Dúvidas Frequentes do Portal dos Fóruns EJA

o que é

Bem-vindo à seção de Dúvidas Frequentes (FAQ) do Portal de Fóruns de EJA! Aqui você encontrará respostas para as principais perguntas sobre o uso do WordPress (Site) e do Tainacan (Repositório), acompanhadas de tutoriais em vídeo para facilitar seu aprendizado. Esta página foi criada para ajudar usuários iniciantes e avançados a entenderem as funcionalidades dessas ferramentas e a resolverem dúvidas comuns de forma prática e rápida.

Dúvidas frequentes

WordPress e Site
1. Como faço para acessar e fazer login no site/Portal?
2. Como editar e alterar a página do meu Fórum?
3. Como criar um post (articulação política)?

Tainacan, Repositório e Coleções
1. O que é uma coleção no Tainacan?
2. Como adicionar um item digital a uma coleção?
3. Como descrever itens digitais nas coleções do Tainacan?

Caso não encontre a resposta que procura, entre em contato pelos canais de suporte indicados na barra lateral direita da página!

Principais Dúvidas – WordPress/site

1. Como faço para acessar e fazer login no site/portal?

  • Acesse o endereço do portal seguido de /wp-admin (exemplo: https://forumeja.org.br/wp-admin).
  • Insira seu nome de usuário e senha fornecidos pela equipe de administração.
  • Confira o vídeo tutorial a seguir:

2. Como editar e alterar a página do meu fórum?

  • Após realizar seu login no Portal, vá no painel administrativo, menu esquerdo, acesse Páginas;
  • Localize a página desejada e clique em Editar;
  • Faça as alterações e clique em Atualizar.
  • Dúvidas? Confira o vídeo tutorial a seguir:

3. Como criar um post (articulação política)?

  • No painel administrativo do WordPress, vá até Posts > Adicionar novo.
  • No menu superior, cliar no ícone de “+”.
  • Escolher a aba Padrões > Modelos EJA > Modelo para articulações.
  • Use a área principal de edição para escrever e/ou editar o texto do post.
  • Para adicionar diferentes tipos de conteúdo (parágrafos, imagens, vídeos, etc.), clique no botão “+” e selecione o bloco desejado.

Principais Dúvidas – repositório/tainacan

1. O que é uma coleção no Tainacan?

  • Uma coleção é um agrupamento temático de itens digitais (pdf, mp4, doc, jpeg/png, dentre outros). Ela pode ser configurada para organizar e exibir documentos, imagens, vídeos e outros materiais.
  • No Portal, o Brasil e cada Estado possui sua própria coleção, com seus itens digitais organizados e submetidos.
  • Em breve disponibilizaremos um vídeo tutorial sobre como acessar a coleção correspondente do seu Estado!

2. Como adicionar um item digital a uma coleção?

  • Dentro da coleção desejada, clique em Adicionar item.
  • Insira os metadados solicitados (a descrição do documento que você irá submeter na coleção de seu Estado), anexe o arquivo e clique em Salvar.
  • Em breve disponibilizaremos um vídeo tutorial sobre como adicionar um item digital na coleção de seu Fórum!

3. Como descrever os itens digitais nas coleções?

Descrever um item no Tainacan significa preencher as informações necessárias sobre ele por meio dos metadados configurados na coleção. Esses metadados ajudam a organizar, pesquisar e apresentar os itens de forma clara e estruturada.

  • No painel administrativo do WordPress, no meu lateral esquerdo, clique em Tainacan e selecione a coleção desejada.
  • Na tela da coleção, clique em Adicionar Item no topo da página.
  • Cada metadado representa uma informação importante sobre o item. Os campos exibidos dependerão da configuração da coleção. Siga o guia abaixo:
    • Título
      • O título é obrigatório. Ele será o nome principal do item.
      • Exemplo: “Relatório de educação de jovens e adultos – 2023”.
    • Autor: Nome(s) do(s) criador(es) ou responsáveis pelo item.
      • Exemplo: “João de Tal” ou “Fórum de EJA”.
  • Após preencher todos os metadados, revise as informações inseridas para garantir que estão completas e corretas.
  • Não se esqueça de fazer o upload do item digital que está descrevendo, ou seja, anexar o PDF/doc (documentos), png/jpeg/jpg (imagens), mp4/mov (vídeos) que está disponível nos arquivos do seu computador.
  • Clique em Salvar ou Publicar para finalizar a inclusão do item na coleção.
  • Em breve disponibilizaremos um vídeo tutorial sobre como realizar essa atividade.

Acesse os tutoriais do portal

Política de usuários do Portal

Conheça a Política de usuários do Portal e saiba as melhores práticas para a gestão da página e repositório de seu Estado!

Dúvidas e Suporte

Caso ainda possua dúvidas sobre funcionalidades do Portal, entre em contato pelos canais:

Estamos à disposição para garantir a melhor experiência na gestão do Portal!