinhodasilva.pt
- www.tvebrasil.com.br/salto
- afilosofia.no.sapo.pt
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- www.sbfisica.org.br – Sociedade Brasileira de Física
- www.fis.unb.br
- www.feiradeciencias.com.br
- www.scite.pro.br
- www.ilusaodeotica.com.br
- www.eciencia.usp.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.abfm.org.br – Associação Brasileira de Física Médica
- www.fisica.net – O canal da Física na Internet
- www.suapesquisa.com
- www.if.ufrj.br – Instituto de Física da UFRJ
- www.adorofisica.com.br/pesquisa/mecanica/pesq_mecanica.html – Fontes de pesquisa
- www.mast.br – Museu de Astronomia e Ciências Afins
- www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/fisica/fundamentos
- www.fsc.ufsc.br/sites_fisica/sites_fisica.htm – Sites de Física
- http://axpfep1.if.usp.br/~gref/pagina01.html – Grupo de Ensino de Física
- www.ouvirativo.com.br
- www.agb.org.br– Associação dos Geógrafos do Brasil
- www.crea.org.br – Conselho Regional de Engenharia e Administração
- www.ibge.org.br – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
- www.klickeducacao.com.br
- www.greenpeace.org – Greenpeace
- www.ibama.gov.br – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renaváveis – IBAMA
- www.ipea.gov.br – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
- www.inpe.br – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais
- www.un.org – Organização das Nações Unidas – ONU
- www.mundogeo.com.br
- www.agua.bio.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.siap.no.sapo.pt – Secretariado Inter-Associações de Professores
- www.appf.pt – Associação Portuguesa de Professores de Francês
- www.fipf.org – Federação Internacional dos Professores de Francês do Estado de São Paulo
- www.inalf.cnrs.fr – Instituto Nacional de Língua Francesa
- www.inalf.cnrs.fr/_ie/alf.htm – Centro Nacional de Pesquisa Científica
- www.academie-francaise.fr – Academia Francesa
- www.francophonie.org – Organização Internacional da Francofonia
- www.liens/institutions.cfm – Instituições da Francofonia
- www.cifdi.francophonie.org/Corps/Savior/Sites.cfm – Éducation et Information
- parlosem.com/index.htm – Forum de la langue française au Brésil
- www.resolverj.com.br/mediatec – Bibliothèque
- www.expatrix.com/beta/fichees/bre.htm
- www.cle-inter.com – CLE Internacional
- www.editions.didier.com – Didier
- www.fle.hachette-live.fr – Hachette FLE
- www.fle.fr – FLE
- www.fipf.org/espace.html– Fichas pedagógicas para Professores
- cla.univ-fcomte.fr – Centre de Linguistique Apliquèe de Besançom – CLA
- www.franc-parler.org – Franc-parler
- www.funambule.com – Funambule
- www.fipf.org/espace.html – Espaço para professores: Certificados em FLE
- www.france.diplomatie.fr/index.html – Ministère Français des Affaires Ètrangèneres
- www.embrafrance.org.br – Embaixada Francesa em Brasília
- www.assemblee-nat.fr – Emabaixada da França Assemblee Nationale
- www.quid.fr – Enciclopédia Quid
- www.bol.fr – Bibliothèque Nationale
- www.lefigaro.fr – Periódico Le Figaro
- www.lemonde.fr – Periódico Le mond
- www.france.diplomatie.gouv.fr – Diplomatie Française
- www.iearn.org
- www.elysse.fr – Palácio do Èlysee.fr
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.aliancafrancesa.org.br
- www.hottopos.com.br
- www.601linguainglesa.weblogger.terra.com.br
- www.planetaeducacao.com.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.abralin.org – Associação Brasileira de Lingüística
- www.apliesp.org.br
- www.linguaestrangeira.pro.br/assoc_professores.htm#ingles – Associações de professores de Inglês
- www.sk.com.br/sk.html
- www.celin.ufpr.br
- www.cce.ufsc.br/~nupill – Núcleo de pesquisas em informática, Literatura e Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina
- www.academia.org.br – Academia Brasileira de Letras
- www.app.pt – APP – Associação dos Professores de Português
- www.pucrs.br/edipucrs/periodic – Revistas diversas
- www.abraplip.org.br – Associação Brasileira de Professores de Língua Portuguesa
- www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br – Assciação Americana de Professores de Português
- www.univ-ab.pt – Universidade Aberta Lisboa / Portugal
- www.abralic.org – Associação Brasileira de Literatura Comparada
