Documento
Metadados
Título
A escolha dos conteúdos de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com professores do ensino médio em Juína, MT
Autoria
Outros assuntos
César Cristiano Belmar | Currículo de Matemática | EJA - Educação de jovens e adultos | Seleção dos Conteúdos Curriculares
Ano de Publicação
Data de publicação
10/2014
Coleção ou evento
Outra coleção ou evento
EPT/GO - Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social
Descrição
Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo
Notas
Ver objeto digital