Documento
Metadados
Título
A afetividade nas práticas pedagógicas dos professores de crianças pequenas com deficiência
Assunto
Educação > Educação Especial | Educação > Educação Infantil | Pedagogia > Prática pedagógica
Outros assuntos
Afetividade | Educação > Educação Especial | Educação > Educação Infantil | Pedagogia > Prática pedagógica | Sonia Lopes Victor | Vívia Camila Côrtes Porto
Ano de Publicação
Data de publicação
10/2014
Coleção ou evento
Outra coleção ou evento
EPT/GO - Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social
Descrição
Eixo 7. O presente artigo tem por objetivo analisar os aspectos afetivos presentes nas práticas pedagógicas dos professores de crianças pequenas com deficiência e suas implicações para a constituição da subjetividade dessas crianças. O referencial teórico adotado está centrado na abordagem histórico-cultural, tendo Vygotsky (2007) como principal interlocutor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho colaborativo, caracterizada a partir de três encontros com professores e pesquisadores, no formato de grupos focais, sendo todos os encontros filmados. Os aspectos afetivos presentes nas práticas docentes precisam ser reavaliados a fim de gerar discussões e reflexões que possam produzir ação e conhecimento, visando o desenvolvimento da criança pequena com deficiência
Notas
11 p.