- www.instituto-camoes.pt – Instituto Camões
- www.aulp.org – Associação das Universidades da Língua Portuguesa
- www.malhatlantica.pt/jorgeborges/hist.htm
- www.sil.org
- www.bibvirt.futuro.usp.br – Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
- www.nossahistoria.com.br/brasil3/18.htm
- www.cplp.org – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
- www.agostinhodasilva.pt – Portal Agostinho da Silva
- www.ceale.fae.ufmg.br – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Universidade Federal de Minas Gerais)
- www.abrae.com.br – Associação Brasileira de Estudos das Inteligências Múltiplas e Emocional
- www.novaaguia.blogspot.com – Nova Águia – Revista de Cultura para o Século XXI
- www.tvbrasil.com.br/saltoparaofuturo – Salto para o Futuro (TV Brasil)
- www.movimentolusofono.org – Movimento Internacional Lusófono
- www.museulinguaportuguesa.org.br – Museu da Língua Portuguesa
- www.marcosbagno.com.br
- www.abralin.org – Associação Brasileira de Linsguística
- www.sbmac.org.br – Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada Computacional
- www.impa.br – Instituto de Matemática Pura e Aplica
- www.somatematica.com.br – Portal Matemático
- www.obm.org.br – Olimpíada Brasileira de Matemática
- www.impa.br/opencms/pt/ – International Mathematical Union
- www.mat.ufrgs.br/~edumatec/artigos/artigos.htm
- www.ime.usp.br/lem
- www.rpm.org.br
- www.eciencia.usp.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
- www.rnp.br – Rede Nacional de Pesquisa
- www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO – Revista Diálogo Educacional
- www.sbq.org.br – Sociedade Brasileira de Química – SBQ
- www.exatas.com/quimica
- www.eciencia.usp.br
- www.tvebrasil.com.br/salto
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Ciclos Vitais (Sujeitos)
Temáticas
Módulo III – Curso de Especialização EJA 2009/2010
ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO TEMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Orientação do Tema:
Caro/a professor/a-aluno/a,
Seja bem-vinda/o a este espaço de construção de nossa aprendizagem na Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede – CTARD. Dentro da temática proposta para este módulo, educação para as populações tradicionais, enfocaremos em especial, as comunidades remanescentes de quilombos.
Nosso tema, educação quilombola, será dividido em três tópicos:
- O 1ª tópico busca compreender a historicidade do conceito de comunidades remanescentes de quilombo, levando em consideração a visão das principais organizações quilombolas da atualidade;
- O 2ª tópico recupera as informações anteriores e abre espaço para outras análises na perspectiva acadêmica e sinaliza para possíveis conexões entre essas tendências e a Educação de Jovens e Adultos;
- O 3ª e último tópico articula-se aos demais e busca estimular discussões fundamentadas acerca das contribuições das experiências coletivas quilombolas para a Educação de Jovens e Adultos. O intuito é auxiliar nas reflexões sobre diversidade, comunidades tradicionais e as desigualdades racial e social no Brasil e ainda revigorar práticas pedagógicas voltadas para o público EJA.
A atividade avaliativa corresponde ao que se segue:
1) Com base na leitura dos textos básicos, na realização das atividades pedagógicas propostas para o Fórum (Tópicos 1,2 e 3), solicita-se que você poste o seu Comentário Crítico e compartilhe informações com o grupo. Para tanto, considerar os objetivos abaixo, traçados para cada Tópico :
Tópico 1) Refletir sobre as diferentes perspectivas de se pensar os remanescentes de quilombos, os quilombolas e sua relação com a terra;
Tópico 2) Explicitar a sua compreensão sobre as diferentes tendências que envolvem a discussão sobre a titulação de terras remanescentes de quilombos, e a contribuição desse conhecimento no âmbito da educação quilombola e no contexto da Educação de Jovens e Adultos;
Tópico 3) Comparar, articular e situar as informações compartilhadas sobre o tema com sua prática pedagógica. No universo da Educação e Jovens e Adultos, considerar formas e possibilidades de se pensar práticas pedagógicas inovadoras na interface com as vivências dos jovens e adultos presentes em sua sala de aula.
Como exemplo , pode-se mencionar práticas que se articulem ao PIL – Projeto de Intervenção Local, que: i) valorizem a diversidade etnicorracial de prováveis descendentes de quilombolas residentes no Distrito Federal, integrantes ou não de sua sala de aula; ou ii) que demonstre como os textos apresentados, que valorizam a história de vida e as experiências pessoais e coletivas de quilombolas, em específico, e da população negra, contribuíram para sua reflexão sobre diversidade; iii) e ainda, como o processo de ensino-aprendizagem da educação quilombola se conecta com a educação em EJA.
2) Solicita-se que você elabore um texto. Postar em Tarefa: Educação Quilombola.
Não se esqueça: esta não é uma atividade a mais, mas o momento de recuperar as discussões estabelecidas coletivamente nas Reflexões postadas no Fórum( Tópicos 1,2 e 3)!
O texto é seu! Dialogue com o material disponibilizado,compartilhe com os colegas do curso e bom estudo!
Distribuição dos Pontos:
Comentário Crítico (Reflexões compartilhadas):
Tópico 1: até 8,0 cada
Tópico 2: até 8,0 cada
Tópico 3: até 8,0 cada
Tarefa: Educação Quilombola (Sistematização das idéias)
Pontuação: até 6,0
Normas: Elaborar um texto a partir das orientações , com o seguinte formato 1.000 a 1.500 caracteres (com espaço), fonte 12, times New Roman, espaço 1,5.
Bom estudo!
Sempre que tiver dúvidas entre em contato, será muito bem recebido/a!
ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DOS TEXTOS SOBRE O TEMA
Textos Básicos – Educação dasRelações Etnicorraciais
Após ler o Texto Introdutório : Educação das Relações Etnicorraciais, que apresenta o tema e a conexãoentre os textos básicos. Ler:
- Texto 1 : GOMES, Nilma Lino.Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil:uma breve discussão. In: Brasil. MEC/SECAD. Educação anti-racista : caminhosabertos pela Lei Federal n.º 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. (ColeçãoEducação Para Todos).Disponível>ColeçãoEducação Para Todos (Volume 2)
- Texto2 : CAVALLEIRO, Eliane. Discriminação racial e pluralismo nas escolaspúblicas de Sã Paulo. In: Brasil.MEC/SECAD. Educação anti-racista : caminhos abertos pela Lei Federal n.º10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. (Coleção Educação ParaTodos).Disponível>ColeçãoEducação Para Todos (Volume 2)
- Texto 3 : PIRES, Rosane de Almeida (coord.). Educação de Jovens e Adultos. In: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC/Secad, 2006. pp. 97 a 117. – Diversidade Étnico-Racial
Passos: Disponível www.portal.mec.gov.br – Clica sequencialmente: Secretarias > Secad >publicações > (escolhe qual você quer)
Textos básico para o estudo do tema
O que é o curso Educação na Diversidade?
O Curso Educação na Diversidade, oferecido pela SECAD/MEC com a Universidade de Brasília/Decanato de Extensão, teve início no dia 03 de abril e se encerrou no dia 15 de julho de 2006. Envolve as áreas temáticas da secretaria (educação no campo, educação indígena, educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação para o respeito a diversidade étnico-racial, às questões de gênero e de orientação sexual), e visa atender as demandas dos educadores populares, professores e gestores. Foi oferecido na modalidade a distância, no ambiente e-ProInfo, com carga horária de 240 horas e certificado pela Universidade de Brasília.
O que é o curso Educação na Diversidade?
O Curso Educação na Diversidade, oferecido pela SECAD/MEC com a Universidade de Brasília/Decanato de Extensão, teve início no dia 03 de abril e se encerrou no dia 15 de julho. Envolve as áreas temáticas da secretaria (educação no campo, educação indígena, educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação para o respeito a diversidade étnico-racial, às questões de gênero e de orientação sexual), e visa atender as demandas dos educadores populares, professores e gestores. Foi oferecido na modalidade a distância, no ambiente e-ProInfo, com carga horária de 240 horas e certificado pela Universidade de Brasília.
Módulo III – Curso de Especialização EJA 2009/2010
“Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como objeto dela, mas como sujeito da história.”
Paulo Freire
Leia os textos e visione o vídeo:
Histórico -Educação do Campo
Texto básico: Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção
Por uma política de Educação do Campo
Video: Saberes da Terra-Elisa Pankararu
Após realizar as atividades propostas de leitura dos textos e visionamento dos vídeos, vá ao Fórum Rodade Conversa e dialogue com seus colegas a partir das problematizações:
Tópico 1
Quem são os sujeitos da educação do campo? O que diferencia a educação rural da educação do campo? Porque esses sujeitos lutam por uma identidade e por políticas públicas específicas para o campo?
Tópico 2
O que significa reconhecer o campo como produtor de cultura e conhecimento, de uma pedagogia da terra?
Boas leituras e bom diálogo!
Links:
A História da Educação no Campo
BIBLIOGRAFIA
Educação do campo
ARROYO,M.Por uma educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Por uma educação do campo,M. Et All.Org. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CHALUB-MARTINS, Leila. Água e comunidades tradicionais: uma abordagem cultural In: Água como matriz ecopedagógica ed.Brasília : UNESCO, 2007
CHALUB-MARTINS, Leila. Meio ambiente, cultura e saúde: o caso das mulheres das águas.. Poematropic Pobreza e Meio Ambiente no Trópico Úmido. , v.1, p.36 – 42, 2003.
CHALUB-MARTINS, Leila. Aspectos sociais e antropológicos do desenvolvimento sustentável: o caso do acampamento de trabalhadores rurais sem terra de Água Fria – Goiás In: Tendências da Educação Ambiental Brasileira.2a ed.Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2000, v.01, p. 147-165.
Referencias para uma política de educação do campo: caderno de subsídios.Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira.Brasília, SEMTEC/GPEC, 2005
ViILLAS BÔAS, Fernanda Litvin e CHALUB-MARTINS, Leila. A definição de novas identidades sócio-culturais a partir da re-territorialização do camponês: o caso do Projeto Assentamento Colônia I. in: 25ª Reunião da ABA, Goiânia, 2006.
ViILLAS BÔAS, Fernanda Litvin e CHALUB-MARTINS, Leila. A requalificação do espaço geográfico: uma análise a partir do assentamento colônia I, Padre Bernardo, Goiás. In: II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005 – Desenvolvimento do Campo, das florestas e das águas. Presidente Prudente, 2005, v.1
TCC: A Escola Boa Vista e o Assentamento Vereda I: Organização Social, Educação do Campo e Cultura – Monografia de Marco Antônio B. R. da Silva
O que é o curso Educação na Diversidade?
O Curso Educação na Diversidade, oferecido pela SECAD/MEC com a Universidade de Brasília/Decanato de Extensão, teve início no dia 03 de abril e se encerrou no dia 15 de julho. Envolve as áreas temáticas da secretaria (educação no campo, educação indígena, educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação para o respeito a diversidade étnico-racial, às questões de gênero e de orientação sexual), e visa atender as demandas dos educadores populares, professores e gestores. Foi oferecido na modalidade a distância, no ambiente e-ProInfo, com carga horária de 240 horas e certificado pela Universidade de Brasília.
Veja/ouça Maria Elisa Laeira – Coordenadora Temática de Educação Indígena
Módulo III – Curso de Especialização EJA 2009/2010
ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO TEMA: EDUCAÇÃO INDÍGENA
Estimad(a)os professor(a)es cursistas:
a) Leia o capítulo 1 do livro “O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas do Brasil hoje”,escrito por Gersem Luciano -Baniwa (pags. 27 a 55), intitulado ” Quem são e quantos são os índios no Brasil”.
b) Leia o texto da Dra. Leila Chalub sobre a história do Brasil que nos contaram.
c) Visione o vídeo da série Índios do Brasil: Quem são eles?
d)Visite o sítio dos “indios on line” e se quiser,comente as matérias postadas pelos indígenas do Nordeste.
Após realizar as atividades propostas acima, vamos iniciar nossa roda de conversa no (Fórum). (Sua participação dialógica valerá 10 pontos)
Tópico 1 -O que sabemos sobre os povos indígenas no Brasil?
Quais as percepções e representações sociais correntes na nossa sociedade sobre os povos indígenas do Brasil? E as suas representações: o que vem à sua mente quando se pergunta quem é o indio brasileiro ?
Tópico 2 – Conheça mais sobre os povos indígenas no Brasil
e) Visite o sítio do Instituto Sócio-Ambiental e conheça as diversas etnias do Brasil, neste site tem um link que permite visualizar por meio de mapas – satélite, onde estão localizadas as comunidades indígenas de cada etnia.
f) Leia o texto da lei 11.645 e reflita sobre como a lei pode ser implementada no cotidiano das turmas de EJA.
g) Visione a reportagem televisiva sobre São Gabriel da Cachoeira e conheça um pouco mais da rica diversidade lingüística dos povos indígenas da Amazônia. (Sugestão da colega Márcia)
Volte ao Fórum contribua com suas idéias para nossa construção coletiva,com seu relato reflexivo sobre a seguinte questão:
“A lei 11.645, apresenta mais um desafio aos professores : Abordar a temática da diversidade dos povos indígenas, na perspectiva do respeito à sua alteridade, cultura, luta pela terra, resistência, tradições, cosmovisões, modo de viver. Como vamos fazer isto na educação de jovens e adultos?
Elabore um texto com o seguinte formato 1.000 a 1.500 caracteres fonte 12, times New Roman, espaço 1,5. Sua reflexão deve conter exemplos de atividades, relacionadas com o tema e estar relacionado com seu PIL
Boas leituras e bom diálogo!
Textos básicos de educação indígena
Links na web:
Links sobre o tema:
Povos indígenas do Brasil- link ao sitio do Instituto Sócio Ambiental
Povos Indígenas do Nordeste – link ao sitio da Rede Indios on Line
Arquivos:
Uma história muito mal contada
O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje
O que é o curso Educação na Diversidade?
O Curso Educação na Diversidade, oferecido pela SECAD/MEC com a Universidade de Brasília/Decanato de Extensão, teve início no dia 03 de abril e se encerrou no dia 15 de julho. Envolve as áreas temáticas da secretaria (educação no campo, educação indígena, educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação para o respeito a diversidade étnico-racial, às questões de gênero e de orientação sexual), e visa atender as demandas dos educadores populares, professores e gestores. Foi oferecido na modalidade a distância, no ambiente e-ProInfo, com carga horária de 240 horas e certificado pela Universidade de Brasília.
Veja/ouça Edileuza Penha – Coordenadora Temática da Educação Étnico-racial
Espaço destinado às publicações na área da Educação nas prisões.
- Audiovisuais:
http://ufftube.uff.br/video/86S3USSHBSM5/Casa-de-Correção
- Sítios:
www.redlece.org/spip.php?rubrique10 – Rede latinoamericana de Educação nas Prisões
Rede Latinoamericana de Educação nas Prisões

A Rede Latinoamericana de Educação nas Prisões (Red Latinoamericana de educación en contextos de encierro – RedLECE) é formada dentro do projeto EUROsociAL que é un Programa regional de cooperação com a América Latina promovido pela Comissão Européia que tem como objetivo atuar sobre as políticas públicas em áreas como: educacão, saúde e justiça.
Para saber mais visite ao site www.redlece.org
Encontro Regional sobre Educação em Prisões

Aconteceu nos dias 27 e 28/03/2008, em Brasília/DF, o Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões. A inclusão da população carcerária em programas de educação será tema de debate entre autoridades e especialistas do Brasil e de países da América Latina. O encontro, uma parceria da UNESCO no Brasil com os ministérios da Educação e da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), precederá a primeira Conferência Internacional de Educação em Prisões (CIEP), marcada para agosto, na Bélgica.
Leia a matéria do MEC sobre o evento
Encontro em Brasília debaterá realidade regional e promoverá troca de experiências
A inclusão da população carcerária em programas de educação será tema de debate entre autoridades e especialistas do Brasil e de países da América Latina, em Brasília, nos dias 27 e 28 de março, durante o Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões. O encontro, uma parceria da UNESCO no Brasil com os ministérios da Educação e da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), precederá a primeira Conferência Internacional de Educação em Prisões (CIEP), marcada para agosto, na Bélgica.
A reunião em Brasília discutirá o panorama geral da educação em prisões da América Latina e buscará formas de aproximar agências da ONU e agências de cooperação na construção de uma parceria regional, governamental e não-governamental, destinada à inclusão de presos em programas educacionais. Além da troca de experiência entre os países participantes, o encontro tratará do tema sob a perspectiva da educação e aprendizagens de jovens e adultos ao longo da vida. Também abordará a realidade regional de educação em prisões e a diversidade de motivação política, de abordagens pedagógicas e de atores.
Além da preparação para a Conferência Internacional, em Bruxelas, a reunião também será destinada à elaboração de recomendações para a Conferência Regional da América Latina Preparatória para a CONFINTEA VI. O Encontro Regional será articulado com um evento da Red Latinoamericana de Educación en Contextos de Encierro (RedLECE), que também será realizado em Brasília. Embora diferentes e apoiados por fontes distintas, os dois encontros buscarão sinergias e complementaridades.
Fonte: http://www.unesco.org.br/noticias/ultimas/educacaoemprisoes/noticias_view
Saiba mais detalhes sobre esse evento
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
Local: Brasília, DF, Brasil
Data de início: 27/03/2008
Data de término: 28/03/2008
A primeira Conferência Internacional de Educação em Prisões – CIEP, será organizada pela Comunidade Francesa de Valonia-Bruxelas (Bélgica) e pelo Instituto da UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida – UIL. A Conferência será realizada entre 20 e 24 de outubro de 2008, em Bruxelas. A conferência internacional será precedida por cinco encontros regionais. O Encontro Regional da América Latina será realizado na cidade de Brasília (Brasil), nos dias 27 e 28 de março, com base numa parceria entre o Escritório da UNESCO do Brasil, o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça e a OEI.
O Encontro Regional será articulado com uma reunião da RedLECE realizada no mesmo lugar. Esses eventos são diferentes, apoiados por fontes diferentes, mas buscarão sinergias e complementaridades. A RedLECE também objetiva apoiar redes regionais, dar visibilidade a iniciativas locais e permitir cooperação entre governos e sociedade civil.
Dentre outros especialistas de destaque, o Encontro contará com as presenças de:
– Marc De Maeyer – UIL – UNESCO Institute for Lifelong Learning, Hamburgo, Alemanha
– Francisco Scarfó – La Plata, Argentina
– Ricardo Henriques – BNDES, Brasil
– André Lázaro – Ministério da Educação, Brasil
Objetivos gerais da Conferência como processo:
- Mobilizar a comunidade internacional, as agências da ONU, governos nacionais e universidades para garantir que os programas de Educação para Todos incluirão o direito à educação para presos e presas, suas famílias e para os profissionais que trabalham nos presídios.
- Dar visibilidade a iniciativas locais, organizadas por governos e entidades da sociedade civil.
- Demonstrar que o conceito de aprendizagem ao longo da vida é especialmente relevante no caso da educação para presos (homens, mulheres, e jovens adultos).
- Preparar recomendações para a CONFINTEA VI.
Objetivos do Encontro Regional:
- Discutir o panorama geral da educação em prisões na região da América Latina, permitindo assim uma troca de experiências entre os países participantes.
- Sensibilizar e envolver as agências da ONU (e os escritórios nacionais da Unesco) e agências de cooperação com o objetivo de construir uma parceria regional (governamental e não governamental).
- Alimentar os grupos de trabalho, especialmente os GTs coordenados por entidades da América Latina.
- Preparar recomendações para a Conferência Regional da América Latina preparatória para a CONFINTEA VI.
- Informar sobre e preparar para a Conferência Internacional:
• Organização do dia regional
• Informação sobre a exposição “arte na cidade”
• Preparação de recomendações para as diretrizes
• Articulação com a Confintea e LIFE
Os temas abordados serão:
- Educação em prisões dentro da perspectiva da educação e aprendizagens de jovens e adultos ao longo da vida;
- Realidade regional de educação em prisões;
- Diversidade de motivação política, abordagens pedagógicas e atores;
- Troca de experiências e de boas práticas;
- Avaliação dos temas coordenados por entidades da América Latina: bibliotecas, atendimento a gênero, presos-educadores (peer education), direito a voto e alfabetização.
Fonte: http://www.unesco.org.br/eventos/EncontroRegionalPrisoes/mostra_evento
Veja os slides e texto apresentados no encontro
2º Seminário Nacional pela Educação nas prisões

Foi realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31/10 e 01/11, o 2º Seminário Nacional pela Educação nas Prisões. Cerca de 200 participantes, entre gestores, agentes, educadores e educandos, devem debater e apresentar propostas para a implementação da política de educação de jovens e adultos nas unidades prisionais.
Leia a matéria do MEC sobre o evento
Educação continuada em prisões – MEC
Recomeçar a vida não tem sido fácil para Helton Pereira, 25 anos. Após reclusão de 32 meses no Complexo Penitenciário da Papuda por homicídio, está em regime aberto desde agosto, mas ainda não conseguiu trabalho. Quando passou pelo regime semi-aberto, ele concluiu o ensino médio e agora planeja fazer vestibular para ciências da computação. “Mas ainda não tenho como pagar a mensalidade”, diz.
Para Helton, as pessoas que “caíram no erro” precisam de atenção especial e de reeducação. Na abertura do 2º Seminário Nacional pela Educação nas Prisões nesta terça-feira, 30, em Brasília, ele acusou a sociedade de hipócrita, pois não dá oportunidade aos egressos, mas cobra sua reintegração. Realizado pelos ministérios da Educação e da Justiça, o evento visa implementar, em todos os presídios brasileiros, uma política nacional de educação para jovens e adultos em privação de liberdade.
Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, órgão do Ministério da Justiça, 70% dos presos não têm ensino fundamental completo e apenas 18% têm alguma atividade educacional nas prisões. Para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, a política pública do governo é levar o ensino a todas as prisões do país, em regime de colaboração com os estados. “As pessoas privadas de liberdade têm o direito de acesso às mesmas possibilidades educativas que qualquer outro cidadão,” afirmou.
O projeto Educando para Liberdade propõe que os órgãos responsáveis pela educação e pela administração penitenciária se articulem na preparação dos agentes, gestores penitenciários e professores para esse trabalho. Os principais problemas encontrados são a falta de espaço físico nas unidades prisionais, a desarticulação entre as secretarias responsáveis pela administração de educação e penitenciárias e a formação de professores dispostos a atuar nesses locais.
Cerca de 200 participantes, entre gestores, agentes, educadores e educandos, devem debater e apresentar propostas para a implementação da política de educação de jovens e adultos nas unidades prisionais. O 2º Seminário Nacional pela Educação nas Prisões ocorre até a próxima quinta-feira, 1º, no Grand Bittar Hotel.
Jornalista: Hellen Falone
Fonte: http://portal.mec.gov.br/secad/
Veja a galeria de imagens!
Veja os slides apresentados no Seminário: 1° slide e 2° slide
Breve: vídeos do Programa ‘Salto para o Futuro” sobre a Educação nas Prisões.
1º Seminário Nacional pela Educação nas prisões
O Seminário Nacional pela Educação nas Prisões foi realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de julho de 2006, como singular expressão dos esforços que os Ministérios da Educação e da Justiça e a Representação da UNESCO no Brasil vêm envidando, no sentido de criar condições e possibilidades para o enfrentamento dos graves problemas que perpassam a inclusão social de apenados e egressos do sistema penitenciário.
Clique aqui e leia o documento sobre esse seminário.
Revista Pensamento Livre

A Revista Pensamento Livre, produzida com educandos jovens e adultos em privação de liberdade do Centro de Progressão Penitenciária de Brasília, inaugura o espaço da educação prisional no Portal.
Esse trabalho começou em 2005 e é baseado no livro Mídia & Educação: teorias do jornalismo em sala de aula (Roseli Araújo) e na praxis de colegas como as do professor Renato Hilário da educação de jovens e adultos da UnB. A Revista é um canal de comunicação cidadão para divulgar e discutir a Educação de Jovens e Adultos das prisões.
Contamos com a participação dos leitores interessados que queiram contribuir com textos, reflexões, críticas, dicas de eventos, de filmes, de músicas, de pautas…
Entrem em contato conosco, pois estamos articulando maneiras mais organizadas de trabalho.
Clique aqui e veja a 2ª edição (ainda incompleta) da Revista
Transdisciplinaridade
Espaço destinado a publicações na área da Transdisciplinaridade.
Fonte essencial: www.redebrasileiradetransdisciplinaridade.org
O Congresso Internacional sobre os sete saberes vai acontecer em Fortaleza, Ceará, de 21 a 24 de setembro de 2010, realizada pela UNESCO, UECE e Universidade Católica de Brasília.
Clique aqui e saiba mais

Aconteceu entre os dias 02 a 05 de setembro de 2008 o 3º Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação na universidade Católica de Brasília. Foram discutidos fundamentos transdisciplinares a partir de aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos.
Confira nossos registros em audiovisual:
Mesas
Ubiratan D’Ambrósio e Pierre Weil
Homenagem feita por Ubiratan D’Ambrósio à Pierre Weil no 3º Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, realizado na Universiddade Católiaca de Brasília, entre os dias 02 a 05 de setembro de 2008.
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3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade Complexidade e Ecoformação
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3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade Complexidade e Ecoformação (1)
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3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade Complexidade e Ecoformação -
3º Congresso Internacional Transdisciplinaridade Complexidade e Ecoformação (1)
Entrevistas
Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto
Entrevista de Elydio dos Santos Neto, doutor em educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo e professor da Universidade Metodista – SP, feita para a Equipe de Portal no 3º Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, realizado pela Universidade Católica de Brasília, entre os dias 02 a 05 de setembro de 2008.
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 01)
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 02)
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 03)
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 04)
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 05)
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Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 01) -
Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 02) -
Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 03) -
Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 04) -
Educação Transpessoal – Elydio dos Santos Neto (Parte 05)
Renato Hilário dos Reis entrevista Ubiratan D’Ambrosio
Renato Hilário dos Reis entrevista Ubiratan D’Ambrosio durante o III Congresso de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, em setembro de 2008, na Universidade Católica de Brasília – Brasília/DF.
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 1)
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 2)
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 3)
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 4)
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 5)
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Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 1) -
Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 2) -
Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 3) -
Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 4) -
Ubiratan D’Ambrosio – Entrevista – III Congresso Int. Transdisciplinaridade (Parte 5)
III Congresso de Transdisciplinaridade – Juan Miguel Batalloso Navas
III Congresso de Interdisciplinariade, interpessoalidade e ecoformação – Universidade Católica de Brasília – Setembro de 2008. Entrevista realizada com Juan Miguel Batalloso Navas do Instituto Paulo Freire da Espanha.
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Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 1
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Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 2
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Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 3
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Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 1 -
Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 2 -
Juan Miguel Batalloso Navas – Instituto Paulo Freire_ Espanha – PARTE 3
Conferências
Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar – Pascal GalvaniConferência
“Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar” com Pascal Galvani, Doutor em Educação pela Universidade François Rabelais – Tours (França), realizada no 3º Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, na Universidade Católica de Brasília em setembro de 2008.
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Conferência _Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Introdução
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Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Apresentação de experiencias 01
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Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Apresentação de experiencias 02
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Conferência _Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Perspectiva biocognitiva
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Conferência_Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_-Metodologia reflexiva e dialógica
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Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Considerações finais
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Conferência _Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Introdução -
Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Apresentação de experiencias 01 -
Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Apresentação de experiencias 02 -
Conferência _Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Perspectiva biocognitiva -
Conferência_Nova Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_-Metodologia reflexiva e dialógica -
Formação em Pesquisa-ação Transdisciplinar_ – Considerações finais
Complexidade e o vôo incerto da borboleta
Conferência: Complexidade e o vôo incerto da borboleta, apresentada pela Prof. Dra. Maria Conceição de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o III Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação, realizado em setembro de 2008 na Universidade Católica de Brasília, em Brasília – DF.
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Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 1
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Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 2
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Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 3
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Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 1 -
Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 2 -
Complexidade e o vôo incerto da borboleta – Maria Conceição de Almeida – Parte 3
Lógica disciplinar: pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Leia a Carta da Transdisciplinaridade, elaborada no Primeiro Congresso Mundial da Transdisciplinaridade, Convento de Arrábida, Portugal, 2-6 novembro de 1994.
Leia a Declaração de Veneza – comunicado final do Colóquio “A Ciência diante das Fronteiras do Conhecimento”, em Veneza, no dia 7 de março de 1986.
EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE
Autores: Nicolescu, Basarab, et alii
Editores: UNESCO, USP/Escola do Futuro, CESP
Ano: 2000
EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE II
Autores: Nicolescu, Basarab, et alii
Editores: UNESCO, Ed. TRIOM, ESP/Escola do Futuro
Ano: 2003
Licenciaturas
www.anpae.org.br – Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação
www.acaoeducativa.org – Ação Educativa
www.anped.org.br – Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação
www.andes.org.br
www.casaredondacentrodeestudos.com.br
www.eb1-ponte-n1.rcts.pt – Escola da Ponte – Portugal José Pacheco
http://revistaeducacao.uol.com.br
http://nicol.club.fr/ciret/index.htm – Basarab Nicolescu
www.uned.es/portal – Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madri/Espanha
www.cs.sfu.ca – Símon Fraser Universitv
www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/paulo_freire_hoje/04_pf_hoje_reinventando_pf.html
www.paulofreire.ufpb.br – Biblioteca Digital Paulo Freire
http://hypermedia.univ-paris8.fr
http://caosmose.net/pierrelevy/bio.html
http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina – Ambiente de Ensino à Distância
http://www.formacao.org.br/teleformacao/index.php
http://www.scielo.org/index.php?lang=en
http://revistaescola.abril.com.br
portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf
www.reveja.com.brwww.planetaeducacao.com.br
cienciahoje.uol.com.br








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